Abrafad chega a 100% das unidades da Federação

ABRAFADFarmácias associativistas, associativismo
Presença de mais de 50 empresas em Encontro de Negócios atesta força do associativismo | Foto: Marcos Myakava

A Abrafad testemunhou mais uma vez a força do associativismo ao atrair mais de 50 fabricantes de medicamentos, bens de consumo e provedores de serviços para seu 8º Encontro de Negócios. O evento mobilizou as 34 bandeiras que integram a entidade nos dias 6 e 8 de maio, em São Paulo (SP), e também serviu de palco para a celebração de números recordes alcançados pelo grupo.

A associação chegou a 100% das unidades da Federação após superar a marca de R$ 7,1 bilhões de faturamento em 2024, patamar próximo das maiores representantes do varejo farmacêutico gaúcho – as Farmácias São João e a Panvel. O crescimento em relação ao ano anterior foi de 14,3%, dois pontos percentuais acima do avanço geral do varejo farmacêutico. O market share é de 3,2%.

A capilaridade também evolui de forma consistente. O número de farmácias já soma 5.888, distribuídas por 2.200 municípios. Há exato um ano eram 5.087 lojas em 19 estados e no Distrito Federal. “Embora tenhamos atraído novas bandeiras, a maior fonte de incremento provém da expansão orgânica das redes, com foco claro na ocupação do mapa nacional”, exalta o diretor executivo Nilson Ribeiro.

Faturamento da Abrafad em bilhões de R$

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Fonte: IQVIA

A Rede Melhor Compra, uma das fundadoras da Abrafad ao lado da Universal Farma e da Soma Drogarias em 2017, exemplifica esse crescimento fundamentado no aumento de lojas. De 309 PDVs no período pré-pandêmico em 17 estados, a varejista oriunda de Minas Gerais saltou para 718 e hoje já ocupa 25 unidades da Federação.

“Nosso histórico de evolução e o amadurecimento da própria Abrafad são uma representação notável do poder do associativismo”, acredita o diretor de relações institucionais Adão Fonseca. “Estamos empoderando o varejo independente muito além da melhoria das condições comerciais, por meio do uso intensivo de tecnologia, da análise acurada de dados e da capacitação profissional voltada a lideranças e à linha de frente”, reforça

Abrafad aposta em diversificação regional e de mix

Do total de farmácias associativistas da Abrafad, 59% estão concentradas no Sul-Sudeste e outras 36%, no Nordeste. Nilson Ribeiro enxerga consolidação nessas três regiões e, por isso, aponta o olhar para o Norte e Centro-Oeste, hoje com pouco mais de 1,1 mil PDVs.

“São mercados ainda prósperos para farmácias independentes, mas que vêm convivendo com a crescente incursão das grandes redes, o que impõe uma mudança de mentalidade na gestão. Esse cenário abre um campo oportuno para o associativismo”, avalia.

Presença da Abrafad por região
(em número de PDVs e %)

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Fonte: IQVIA

A associação também vem trabalhando para diversificar o portfólio, tanto que a participação dos não medicamentos nas vendas aumentou 18% no último ano. A representatividade dessa categoria é de 25%. “Mas a julgar pelo share de 31% que as farmácias associativistas obtêm com esse segmento, temos espaço para crescer”, projeta. A partir dessa estratégia, a previsão é totalizar receita de R$ 8 bilhões em 2025, com 6,4 mil lojas na base.

“Tecnologia não é desejo, é obrigação”

Com essas palavras, Nilson Ribeiro definiu junto às redes o caminho que pavimentará a evolução do setor e a relação com a indústria. Para isso, a Abrafad ancora-se em um ecossistema formado por seis plataformas de gestãoVisão Geral de Mercado, Compras e Negociações Inteligentes, Trade GC, Precificação e Fidelização, Gerenciador Financeiro e Academia Abrafad.

O trabalho para otimização do uso dessas ferramentas está sendo conduzido pela equipe recém-estruturada, capitaneada por Marcelo Licnerski (diretor de comunicações e operação) e Fernando Brito (diretor comercial).

