Ranking das grandes redes de farmácias da Abrafarma

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Algumas ligeiras movimentações impactaram o ranking das grandes redes que integram a Abrafarma, com base nos dados de 2023. Neste período, os principais players do grande varejo farmacêutico nacional geraram vendas de R$ 91,3 bilhões

Ranking Abrafarma 2024 – Faturamento- Grupos

Somatório de vendas – 12 meses

2023 2022 Grupos econômicos UF
1 1 Raia Drogasil SP
2 2 Drogaria Pacheco São Paulo BR
3 3 Grupo Pague Menos BR
4 4 Farmácias São João RS
5 5 Panvel RS
6 6 Drogaria Araujo MG
7 7 Drogarias Nissei PR
8 8 Drogaria Venancio RJ
9 9 Farmácia Indiana MG
10 10 Drogal Farmacêutica SP
11 11 D1000 Varejo Farma BR
12 13 Drogarias Globo PI
13 12 Redepharma PB
14 15 Farmácia Permanente AL
15 14 Grupo Tapajós AM
16 16 Farma Ponte SP
17 17 Drogaria Minas-Brasil MG
18 19 A Nossa Drogaria RJ
19 18 Drogaria Moderna RJ
20 20 Farmácia Santa Lúcia ES
21 21 Drogão Super SP
22 22 Farmácias Vale Verde PR

 

Faturamento
2022 – R$ 80,4 bilhões
2023 – R$ 91,3 bilhões
Var. % = + 13,5%
Fontes: Abrafarma e FIA-USP
Período de divulgação: abril de 2024

Ranking número de lojas

2023 2022 Grupos econômicos UF
1 1 Raia Drogasil BR
2 2 Grupo Pague Menos BR
3 3 Drogaria Pacheco São Paulo BR
4 4 Farmácias São João RS
5 5 Panvel RS
6 6 Drogarias Nissei PR
7 8 Drogal SP
8 7 Drogaria Araujo MG
9 9 Rede d1000 BR
10 10 Farmácia Indiana MG
11 11 Drogaria Globo PI
12 12 Farmácia Permanente AL
13 13 Farma Ponte SP
14 15 Drogaria Venancio RJ
15 14 Grupo Tapajós AM
16 16 Redepharma PB
17 17 Drogaria Moderna RJ
18 19 Drogaria Minas-Brasil MG
19 18 Drogão Super SP
20 20 Farmácia Santa Lúcia ES
21 21 A Nossa Drogaria RJ
22 22 Farmácias Vale Verde PR

 

Número de lojas
Dez. 2022 – 9.676
Dez. 2023 – 10.395
Var. % = +7,4%
Fontes: Abrafarma e FIA-USP
Período de divulgação: abril de 2024

Redes da Fecofar faturam R$ 4,4 bilhões

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As sete redes da Fecofar, que congrega representantes do associativismo e do franchising, contabilizam 3.346 lojas ativas e cobrem 57% da população brasileira. O faturamento do grupo no acumulado de janeiro a setembro de 2024 alcançou R$ 4,4 bilhões

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Fonte: IQVIA

Atuação por região das redes da Fecofar

O Sudeste é a principal área de atuação das redes da Fecofar, concentrando 43,5% do volume de negócios. A venda média mensal por loja saltou de R$ 146 mil nos nove primeiros meses de 2022 para R$ 168 mil no mesmo intervalo até setembro de 2024

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Fonte: IQVIA

Faturamento das farmácias da Abrafad

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As farmácias da Abrafad mantêm crescimento acima da média do setor e preveem chegar a R$ 7 bilhões de faturamento em 2024. O grupo integra 5,4 mil PDVs em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal

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Fonte: Abrafad

Vendas online nas farmácias

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As vendas online nas farmácias movimentaram R$ 13,59 bilhões no acumulado de 2024 até outubro. O crescimento é de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior, com avanços sucessivos a cada trimestre

Faturamento das farmácias com vendas online

(em bilhões de R$ por trimestre)

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Fonte: Close-Up International

Market share das vendas online nas farmácias

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Fonte: Close-Up International

BIM Distribuidora investe em marca de proteção solar

BIM DISTRIBUIDORADistribuidora, farmácias, proteção solar, Hawaiian Tropic
Empresa planeja levar produtos da marca para 8 mil farmácias já neste verão | Foto: Divulgação

A proteção solar é a grande aposta da BIM Distribuidora para 2025. Focada em perfumes e cosméticos, a empresa, que tem quase três décadas de história, traz uma marca exclusiva para estreitar seu relacionamento com o varejo farmacêutico.

