Vendas nas farmácias crescem 7,2% em maio 

Vendas nas farmácias
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As vendas nas farmácias apresentaram um crescimento de 7,2% em maio, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse cenário positivo está relacionado ao aumento do preço médio, que impacta diretamente no crescimento do tíquete médio, segundo o estudo Paper Farma conduzido pela consultoria Bnex. 

Foram analisadas 2 milhões de transações de vendas. A pesquisa revela que, conforme a sazonalidade das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika, o mês de maio ainda apresenta um cenário de alta demanda por consumo de analgésicos e soros. Isso também influenciou na procura pela vacina da dengue. 

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Fonte: Bnex

Vendas nas farmácias e a influência das mulheres 

 As vendas nas farmácias têm como clientes majoritárias mulheres de 30 a 49 anos. A participação das faixas acima de 60 anos mantém o patamar acima de 20%, atuação significativa quando comparada à presença desse público na população brasileira. 

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Fonte: Bnex

Explosão de vendas do Ozempic 

 O medicamento para o tratamento do diabetes Ozempic ganhou mercado tanto por conta da doença como também pelo uso off-label para perda de peso. Analisando o comparativo maio de 2024 com maio de 2023, percebe-se um crescimento de faturamento de aproximadamente 40%, um patamar maior que o do segmento, contribuindo positivamente para o aumento do faturamento do setor farmacêutico.  

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Fonte: Bnex

Com o preço reajustado no estágio dos ajustes de medicamentos liberados pela CMED, o crescimento do faturamento do Ozempic foi impulsionado pela ampliação na quantidade de itens e tíquetes.

Grafico 4
Fonte: Bnex

O estudo também demonstra uma queda de faturamento de cerca de 14% desse tipo de medicamento no varejo farmacêutico, no comparativo de janeiro até maio de 2024, com janeiro até maio de 2023. 

Marca lança creatina em sachês

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Creatinha em sachê

Com foco em praticidade, a Creatina Beauty PRO, da Iridium Labs, ganha nova apresentação. Agora, para facilitar o uso do suplemento na correria do dia a dia, o produto passa a estar disponível em sachês.

Especialmente pensado para as mulheres, o suplemento reúne, em sua formulação, a creatina monohidratada, o colágeno Verisol e o ácido hialurônico HAPLEX Plus. A combinação garante benefícios nutricosméticos, ao mesmo tempo que melhora a performance nos treinos.

Cada stick, que corresponde a uma dose, conta com 3 g de creatina, 2,5 g de colágeno e 60 mg de ácido hialurônico. Sua composição também compreende 45 mcg de biotina e 100 mg de vitamina C.

“O lançamento preenche uma lacuna no segmento de creatinas, alinhado com as rápidas mudanças de hábito do consumidor, que preza cada vez mais pela conveniência”, explica o diretor comercial Bruno Beninatto.

Distribuição: sistema próprio de distribuição e parceria com distribuidoras
Diretor comercial: Bruno Beninatto – (11) 98264-8080 e bruno.beninatto@photongroup.com

Gestor de farmácias abre mão de paixão para salvar negócio

GESTOR DE FARMÁCIASFarmarcas, Ultra Popular, varejo farmacêutico
Foto: Divulgação

O gestor de farmácias Gilberto Santana, natural de Goiânia (GO), comanda 16 lojas da rede associativista Ultra Popular no Triângulo Mineiro e em Goiás. Porém, ao contrário de boa parte dos empreendedores do setor, sua trajetória começou bem longe das gôndolas e medicamentos, e, sim, próxima dos gizes e quadros negros.

Engenheiro de formação e professor de matemática por mais de uma década, ele precisou abrir mão das salas de aula para salvar o negócio da família. A seção Minha História chega a seu 19º episódio contando essa trajetória de luta e perseverança.

Gestor de farmácias vivia entre números 

Feliz na vida docente, Santana sequer cogitava se tornar gestor de farmácias. No entanto, falou mais alto o desejo da esposa Beatriz Santana de empreender logo após iniciar a graduação em farmácia, em 2002. A partir de então ele assumiu uma jornada dupla, unindo-se à companheira no novo negócio e conciliando o PDV com a carreira de professor.