Encontro Abrafad 2025
O diretor executivo Nilson Ribeiro entre Marcelo Licnerski (diretor de comunicações e operação) e Fernando Brito (diretor comercial): mudanças na equipe com foco em gestão e tecnologia | Foto: Leandro Luize

“A vivência do time, inclusive com passagens por grandes indústrias farmacêuticas, e esse conjunto de plataformas são alicerces para as farmácias. Com clareza nas informações sobre compras, vendas e a jornada de consumo, teremos mais assertividade na tomada de novas decisões”, finaliza Ribeiro. O dirigente antecipa, inclusive, que já estuda a implementação de um e-commerce próprio.

Rio Branco aprova nova duração para alvarás de farmácias

 

alvarás de farmácias
Documento precisava ser renovado anualmente – Foto: Marcos Araújo/Secom

Os alvarás de farmácias de Rio Branco, capital do Acre, passarão a ser válidos por quatro anos. A decisão de expandir o período de duração das licenças de funcionamento faz parte de uma iniciativa do governo local contra a burocratização. As informações são do portal A Gazeta do Acre.

A medida foi oficializada na última terça-feira, dia 6, em um evento que contou com a presença do prefeito da cidade, Tião Bocalom (PL), e da vereadora Lucilene Vale (PP), autora da proposta.

“Desde que cheguei à prefeitura, procuramos simplificar processos. Essa proposta é muito justa, porque quem gera emprego e renda é a iniciativa privada. O poder público precisa garantir segurança e permitir que o setor privado possa trabalhar”, afirma o prefeito.

Alterações nos alvarás de farmácias foram bem recebidas

A adição de três anos no prazo de validade dos alvarás foi aceita por representantes de diversas instituições locais. Aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, foi comemorada também por José Luiz Souza da Silva, diretor do Sindicato do Comércio Varejista e Produtos Farmacêuticos do Estado do Acre (Sincofac).

“Essa lei facilita nosso trabalho e nos dá mais tranquilidade. É um reconhecimento pelos relevantes serviços que o setor farmacêutico presta à sociedade há muitos anos”, explica.

Portal lança mentoria para farmácias com foco em gestão

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mentoria para farmácias
Foto: Canva

O Panorama Farmacêutico estreia em maio uma agenda gratuita de mentorias para farmácias. A iniciativa integra a nova seção Especialistas, com a proposta de estimular as conexões entre gestores do PDV e consultores atuantes nas mais diversas áreas. Temas ligados a tendências e dores do varejo farmacêutico, como assistência farmacêutica, automação, gerenciamento de categorias, gestão, precificação e transformação digital, estarão em debate.

Para auxiliar os leitores do portal na temática recrutamos Thiago Marques, fundador do Grupo Hiper Saúde, antes denominada como RM Farma. Com 14 anos de experiência no setor, tem atuado na integração da indústria com o varejo e o setor de distribuição.

Como participar da mentoria para farmácias

A mentoria para farmácias poderá ser agendada de forma prática no próprio portal. Basta clicar no botão vermelho disponível abaixo do perfil dos especialistas, garantindo sua presença em uma das oito sessões de 30 minutos disponibilizadas mensalmente pelo executivo.

Vendas de artigos farmacêuticos

Indice do Varejo Stone
Foto: Freepik

A 27ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS), referente a março de 2025, apontou uma queda de 1,9% no volume de vendas do setor de Artigos farmacêuticos, na comparação mensal. No comparativo anual, o segmento registrou retração de 3,5%.

No recorte regional, sete estados apresentaram crescimento no comparativo anual: Acre (2,1%), Pará (1,7%), Goiás (1%), Roraima (0,8%), Piauí (0,6%), Sergipe (0,5%) e Amazonas (0,3%).