Sediada em Itapevi (SP), a companhia firmou parceria para a distribuição exclusiva da Hawaiian Tropic, tradicional marca de protetores e bronzeadores disponível desde 1969 no varejo norte-americano. “Detectamos que o canal farma buscava novidades nessa categoria”, avalia a gerente de trade Daniele Laranjeiras.

A parceria teve início no último mês de setembro e já viabilizou a presença da marca em quase seis mil lojas do varejo farmacêutico, setor que representa 30% do faturamento da distribuidora. Até o fim da temporada de verão 2024 e 2025, o objetivo é chegar a 8 mil PDVs, desde grandes redes da Abrafarma a até farmácias associativistas vinculadas à Febrafar e redes independentes.

Marca parceira da BIM Distribuidora já tinha Brasil no radar

A nova parceira da BIM Distribuidora lidera o mercado de proteção solar em seu país de origem e em outras localidades da América Latina. Com a consolidação em outros mercados, o Brasil tornou-se a bola da vez. “A marca já vislumbrava com bons olhos nosso mercado há cerca de quatro anos, com a meta de ter algum player apto a representar toda sua operação no país. Temos a expertise para atender esse objetivo”, afirma Daniele. A BIM assumirá toda a gestão comercial da marca.

Multinacional aposta em produtos limpos e funcionais

Segundo a gerente, a linha da Hawaiian Tropic une-se a duas tendências em voga no mercado de higiene e beleza – a de produtos limpos e funcionais. “Todos os SKUs da linha são certificados, livres de crueldade animal e não prejudicam os corais. Oferecem hidratação enquanto cuidam da pele e são resistentes à água e ao suor”, ressalta a executiva.

Atualmente, o portfólio disponível para as farmácias integra oito SKUs, mas o avanço será expressivo para a próxima temporada. “Para o verão de 2025 e 2026, queremos ampliar o portfólio em mais de 50%”, revela.

Capacitações e associativismo serão motor para capilaridade

Dois serão os motores para ampliar a capilaridade da Hawaiian Tropic no mercado nacional, a presença nas pequenas e médias redes e também as capacitações das forças de venda. “O associativismo e as farmácias independentes terão um papel vital em nossa estratégia. Nossos produtos encaixam-se em um nicho pouco explorado, ao oferecerem uma experiência premium aliada a uma precificação competitiva”, explica o CEO, Igor Bacchi.

Saiba aplicar a gestão de marketing por ROAS no e-commerce

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ROAS
Foto: Canva

* Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico

A gestão de marketing por ROAS (return on ad spending ou retorno sobre gasto em anúncio) é uma técnica que permite entender e aprimorar estratégias de campanhas de uma farmácia que gerencia operações via e-commerce. Nesse caso, é avaliado qual o ganho de receita do empreendimento em relação ao investimento em publicidade.

 

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O ROAS é calculado dividindo o lucro obtido com as vendas geradas por um anúncio pelo seu valor gasto. O mesmo aplica-se a canais de mídia nos quais o cálculo é feito de forma idêntica, dividindo o lucro total resultante das vendas provenientes daquele canal por todo o investimento em mídia aplicado no referido canal.

“Mas convém observar que se trata de um indicador muito parecido com o ROI (return over investment), mas que considera apenas os gastos com publicidade”, ressalta Roberto Louback, gerente de marketing na AppsFlyer, em artigo publicado no portal E-Commerce Brasil. O ROI, no entanto, é mais abrangente e permite aferir o desempenho tanto de campanhas específicas como de toda a estratégia de marketing e até mesmo de outros gastos, incluindo o valor do produto ou serviço.

“Com base no ROAS é possível identificar quais canais ou campanhas estão sendo mais rentáveis e realocar o orçamento para maximizar os resultados. Um ROAS positivo permite escalar campanhas bem-sucedidas. Caso contrário, sinaliza a necessidade de ajustes criativos, na segmentação e em produtos anunciados”, pondera.

Como calcular o ROAS

A fórmula para mensurar o ROAS é bastante simples:

ROAS = (receita atribuível a anúncios/custo dos anúncios) X 100

Supondo que uma empresa investiu R$ 1 mil na campanha publicitária e obteve R$ 3 mil com essas inserções. Ao dividir o valor da receita pelo custo dos anúncios, chega-se à conclusão que a empresa teve R$ 3 de retorno a cada R$ 1 investido, o que equivale a um ROAS de 3.

