Companhia cumpriu meta estabelecida há seis anos – Foto: Divulgação
A RaiaDrogasil, bandeira controlada pela RD Saúde, passa a contar com 100% de energia renovável nas farmácias. Essa era uma meta estabelecida pela companhia há seis anos. As informações são do jornal O Globo.
Hoje, 91% dos PDVs da companhia já estão sendo abastecidos por uma fonte solar ou de biogás, enquanto o restante funciona à base de energia hídrica. No ano passado, a rede gerou 120,7 mil MWh de energia, garantindo a distribuição elétrica de 2.501 unidades em todo o país.
O montante necessário para a alimentação das unidades não contempladas pelo sistema na época foi adquirido por meio de contratos livres no mercado e certificados de energia renovável.
Energia renovável nas farmácias envolve parceria com grupo francês
Todo o projeto para viabilizar a obtenção de energia renovável nas farmácias foi desenvolvido em parceria com o grupo francês Engie, firmada em 2019. A meta de cobertura de todas as suas 3.200 farmácias e 14 centros de distribuição foi concluída dentro do prazo.
“Esse sistema reduz a dependência de fontes convencionais em nossa operação”, explica Milton Alvim, diretor de Patrimônio da RD Saúde.
Especialista em soluções para cabelos crespos, cacheados e ondulados, a Beleza Negra & Co aposta em produtos que realçam a beleza e a saúde dos fios. Um exemplo é a Linha Abacate, formulada com ativos que protegem a fibra capilar, reduzem o volume e controlam o frizz.
O xampu da coleção assegura uma limpeza profunda sem ressecar, enquanto o condicionador desembaraça e suaviza os fios. Para uma hidratação intensiva, a máscara capilar age profundamente, restaurando a saúde, maciez e brilho do cabelo.
Para dar um up, o Finalizador Polivitamínico, enriquecido com extrato de linhaça e um complexo de vitaminas, fortalece a fibra capilar, melhora a definição e entrega leveza. Todos os produtos são livres de parabenos e petrolatos, veganos e cruelty-free, reforçando o compromisso da marca com um cuidado consciente e sustentável.
Sistema de distribuição: Sistema próprio de distribuição Presidente: Fernando Paiva – (11) 94403-8317
As responsabilidades de Lucas Procópio, diretor de expansão das Drogarias Max, estão prestes a aumentar. O executivo incorporará à sua rotina as atribuições dos departamentos de operação e marketing, além de assumir também o comando da unidade comercial.
Formado em administração, cursou especialização na mesma área e um MBA em negócios e marketing. Na rede desde 2008, acumula 25 anos de experiência no canal farma.
A Creamy lança o Sérum Antiacne Pro-Adapaleno, o primeiro dermocosmético brasileiro formulado com adapaleno. Trata-se de um retinoide de terceira geração, reconhecido por sua eficácia no tratamento da acne e cuidados com a pele jovem e sensível.
O sérum reduz rugas e linhas finas, minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e o brilho excessivo, além de uniformizar o tom da pele e evitar a desidratação. Diferentemente de outros ácidos que promovem esfoliação, o adapaleno age diretamente na estrutura celular, estimulando a produção de colágeno sem causar descamação ou ressecamento.
Indicado a partir dos 12 anos, o sérum deve ser aplicado sobre a pele limpa e seca à noite, iniciando com uma ou duas aplicações semanais e aumentando gradualmente conforme a tolerância. Como o ativo pode aumentar a sensibilidade ao sol, o uso diário de protetor solar de alta proteção é essencial.
Distribuição: Sistema próprio de distribuição Head de marketing: Felipe Cercal – felipe@creamy.com.br
Novas regras são mais severas do que o setor esperava – Foto: Canva
A mais nova RDC da Anvisa, a RDC 954, surpreendeu o setor ao alterar as normas que pautavam o registro simplificado de medicamentos. O novo texto substitui uma resolução que já completou mais de uma década e entrará em vigor no próximo dia 21. As informações são do portal Jota.
A atualização da regulamentação começou a ser discutida em 2017, passando ainda por uma consulta pública em 2020. No entanto, os termos abordados em ambas as oportunidades eram mais brandos dos que os implementados pela autarquia.
Nova RDC da Anvisa altera regras de registro
O texto anterior previa a possibilidade de uma empresa protocolar pedidos de registro “clone” com base em um processo “matriz” previamente aprovado, dispensando a repetição de dossiês técnico-clínicos, desde que mantida a equivalência entre os produtos, salvo em aspectos como rotulagem e marca.
A ideia era oferecer um processo mais eficiente e menos custoso para todas as partes durante o registro de fármacos equivalentes dentro de um mesmo grupo econômico.