Já entre os estados com resultados negativos, o Rio Grande do Sul apresentou a maior queda, de 8,2%, seguido por Rondônia (5,5%), Rio Grande do Norte (5,2%), Mato Grosso do Sul (4,8%), Pernambuco (3,7%), Santa Catarina (3,4%), Distrito Federal e Paraná (2,9%), Bahia (2,7%), Ceará (2,4%), Minas Gerais (2,2%), Tocantins (2%), Espírito Santo e Alagoas (1,7%), Mato Grosso e São Paulo (1,4%), Paraíba (0,5%) e Amapá (0,4%). O estado do Maranhão foi o único que reportou estabilidade, com 0,0%.

Teva democratiza tratamento de TDAH

Tratamento de TDAH, Teva
Foto: Reprodução

O tratamento de TDAH e do Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCA) ganha mais uma opção de medicamento genérico. A Teva Brasil apresenta ao mercado seu dimesilato de lisdexanfetamina. A versão, lançada neste mês de maio, está disponível na apresentação de cápsulas com as concentrações de 30 mg, 50 mg e 70 mg.

A lisdexanfetamina é um psicoestimulante que age no sistema nervoso central e amplia a ação de neurotransmissores no cérebro, entre os quais a dopamina e a norepinefrina. Como resultado, aprimoram a comunicação dos neurônios e o controle das atividades fisiológicas.

O remédio é contraindicado para pacientes com arterioesclerose avançada, doença cardiovascular sintomática, hipertensão moderada e grave, hipertireoidismo e hipersensibilidade a aminas simpatomiméticas – substâncias comumente utilizadas para tratar condições de fundo neurológico ou encontradas em medicamentos de uso recreativo. Além disso, é vetado o uso durante e até 14 dias após a administração de inibidores de monoamina oxidase, como são conhecidos alguns fármacos destinados a terapias psiquiátricas.

Democratização do tratamento de TDAH

De acordo com o Ministério da Saúde, o TDAH pode afetar 5 a 8% da população mundial. Por isso, especialistas defendem a necessidade de democratizar a adesão. “A disponibilidade para o mercado brasileiro representa uma opção eficaz e acessível para os pacientes e para os profissionais de saúde que prescrevem os tratamentos”, explica a Dra. Camila Penteado, gerente médica da farmacêutica.

Distribuição: distribuidores parceiros
Diretor da unidade de negócios de doenças raras e sistema nervoso central: Dalmário Silva – dalmario.silva@tevabrasil.com.br

Farmácias brasileiras anunciam pré-venda do Mounjaro

pré-venda do Mounjaro
Valores variam de R$ 1.406,75 a R$ 2.384,34 – Foto: Divulgação

Diversas redes do varejo farmacêutico brasileiros estão iniciando suas campanhas de divulgação para a pré-venda do Mounjaro, medicamento de GLP-1 produzido pela Eli Lilly. As informações são do portal Poder Saúde.

Aprovado pela Anvisa para o tratamento do diabetes tipo 2, o medicamento também é utilizado de maneira off label para perda de peso. Sua chegada ao Brasil foi altamente antecipada. Seu primeiro possível valor de mercado se aproximava da faixa dos R$ 4 mil, a frequência com que foi importado ilegalmente preocupou a Polícia Federal e sua data de chegada ao país foi alterada mais de uma vez.

Agora, é previsto que a comercialização do Mounjaro se inicie na primeira quinzena de maio, com um valor mais próximo a R$ 1.700. No país seu uso está aprovado apenas para o combate ao diabetes. A aplicação para controle crônico do peso ainda está em análise pela agência reguladora, que avalia a indicação como complemento à dieta e à prática de atividade física.