“Decidimos abrir nossa primeira drogaria e inauguramos uma loja de 60 metros quadrados. Antes do primeiro ano, o espaço físico já não comportava 14 colaboradores e a venda de itens de higiene pessoal como fraldas, que era nosso carro-chefe, exigia uma ampliação da capacidade de estoque”, relembra.

O caminho natural foi a abertura da segunda unidade no começo de 2003. E no ano seguinte já viria a terceira loja. Nesse exato instante, a trajetória do casal ganhou contornos de tensão.

Negócio cresce mais rápido do que o esperado

Em menos de três anos, o gestor de farmácias e sua esposa já estavam à frente de três lojas. Mas em função da pouca experiência na administração de empresas, a responsabilidade começou a pesar sobre ambos. “O crescimento foi muito mais rápido do que nossa capacidade de ganhar traquejo para comandar a operação. Para piorar, um sócio que esteve conosco desde o início dessa empreitada desfez o acordo em 2006. Precisamos comprar a parte dele do negócio, o que representou outro baque”, conta Santana.

“Com um único estabelecimento, se faltava dinheiro para pagar algum fornecedor, eu fazia um cheque e pagava do meu bolso. Mas quando falamos de três lojas, temos o compromisso com uma gestão mais profissional e autossustentável. Entretanto, a administração dos custos tornou-se quase inviável”, admite. Para salvar o empreendimento da família, Santana precisou abandonar sua primeira paixão.

Sai o professor, entre o gestor

Em 2009, com a farmácia acumulando processos e cobranças, Santana precisou abrir mão da rotina de professor. “Foi uma fase muito difícil de aceitar. Era algo que eu gostava muito e me trazia um prazer gigante, mas não era mais possível dividir a atenção entre as duas carreiras”, destaca.

Mesmo com dedicação total às suas farmácias, as dificuldades permaneciam e o gestor constatou a necessidade de uma ajuda externa. “Já tinha acesso a algumas informações sobre o associativismo, mas ainda procurava uma rede para confiar o negócio de nossas vidas”, relembra. Foi apenas em 2011 que ele iniciou sua primeira e breve experiência com a farmácia associativista.

Ultra Popular não foi a primeira

Depois de quase uma década de dificuldades, Santana começou a ver a luz no fim do túnel ao se filiar à Entrefarma. Só que sua passagem por essa bandeira da Farmarcas seria curta. “Em um evento da rede, Edison Tamascia apresentou a proposta de valor da Ultra Popular.

“O foco claro em preço e genéricos, com baixo custo operacional, me encantou à primeira vista. Assim que a palestra terminou, perguntei ao José Lúcio Alves, líder da Entrefarma, se poderia migrar para a nova rede e ele concedeu sua benção”, afirma. Em um ano de Ultra Popular, o gestor conseguiu colocar ordem na casa e voltar a sonhar com expansão.

Depois da tempestade…

Em 2012, Santana inaugurou três lojas com a nova identidade da Ultra Popular. Um ano depois, o negócio já prosperava e dobrava de tamanho, totalizando seis PDVs. Entre 2017 e 2023, outras dez unidades foram abertas. Atualmente, ele administra 14 PDVs em Minas Gerais, sendo dez em Uberlândia, dois em Araguari e os demais em Conceição das Alagoas e Tupaciguara. As outras duas lojas foram erguidas nas cidades goianas de Goiatuba e Itumbiara.

“A Farmarcas mudou a forma como gerenciamos e organizamos nossas farmácias. Hoje temos pontos atrativos, com melhores preços e um custo operacional mais acessível”, comemora. As 16 farmácias associativistas sob sua liderança movimentam, em média, R$ 420 mil por mês cada.

Expansão não para

Até o fim do ano, o gestor de farmácias projeta três novos PDVs sob sua tutela, localizados em Uberlândia e Cidade do Prata, em Minas Gerais; e Itumbiara (GO). Com as unidades, o objetivo é chegar a um faturamento total de R$ 8 milhões por mês. “Temos também a perspectiva de dobrar a receita das lojas atuais em dois anos. Isso seria viável a partir da ampliação do nosso mix, que saltaria de 6 mil para 12 mil SKUs, seguindo uma dinâmica que outros associados à Farmarcas já implementaram com sucesso”, pontua.