A RDC 954/2024 funciona em uma estrutura similar, mas se difere ao permitir que apenas medicamentos vinculados a processos matriz ou secundários já registrados por empresa do mesmo grupo econômico, segundo critérios da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), poderão se beneficiar da via simplificada. A decisão também engloba solicitações de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) e transferência de tecnologia.
O novo texto impacta principalmente empresas que operam em parceria com terceiros fora de seu grupo econômico ou que explorem estratégias comerciais mediante licenciamento ou joint ventures. Os critérios da CMED citados anteriormente podem levar à exclusão de fármacos desenvolvidos por meio de parcerias.
Anvisa reconheceu reclamações e transferiu responsabilidade
Durante seu voto, o diretor relator da Anvisa reconheceu que a determinação preocupava membros do mercado, mas ressaltou que potenciais efeitos anticompetitivos extrapolam a competência da autarquia, sendo matéria de análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Expectativa ainda é positiva no longo prazo – Foto: Canva
O mais recente reajuste de medicamentos, aprovado pela CMED na última sexta-feira, dia 28, coloca pressão sobre as margens de lucro das varejistas brasileiros. É o que sinalizam analistas da Fitch Ratings. As informações são do Valor Econômico.
A adequação nos preços foi, em média, de 3,83%, número inferior à da inflação acumulada em 2024. Esse deságio acaba afetando diretamente a rentabilidade dessas companhias, já que os valores não são totalmente repassados ao consumidor final.
“Ainda que o impacto isolado desta variável seja de baixo a moderado para os ratings, ela pode intensificar os efeitos negativos associados a um ambiente de taxas de juros elevadas, inflação crescente e competição acirrada no setor”, explicam os analistas da agência de classificação de risco.
Reajuste de medicamentos tende a ser benéfico no longo prazo
A conclusão final dos profissionais, no entanto, é de que, apesar dos momentos inicias de instabilidade, as empresas do varejo farmacêutico continuem sólidas, principalmente devido à consolidação da demanda de consumo.
A Fitch ainda classificou as companhias que devem ter maior facilidade e dificuldade para lidar com a situação. A RD Saúde foi considerada a mais flexível delas, enquanto a Pague Menos e a Nissei foram apontadas como as mais afetadas.
Pelo terceiro ano consecutivo, a venda de suplementos nas farmácias será tema de um fórum exclusivo durante o Arnold Sports Festival South America. A feira, considerada a maior vitrine do mercado fitness na América do Sul, acontecerá entre os dias 4 e 6 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
Mais uma vez, o varejo farmacêutico contará com um espaço dedicado ao segmento e apoio de algumas das principais entidades setoriais. Assim como nas edições anteriores, o Panorama Farmacêutico será a mídia oficial do evento.
O 3º Fórum de Suplementos no Canal Farma acontecerá neste sábado, dia 5, das 9h às 10h30, na área Bem-Estar. O encontro realçará o papel do varejo para potencializar as vendas do segmento, trazendo informações relevantes sobre inovações em gestão e resultados expressivos que atestam o crescimento da categoria no canal farma.
“Reuniremos os melhores especialistas que compartilharão seus conhecimentos e experiências práticas. E no final reservamos uma palestra imperdível sobre assuntos regulatórios que nortearão o mercado de suplementos nos próximos anos”, afirma Leka Vital, curadora do fórum e profissional com mais de 28 anos de especialização em relações institucionais no mercado farmacêutico.
Confira a programação das palestras sobre suplementos nas farmácias
A abertura do 3º Fórum Suplementos no canal farma terá a participação de Leka Vital e Angelica Saldeira, gerente e coordenadora de Comunicação do Sincofarma-SP. Jair Beloube, fundador e atual conselheiro deliberativo do Grupo Total, falará sobre a diferença em focar na venda de suplementos, ao invés de somente vendê-los. O executico apresentará um case real sobre marca própria.
Ricardo Coutinho, fundador e CEO da Visão Group debaterá a importância do suplemento no mix da farmácia. Na sequência, Mariane Morelli, co-fundadora e atual CEO do Grupo Supley discorrerá sobre os desafios e oportunidades com venda de supementos no canal farma.
Guilherme Barros, gerente comercial no Grupo Ultra MT, apresentará um case de sucesso da Ultra Popular com a venda de suplementos. Já Domingos S.S. Junior, fundador da DSJ Capital America LLC e que acumula 20 anos como especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, explicará sobre a regulamentação do estudo de estabilidade em suplementos: risco ou oportunidade?
E, para finalizar, o fórum contará com um debate com todos os convidados, sob mediação de Leandro Luize, editor-chefe do Panorama Farmacêutico. A programação de palestras conta com apoio institucional da Abcfarma, Abradilan, FecomercioSP, Sincamesp e Sincofarma-SP.