Pré-venda do Mounjaro oferece diferentes opções

Bandeiras como Raia, Drogasil, Pague Menos, Pacheco e Drogaria São Paulo estão oferecendo diferentes formatos para a compra da caneta autoinjetora. Local de compra, participação em programas de vantagens, impostos e dosagens podem influenciar no preço final. Confira condições:

No programa “Lilly Melhor para Você”

  • 2,5 mg – R$ 1.406,75 (compra online) ou R$ 1.506,76 (loja física)
  • 5 mg -R$ 1.759,64 (compra online) ou R$ 1.859,65 (loja física)

Fora do programa, com ICMS de 18%

  • 2,5 mg -R$ 1.907,29
  • 5 mg -R$ 2.384,34

Homologação de desistência de recuperação judicial

Empresa: B3 Farma Ltda. Epp
CNPJ:
26.214.046/0001-05
Cidade: Contagem (MG)
Vara/Comarca: 2ª Vara Empresarial de Contagem (MG)

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América Latina puxa divisão farmacêutica da Bayer

DIVISÃO FARMACÊUTICA DA BAYERFarmacêutica, medicamentos, Bayer, América Latina
Eli Lakryc e Adib Jacob: lideranças da Bayer divulgaram resultados e investimentos em seu tradicional Media Day | Foto: Ana Claudia Nagao

A divisão farmacêutica da Bayer fechou 2024 com € 825 milhões (R$ 5,3 bilhões) em vendas na América Latina, crescimento de 10,8% em relação ao ano anterior. Trata-se do segundo maior aumento percentual no mundo, inferior somente ao dos Estados Unidos.

Os dados foram apresentados no evento anual para a imprensa, que ocorreu na última terça-feira, dia 6, na sede da companhia em São Paulo (SP). O encontro também reuniu representantes da Argentina, Colômbia e México de forma online e presencial.

“No continente, crescemos mais que o triplo do resultado global no ano passado, cuja alta chegou a 3%. Estamos em uma curva ascendente pautada por produtos inovadores capazes de mudar o curso de uma determinada patologia e mudar a qualidade de vida do paciente”, destaca Adib Jacob, presidente da divisão farmacêutica da Bayer para o Brasil e América Latina.

O desempenho coloca a companhia entre as dez maiores empresas multinacionais do setor estabelecidas na região, que recebe € 130 milhões (R$ 842,4 milhões) em aportes anuais. Nos próximos dois anos e meio, a meta é alcançar um faturamento de € 1 bilhão (R$ 6,48 bilhões), sustentada pelo  expressivo volume de 120 lançamentos no período de 2023 a 2027.

Divisão farmacêutica da Bayer mira áreas prioritárias

Segundo Jacob, a performance da divisão farmacêutica da Bayer é fruto de uma estratégia com foco em marcas prioritárias. Foram mais de 75 lançamentos nos últimos três anos, considerando novas moléculas ou indicações nos mais de 30 países onde a companhia opera na América Latina. Atualmente, mais de 85 pesquisas clínicas estão em andamento, muitas delas para pacientes tratados via sistema público.

“Há alguns anos a nossa região deixou de ser coadjuvante. Em 2019, por exemplo, o Brasil foi o segundo país do mundo a lançar o Nubeqa (darolutamida), para o tratamento de câncer de próstata. Hoje ele é um blockbuster global, com vendas superiores a € 53 milhões (R$ 343,4 milhões) na América Latina no ano passado”, reforça o executivo.

Outro caso de sucesso envolveu o Eylea (aflibercepte) 8 mg. Indicado para doenças da retina, o medicamento foi aprovado e lançado quase que simultaneamente na Europa, México, Brasil e Argentina, no segundo semestre de 2024. Por aqui, o fármaco já faz parte do rol da ANS e a Bayer está em tratativa com a Conitec para incorporação no SUS.

Referência em saúde da mulher

A Bayer conquistou recentemente o equilíbrio entre as vendas para o varejo, que correspondem a 49% dos negócios; e no canal institucional, que representa 51% da receita. No retail, o Mirena (levonorgestrel) é o maior produto do portfólio da farmacêutica, que completa 25 anos de mercado este ano e contabilizou € 102 milhões (R$ 660,9 milhões) em vendas na América Latina, crescimento de 9% em relação a 2023.

Atualmente, o contraceptivo intrauterino hormonal de longa ação está em fase de discussão dentro da Anvisa. O medicamento tem como foco a prolongação do período de proteção contra a gravidez para oito anos. “Também entramos com uma solicitação de incorporação no Ministério da Saúde para tratamento da dor da endometriose”, afirma Eli Lakryc, vice-presidente da área médica da divisão farmacêutica da Bayer no Brasil e na América Latina.