Para continuar avançando, Beatriz e o marido têm uma brincadeira que traduz bem a realidade. “A Beatriz sempre comenta que, se o Edison aconselha virar à esquerda, você vira. A Farmarcas é formada por especialistas capacitados para nos guiar na direção de nossos sonhos”, reforça.

Farmacêutica mais velha do mundo está na ativa aos 101 anos

FARMACÊUTICA MAIS VELHA DO MUNDOGuinness, farmacêutica, farmacêutica mais velha
Foto: Reprodução site Guinness World Records

Aos 101 anos de idade e mais 196 dias, a farmacêutica mais velha do mundo não tem intenção de diminuir a carga de trabalho. A japonesa Kesa Hatamoto administra há 70 anos sua própria farmácia, em Tóquio. Em abril, o Guinness Book concedeu a ela o título de mais longeva do setor.

E não se engane quem pensa que ela desempenha uma função puramente gerencial. Ela faz grande parte do trabalho sozinha, o que inclui estocagem dos produtos, pedidos e expedição. O ingresso na área ocorreu por incentivo do pai, pois sua ambição de infância era se tornar professora do ensino fundamental.

“Certa vez ele comentou que ter uma licença de farmacêutico era a garantia de trabalho vitalício. Eu o respeitava muito e sabia que estava certo”, relembra. Depois de se formar, Kesa acabou trabalhando em um laboratório em vez de rumar para o varejo farmacêutico. Mas perto dos 25 anos de idade, ela se casou e interrompeu temporariamente sua carreira.

Farmacêutica mais velha do mundo abriu uma loja por necessidade

A oportunidade de abrir sua própria farmácia surgiu no início dos anos 1950, quando a família passou por dificuldades financeiras. O marido tornou-se fiador de um empréstimo concedido a um amigo, o que se transformou em fonte de prejuízo. “Ele teve que que arcar com boa parte do pagamento. Até que outro amigo lembrou que eu tinha licença para trabalhar como farmacêutica e sugeriu que abrisse uma loja”, relembra.

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Foto: Reprodução site Guinness World Records

A farmácia não vendia apenas medicamentos, mas também produtos em geral. E como não havia muitas lojas por perto, o empreendimento de Kesa não teve dificuldade em encontrar clientes. Posteriormente, a partir da década de 1970, ela também passou a estudar medicina chinesa.

Kesa acredita que sua personalidade representou um fator determinante para manter a loja em funcionamento por mais de 70 anos. “Acho que tenho um pouco de coragem. Embora tenha ficado preocupada quando meu marido ficou preso a uma situação financeiramente problemática, nunca o acusei. Foi a atitude mais sábia que adotei em toda a minha vida”, enfatiza.

Como detentora do título do Livro dos Recordes, Kesa reforça que não poderia ter chegado sozinha a esse patamar. “Sinto-me um pouco sobrecarregada por ter um título tão grandioso. Tanto os clientes como a comunidade farmacêutica me ajudaram nessa jornada. Sinto que recebi dos céus o dever de trabalhar tanto quanto possível”, finaliza.

Quatro farmácias estão entre as 50 marcas mais recomendadas

Marcas mais recomendadas
Foto: Freepik

Quatro farmácias estão entre as 50 marcas mais recomendadas do Brasil. São elas a Drogasil, a Panvel, a Droga Raia e a Ultrafarma. É o que apontou a pesquisa NPS Benchmarking 2024, realizada pela Opinion Box. O NPS é um indicador calculado a partir de entrevistas com os clientes, que apresentam recomendações de 0 a 10 para uma empresa, marca ou produto adquirido.

Foram analisadas 604 empresas, divididas em 50 segmentos, com base em mais de 500 mil avaliações nos últimos 12 meses até maio. Pelos parâmetros, consumidores que dão notas 9 ou 10 são considerados autênticos promotores da marca. Além desses, os que dão 7 ou 8 representam os neutros. E por fim, aqueles que pontuam entre 0 e 6 são os detratores. O cálculo final é o percentual de promotores menos o de detratores.