Suplementos em farmácias movimentam R$ 723 milhões
O mercado de suplemementos esportivos nas farmácias movimentou R$ 723 milhões (preço consumidor) nos últimos 12 meses até janeiro de 2025, segundo estudo da Close-Up International. O crescimento foi de 66,6% em relação ao mesmo período, especialmente impulsionado por produtos como creatina, barrinhas e proteínas.
A Research Dive, empresa de pesquisa de mercado, sediada em Pune, na Índia, projeta uma margem mundial de negócios no setor que pode chegar a US$ 6.5 trilhões (R$ 36,94 trilhões) até 2026.
3º Fórum de Suplementos no Canal Farma
Data: 5 de abril (sábado), das 9h às 10h30. A feira ocorrerá entre os 4 e 6 de abril
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Auditório Vila Guilherme, 1º andar (São Paulo-SP)
Murilo Alvarez, do trade marketing da Bayer: “Queremos sair do vínculo de sazonalidade e caminhar para um cenário de uso contínuo” | Foto: Divulgação
Marca líder em vendas no mercado de vitamina C, o Redoxon, um dos carros-chefes da divisão de Consumer Health da Bayer, detém market share de 18%. Mesmo na liderança de um segmento extremamente concorrido, a estratégia da farmacêutica para a linha é desvincular a ideia de que esses produtos são mais direcionados para uso no inverno ou somente para prevenção de gripes e resfriados.
Com um awareness de marca que chega a 92%, a família Redoxon constitui-se como a maior referência dentro da categoria, contabilizando uma média de 550 mil unidades comercializadas por mês. “Atualmente, a marca está muito atrelada ao que se chama de consumo reativo da vitamina C, que ocorre quando a pessoa sente que está ficando doente. Queremos sair do vínculo de sazonalidade e caminhar para um cenário de uso contínuo”, afirma Murilo Alvarez, responsável pelo trade marketing da Bayer para vitaminas, analgésicos e anti-histamínicos.
Para isso, a companhia desenvolveu uma campanha de comunicação no PDV que explora justamente os benefícios obtidos por meio da utilização contínua da vitamina C no dia a dia. “Buscamos reforçar como o sistema imunológico funciona não apenas como defesa contra doenças, mas também como um agente ativo na manutenção da saúde geral do organismo durante o ano inteiro, melhorando o funcionamento das suas articulações, ajudando na recuperação muscular e na absorção de nutrientes”, explica Alvarez.
Parede de Redoxon nas farmácias
Pela própria força da marca Redoxon e por ser uma capitã de categoria, a Bayer busca trabalhar o portfólio de forma que ele fique blocado, formando uma parede exclusiva do produto na farmácia. Trata-se de uma tática desenvolvida por conta do posicionamento de algumas varejistas em segmentar a categoria em função da formulação.
“Com isso conseguimos garantir a visibilidade imediata de toda a linha por parte do consumidor. Dessa maneira, não incorremos na prática de algumas farmácias de dispor os produtos dentro da categoria por formulação – gotas, efervescente, tripla ação –, o que deixaria nosso portfólio muito fragmentado”, ressalta.
“Com um espaço próprio no planograma, queremos que o shopper consiga navegar facilmente pela loja, encontrando na gôndola exatamente o que ele precisa, de acordo com a sua necessidade”, acrescenta. A comunicação com o consumidor é complementada com um material educacional que reúne informações sobre indicação, concentração, apresentação e os benefícios da ingestão de vitamina C nas diversas fases da vida.
Campanha com o Google PMax
Em 2023, a Bayer e o Google desenvolveram uma campanha O2O (online-tooffline) da marca Redoxon. Por meio do Google Ads, ao clicar na peça publicitária, a pessoa era direcionada ao Google Maps, apontando o endereço da farmácia mais próxima à sua localização.
Em dois meses, a ação direcionou mais de 1 milhão de consumidores qualificados para 900 farmácias do estado de São Paulo, uma média de 18 clientes por dia e por loja. A campanha omnichannel teve como base o PMax Offline do Google, ferramenta que utiliza inteligência artificial para identificar os consumidores com interesse em vitaminas e suplementos.
A estratégia permite um conhecimento avançado sobre o comportamento do consumidor dessa categoria. “Hoje mantemos uma parceria com as Farmácias Pague Menos, rede muito forte no Nordeste, região que tem uma cultura de consumo de vitamina C bastante elevada, semelhante ao Sudeste”, reforça Alvarez. E ao contrário da suposição de que os estados do Sul geram mais vendas por estarem localizados em áreas mais frias, a realidade é exatamente a oposta.