Para se obter a porcentagem de retorno, o valor deve ser multiplicado por 100, resultando, no exemplo, em 300% de retorno. Um resultado muito bom. Antes de fazer o cálculo, no entanto, é preciso definir previamente quais são os custos dos anúncios e o que entrará na conta. Além da plataforma específica usada para a campanha, é necessário avaliar se serão incluídos gastos com parceiros, colaboradores e fornecedores. “Ao se excluir esses itens, há o risco de se gerar artificialmente um ROAS elevado”, adverte o especialista.

Grandes redes abrem quase 2 mil vagas em farmácias

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Vagas em farmácias
Vagas estão espalhadas por diferentes localidades do país / Foto: Freepik gerada com IA

Não faltam vagas em farmácias nesse começo de ano. Duas das principais redes do setor anunciaram processos seletivos a nível nacional que, somados, se aproximam de 2 mil colocações.

A RD Saúde, responsável pelas bandeiras Raia e Drogasil, abriu mais de mil vagas para atendente de farmácia. Para se candidatar, não é necessária experiência e o início é imediato.

Já o Grupo DPSP, composto pelas Drogarias Pacheco e São Paulo, abre mais de 800 oportunidades espalhadas por 10 estados diferentes. As colocações são para diversas funções  e para profissionais de diferentes idades, como jovem aprendiz e 50+.

Confira detalhes sobre as vagas em farmácias 

RD Saúde abre mais de mil oportunidades 

De abrangência nacional, o processo seletivo da RD Saúde busca mil atendentes de farmácia. O grupo procura profissionais maiores de idade e com o ensino médio completo.

“As pessoas que chegarem à companhia como atendentes vão receber treinamento e apoio para se aperfeiçoar. Em três anos, esse profissional poderá chegar a um cargo de gerência”, explica o diretor de gente e cultura, Daniel Moraes.

Das vagas para atendentes, a maioria está concentrada em São Paulo (458), Paraná (106) e Minas Gerais (103). Entre os benefícios oferecidos estão plano médico e odontológico, vale-transporte, auxílio-alimentação, seguro de vida, auxílio-academia, participação nos lucros e trilha de carreira.

Para checar mais detalhes e se candidatar, clique aqui.

Grupo DPSP disponibiliza 800 oportunidades 

Com vagas em dez estados (Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo), o Grupo DPSP está oferecendo mais de 800 colocações de emprego. Elas se encontram divididas entre jovem aprendiz, programa de estágio, profissionais com deficiência e pessoas com mais de 50 anos.

“Um dos objetivos do Grupo DPSP é gerar novas oportunidades de emprego, movimentando a companhia e contribuindo para o crescimento do setor”, declara a gerente executiva de cultura, comunicação, educação corporativa, diversidade e ESG, Patrícia Ramalho.

As vagas abertas oferecem benefícios como plano de saúde, assistência odontológica, seguro de vida, Wellhub, convênio farmácia, vale transporte, cesta básica, vale refeição, programa de saúde, programa para gestantes, programa de participação nos resultados, clube de descontos e universidade corporativa.

Para checar mais detalhes e se candidatar, clique aqui.

Ano começou aquecido 

E não são só as gigantes do varejo farmacêutico que estão indo ao mercado buscar novos talentos para suas linhas. Outras redes, assim como a indústria farmacêutica, estão com processos seletivos abertos.

Há duas semanas, o Panorama Farmacêutico fez um copilado com as principais vagas no setor até então. Confira!

Expansão da Farmarcas repete meta de 144 novas lojas

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Expansão da Farmarcas
Meta significa triplicar operações no Estado, marcada pela presença da bandeira Entrefarma / Foto: Divulgação

A expansão da Farmarcas pede passagem. Para 2025, a administradora de redes de farmácias associativistas prevê a abertura de 144 lojas no país, sendo 20 delas só em Minas Gerais. As informações são do Diário do Comércio.

No Estado, a varejista mantém dez operações. Ou seja, com as inaugurações previstas, sua presença em terras mineiras triplicará. Inicialmente, as cidades contempladas seguem em segredo.

Em 2024, o faturamento da Farmarcas ficou em R$ 8,4 bilhões, resultado da operação de seus cerca de 1,6 mil PDVs. A título de comparação, no último ano, a meta de novas lojas também foi de 144.