De acordo com o médico, mesmo após décadas, o produto segue sendo referência nos cuidados com a saúde feminina, como uma solução que vai além da contracepção. “Diversos estudos têm sido publicados sobre sua aplicação no combate ao sangramento uterino anormal (SUA) e para reposição hormonal em mulheres na menopausa”, explica Lakryc.

A Bayer também aguarda a aprovação da molécula não-hormonal elinzanetant para o tratamento de sintomas vasomotores, como as ondas de calor e em distúrbios do sono, durante a menopausa. A expectativa é de que a FDA dos Estados Unidos seja o primeiro órgão a aprovar o uso nos próximos meses. A empresa também já submeteu a solução à aprovação regulatória em outros países do mundo, incluindo o Brasil.

Terapia gênica

Nos últimos cinco anos, a Bayer também vem apostando em um pipeline com novas indicações de moléculas já comercializadas. Hoje, são cerca de 30 projetos de pesquisa em andamento, sendo 40% dedicados à oncologia e 30% à área cardiorrenal.

Além disso, aproximadamente 20% dos investimentos destinam-se à terapia celular e gênica. “Temos estudos em fase II para doença de Parkinson e insuficiência cardíaca congestiva com terapia gênica. Também há estudos em fase I, dedicados a doenças raras e neurológicas”, acrescenta o médico.

Portal lança mentoria para farmácias com foco em automação

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mentoria para farmácias
Portal lança mentoria para farmácias com foco em automação – Foto: Freepik

O Panorama Farmacêutico estreia em maio uma agenda gratuita de mentorias para farmácias. A iniciativa integra a nova seção Especialistas, com a proposta de estimular as conexões entre gestores do PDV e consultores atuantes nas mais diversas áreas. Temas ligados a tendências e dores do varejo farmacêutico, como assistência farmacêutica, automação, gerenciamento de categorias, gestão, precificação e transformação digital, estarão em debate.

Giuseppe Picolli será o membro do time de especialistas dedicado à automação dos PDVs. Engenheiro com atuação focada em varejo, tecnologia e indústria 4.0, vive entre a Europa e o Brasil em busca de tecnologias capazes de agilizar e aumentar a produtividade dos varejistas brasileiros

Como participar da mentoria para farmácias

A mentoria para farmácias poderá ser agendada de forma prática no próprio portal. Basta clicar no botão vermelho disponível abaixo do perfil dos especialistas, garantindo sua presença em uma das oito sessões de 30 minutos disponibilizadas mensalmente pelo executivo.

Catarinense Pharma reutiliza resíduos industriais

Linha ecológica da Catarinense
Produtos incluem bolsas térmicas, nécessaires e uniformes de colaboradores – Foto: Divulgação / Catarinense Pharma

Produtos da Catarinense Pharma estão chamando a atenção do setor por seu desenvolvimento baseado em sustentabilidade e inclusão social. As informações são da Exame.

Seguindo os princípios da economia circular, a farmacêutica tem utilizado antigos uniformes de colaboradores e outros tipos de resíduos industriais para a produção de bolsas térmicas e almofadas, distribuídas como brindes internamente.

A transformação é feita pela iniciativa ReVeste, formada por costureiras em situação de vulnerabilidade social. O projeto permite que essas mulheres acumulem experiência e sejam reincluídas no cenário de produção.

“O ReVeste é mais do que reciclar. Ele é sobre gerar impacto positivo nas pessoas a partir do que antes era descartado”, afirma Leonardo Bitsch, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Catarinense Pharma. “Criamos um ciclo em que sustentabilidade e responsabilidade social andam juntas, com resultados práticos para o meio ambiente e sociedade”, complementa.

Catarinense Pharma dá novo destino a produtos usados

Ao todo, 28,5 kg de tecido já foram reutilizados, evitando o descarte de materiais que poderiam ser enviados para aterros sanitários e agravar a poluição ambiental.