“Para reverter essa condição, a Bayer tem como meta para 2025 fortalecer a venda no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul por meio de parcerias com a Panvel, que tem um tíquete um pouco mais alto; e a São João, pela sua capilaridade”, complementa. A Bayer já conta com um portfólio completo de vitamina C, em formatos variados e com indicações para bebês, crianças e adultos.
E-Book Saúde da Família
E com o objetivo de oferecer uma ferramenta de apoio educacional para profissionais da farmácia aprimorarem o atendimento aos pacientes que buscam cuidar da sua saúde, o Panorama Farmacêutico lançou, em setembro, um e-book da coleção Saúde da Família sobre os poderes das vitaminas C, D e zinco. O conteúdo conta com o apoio técnico de especialistas da Bayer.
Inscrições estão abertas até o dia 20 de junho – Foto: Freepik
Um novo concurso para farmacêuticos está com inscrições abertas. A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (EsFCEx) busca profissionais para 13 posições na corporação. As informações são do portal Estratégia Concursos.
As vagas são distribuídas entre dois setores. O curso de formação de oficiais farmacêuticos contempla sete oportunidades e o de formação de oficiais do quadro de saúde tem cinco posições.
Interessados poderão se inscrever no processo seletivo entre os dias 4 de abril e 20 de junho, mediante pagamento de uma taxa de R$ 150. A prova está marcada para o dia 20 de julho e a janela para solicitação da isenção de taxas ficará aberta entre os dias 4 e 11 de abril.
Confira os requisitos para participar do concurso para farmacêuticos
Ser brasileiro nato
Ter, no mínimo, 1,60m de altura, no caso do sexo masculino; ou 1,55m de altura, para mulheres
Não se apresentar grávida ou com filho nascido há menos de seis meses
Idade máxima de 32 anos para candidatos das áreas de farmácia, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula
COOP Drogaria conta com 69 lojas no país – Foto: Guilherme Balconi
A Coop divulgou os resultados financeiros e contábeis referentes ao exercício de 2024. O faturamento total da rede foi de R$ 2,6 bilhões, sendo 21,48% proveniente da divisão de varejo farmacêutico, o que corresponde a R$ 550 milhões.
O EBITDA da cooperativa atingiu R$ 91 milhões, recuperando padrões históricos devido a ganhos de produtividade e recuperações tributárias proporcionadas pelo novo sistema de gestão. Para aprimorar a experiência dos cooperados e manter a qualidade dos serviços, a Coop investiu R$ 73 milhões em tecnologia, inovação, reformas, manutenção e novas farmácias.
Coop investe em expansão e estratégia centrada no cliente
O diretor-geral da Coop, Pedro Mattos, destacou que os investimentos na eficiência operacional foram intensificados em 2024. “Concluímos a migração para um sistema de gestão único, cobrindo todas as áreas da empresa e resolvendo gargalos de abastecimento. Seguimos priorizando as necessidades dos consumidores e fortalecendo nossa cultura de atendimento”, afirmou. Esse esforço refletiu-se no Net Promoter Score (NPS) da Coop, que cresceu 37% em relação ao final de 2023.
Com 70 anos de história, cerca de 6 mil colaboradores e 1,1 milhão de cooperados ativos, a Coop mantém 69 drogarias. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.
Em 2025, a Coop Drogaria ampliou presença na região do Grande ABC com a inauguração de sua 69ª unidade, na cidade de São Bernardo do Campo. A nova loja, inaugurada em março, representa um investimento de R$ 950 mil. Com uma área de 250 metros quadrados de autoatendimento, a drogaria-modelo oferece um portfólio de 12 mil itens, incluindo medicamentos genéricos, dermocosméticos e suplementos.
De acordo com Gustavo Ramos, diretor do Negócio Drogaria, a inauguração marca o início do plano de expansão da rede para este ano. “Até dezembro, planejamos abrir outras unidades dentro do nosso raio de atuação”, afirmou o executivo.
Programa de saúde alcança a marca de 277 mil atendimentos
Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar da população, a Coop tem consolidado sua atuação por meio do programa Blitz da Saúde. Desde sua criação, em 2012, a iniciativa já contabiliza 277 mil atendimentos gratuitos, com avanço de 43% no ano passado em comparação com 2023.
Foto: Guilherme Balconi
O programa oferece serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Recentemente, passou a incluir também o ecocardiograma, exame que permite avaliar detalhadamente o ritmo cardíaco dos pacientes.
Em abril, a van personalizada da Blitz da Saúde, equipada com estrutura semelhante à de um consultório e contando com um farmacêutico e um balconista de drogaria, percorrerá as unidades Coop das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires, Sorocaba, São José dos Campos e Tatuí.