“O NPS é a métrica de lealdade mais popular do mundo e isso não é à toa. Ele serve como um termômetro sobre os esforços de cuidar da experiência. Ao mesmo tempo, é um ótimo argumento para marcas que querem se posicionar como aquelas que, de fato, cuidam do seu cliente”, explica Felipe Schepers, cofundador e COO da pesquisadora.

Escore das farmácias que estão entre as marcas mais recomendadas

As farmácias que figuram na lista das marcas mais recomendadas apresentaram escore médio de 55. Enquanto Panvel e Drogasil chegaram a um NPS de 57, Droga Raia e Ultrafarma alcançaram 56.

O estudo procurou ainda apreender algumas percepções do consumidor em relação a pontos de melhoria. Um dos problemas apresentados é a grande similaridade entre os PDVs, com poucas variações no mix de produtos. “Outra característica importante é dar a devida importância para a jornada na loja física. Embora os preços e as promoções continuem a dominar a lista de prioridades do cliente, a experiência no ambiente de compras vem ganhando relevância e ocupa o top 3 das motivações para consumir na farmácia”, complementa.

Promotores

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Fonte: Opinion Box

Neutros

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Fonte: Opinion Box

Detratores

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Fonte: Opinion Box

Advogada é nova presidente da ACESSA

Nova presidente da ACESSA
Foto: Divulgação

A nova presidente da ACESSAAssociação Brasileira da Indústria de Produtos Para Autocuidado e Saúde, Cibele Costa Zanotta, assumiu o cargo no início do mês. Entre suas atribuições, a executiva será responsável pela liderança da entidade em um momento de mobilização dos setores público e privado para a conscientização e fortalecimento do autocuidado.

 A nomeação de Cibele à posição de presidente executiva consolida o núcleo de liderança feminina da associação junto com Leonora Coimbra, presidente do conselho da instituição. O feito é histórico nos mais de 30 anos de existência da organização.

“O último ranking publicado pela Global Self-Care Federation (GSCF) mostrou que o Brasil está entre os principais países que promovem o autocuidado em todo o mundo. Entendemos a essencialidade que ele tem na manutenção da nossa saúde”, ressalta Cibele.

De acordo com ela, com tantos benefícios comprovados por estudos em outros países, ainda não existe uma política pública nacional que incentive as práticas na promoção da saúde da população. “Mobilizar autoridades, órgãos reguladores e o setor industrial de produtos para o autocuidado é nossa missão como principal interlocutora sobre o tema”, acrescenta.

Nova presidente da ACESSA organiza eventos

Algumas de suas primeiras tarefas foram a organização do seminário “MIPs e outros produtos de autocuidado” e do “Prêmio Autocuidado em Saúde 2024”, promovidos pela ACESSA em comemoração do mês dedicado à prática. Os finalistas da premiação foram anunciados recentemente e os vencedores serão conhecidos em um evento presencial realizado em Brasília (DF) no próximo mês.

“Cada vez mais, precisamos incentivar e apoiar projetos que conscientizem sobre o tema e tragam benefícios que só o autocuidado pode proporcionar em todos os âmbitos, do bem-estar à economia gerada ao sistema público de saúde”, complementa Cibele.

Cicatricure lança linha antimarcas

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Antimarcas

A Cicatricure apresenta a linha Porcelana, focada no cuidado facial antissinais. O produto foi desenvolvido para clarear marcas escurecidas, uniformizar o tom da pele e restaurar o brilho natural em seis semanas.

A família integra dois produtos, testados após estudos de eficácia cosmética instrumental e sensorial.

  • Peeling facial: Reduz marcas desde a primeira aplicação e proporciona hidratação imediata para uma pele mais radiante
  • Gel creme: Combina os benefícios da niacinamida com a exclusiva tecnologia Pear Glow Complex, penetrando profundamente na epiderme

A marca também apresenta um novo logotipo nas embalagens, iniciando a renovação que será ampliada para outras linhas de cuidados faciais.