Expansão da Farmarcas fez faturamento mais que dobrar em quatro anos 

Segundo Paulo Costa, diretor geral da Farmarcas, os últimos quatro anos foram movimentados na administradora. O executivo aponta que, entre agosto de 2020 e o mesmo mês de 2024, o avanço no montante faturado foi de 155,2%.

A participação de mercado também cresceu. De 2021 para cá, de acordo com Costa, o indicador foi de 3,7% para 4,4%. “A inovação, a incorporação de empresários de valor e modelos competitivos de lojas são elementos-chave para o nosso sucesso. Estamos criando um ambiente em que todos prosperam”, explica.

Pague Menos lança programa de educação corporativa

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Educação corporativa
Programa oferece cursos para colaboradores e dependentes / Foto: Divulgação

A educação corporativa chegou de vez à Pague Menos. A rede de farmácias anunciou a criação do Educa Mais Pague Menos, com o objetivo de democratizar o acesso à educação para todos seus colaboradores e dependentes.

Desenvolvido em parceria com a Único Skill, o projeto se destaca pela variedade de opções. São mais de 250 cursos de graduação, mais de mil pós-graduações e MBAs, 63 cursos de idiomas e mais de dois mil cursos livres.

Com valores acessíveis e a possibilidade de desconto em folha de pagamento, os funcionários poderão escolher entre quatro planos – Basic, Silver, Gold e Black – que se adaptam a diferentes necessidades e objetivos, tanto para o time de profissionais, quanto para seus dependentes. Além disso, o programa inclui oportunidades de mentoria.

Programa de educação corporativa vai ao encontro à jornada da Pague Menos 

Segundo a vice-presidente de gente, cultura e sustentabilidade da Pague Menos e Extrafarma, Rosi Purceti, o programa reforça o compromisso da rede de farmácias em impactar positivamente a vida dos membros de sua equipe. “Ao oferecer educação acessível e inclusiva, estamos fortalecendo nosso papel como agentes de mudança social e capacitando pessoas a alcançarem todo o seu potencial, seja dentro ou fora da Pague Menos”, afirma. Dentro do ecossistema, será possível ao colaborador cursar simultaneamente uma formação acadêmica, um curso de idioma, um curso livre e uma mentoria.

Ano começou bem para a rede de farmácias 

Passaram-se apenas 21 dias de 2025, mas a Pague Menos já mostrou que esse será um ano de vitórias. Isso em grande parte pelos resultados financeiros divulgados.

A venda de cannabis cresceu quase 50% na rede de farmácias. Líder nas regiões Norte e Nordeste, a varejista também registrou um avanço em sua base de clientes para o produto, que superou a marca dos 25 mil consumidores.

Em paralelo, a companhia anunciou um lucro de R$ 53,9 milhões. O resultado, referente ao terceiro trimestre de 2024, foi considerado histórico e norteado pelo foco da empresa em comunicação.

Cumprimento de Recuperação judicial

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Empresa: Recmed Comércio de Materiais Hospitalares Eireli ME
CNPJ: 06.696.359/0001-21
Cidade: Goiânia (GO)
Vara/Comarca: 11ª Vara de Goiânia (GO)
Observação: Face ao cumprimento do plano aprovado pela assembleia geral de credores

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Empresa: Vdm Operações Logísticas Eireli
Nome fantasia: Vdm Logística
CNPJ:
06.219.757/0001-57
Cidade: Aparecida de Goiânia (GO)
Vara/Comarca: 9ª Vara de Goiânia (GO)
Observação: Face ao cumprimento do plano aprovado pela assembleia geral de credores

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Empresa: Ml Operações Logísticas Ltda.
CNPJ:
03.553.585/0001-65
Cidade: Aparecida de Goiânia (GO)
Vara/Comarca: 9ª Vara de Goiânia (GO)
Observação: Face ao cumprimento do plano aprovado pela assembleia geral de credores

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Empresa: Viva Produtos Hospitalares Eireli.
Nome fantasia: Viva Medicamentos
CNPJ:
07.173.013/0001-01
Cidade: Goiânia (GO)
Vara/Comarca: 23ª Vara de Goiânia (GO)


Empresa: Divamed Distribuidora Irmãos Valotto de Medicamentos Ltda.
Nome fantasia: Divamed Distribuidora
CNPJ:
02.057.329/0001-14
Cidade: Pompéia (SP)
Vara/Comarca: 1a Vara de Pompeia (SP)