“Essa inovação é o reflexo do constante aperfeiçoamento e da aposta da Cicatricure na excelência, característica que também queríamos refletir por meio de um reposicionamento de marca”, destaca a gerente de marketing Camila Fogaça.

Distribuição: Genomma Lab
Gerente de Marca para Personal Care: 
Camila Fogaça – camila.vieira@genommalab.com

Vitória da Blau no STF permite retomada de licitação de imunoglobulina

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licitação de imunoglobulina
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A multinacional brasileira Blau Farmacêutica conseguiu, nessa semana, uma importante vitória durante o processo de uma licitação de imunoglobulina. A companhia entrou com um pedido de mandado de segurança após o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizar que empresas sem registro na Anvisa concorressem à seletiva. As informações são do Valor Econômico

 Interrompida pelos trâmites legais, a licitação deve ser retomada imediatamente após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a exclusão das participantes não cadastradas junto à Anvisa. A licitação, iniciada pelo Ministério da Saúde, envolve a compra de 800 mil frascos de imunoglobulina injetável de 5g.

A decisão da suprema corte reforça que a compra de fármacos de empresas não registradas é permitida apenas em situações extremas, como em um momento de desabastecimento. Em setembro de 2023 o Ministério da Saúde questionou a Anvisa quanto à capacidade do mercado nacional de suprir a demanda do país.

Em resposta, a autarquia afirmou, em outubro do ano passado, que não existe previsão para um problema de desabastecimento, tendo em vista que os laboratórios têm potencial para a produção de até 2,4 milhões de unidades em 2024. Essa informação foi base para a decisão do STF de dispensar as empresas não registadas da licitação.

Possibilidade de vitória na licitação de imunoglobulina agita mercado

A retirada dos produtos sem registro da competição fez com que as ações da Blau disparassem na última quinta-feira, dia 27. A cotação registrou uma variação de 11,5%, atingindo a marca de R$ 10,66.

Uma avaliação da equipe de especialistas do Itaú BBA revelou os possíveis impactos da licitação no faturamento da farmacêutica. Caso a empresa consiga 25% dessa demanda, a um valor estipulado de R$ 1.500 por frasco com uma rentabilidade operacional de 30%, seu lucro aumentaria R$ 61 milhões em 2024.

“Acreditamos que esta decisão é uma boa sinalização para produtos registrados no mercado, potencialmente levando a um cenário de preços menos agressivos também no mercado privado”, ressaltam os especialistas.

 

Laboratório boliviano quer montar fábrica no Brasil

Laboratório boliviano
Foto: Divulgação

O laboratório boliviano IFA está muito próximo de estabelecer uma planta em solo brasileiro. Executivos da companhia se reuniram com Luiz Crosara Júnior, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) na última quarta-feira, dia 26. As informações são da A Crítica.

A indústria está em processo de instalação de uma unidade em Terenos (MS). Com expectativa de entrar em funcionamento em 2026, a fábrica irá empregar cerca de 100 pessoas.

Laboratório boliviano será o primeiro do estado 

Além de contar com uma nova planta fabril, o IFA também fará história ao ser a primeira empresa do segmento a se estabelecer no Mato Grosso do Sul. Em três etapas, o projeto de instalação se estenderá até 2028 e custará R$ 45,6 milhões.

Em seu país de origem, a farmacêutica lidera a categoria de ginecologia e é a segunda na linha pediátrica. Seu portfólio é composto por mais de 75 produtos, como antibióticos, analgésicos e antipiréticos, por exemplo.

Ejaculação Precoce: As mais recentes inovações no tratamento

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Uma radiografia da ejaculação precoce no Brasil abre a coleção Saúde da Família do Panorama Farmacêutico. O objetivo é ampliar o acesso a conhecimento entre os profissionais da linha de frente das farmácias, com conteúdos chancelados por especialistas da indústria farmacêutica.

A ejaculação precoce atinge uma a cada três pessoas acima de 18 anos. Esse indicador reforça a importância de debater o cenário atual dessa condição no Brasil, barreiras e oportunidades para aumentar a adesão aos tratamentos.

Solicite o seu