O suplemento de colina e DHA é o mais novo lançamento da EMS pensando nas gestantes e lactantes. O Neutrofer Colina DHA, que amplia a linha de suplementação da farmacêutica, chega em embalagens de 60 e 120 cápsulas.
O produto é uma resposta do laboratório à demanda crescente de mães que buscam uma suplementação rica e completa durante a gestação. A colina e o DHA, também conhecido como ácido graxo ômega-3, são importantes nutrientes para o desenvolvimento cognitivo do bebê.
A formulação também conta com ferro, vitamina D e L-Metilfolato de cálcio, mais conhecido como ácido fólico.
Suplemento de colina e DHA traz benefícios para a saúde cerebral
A combinação proposta pelo novo suplemento da EMS também traz benefícios para a saúde do cérebro. A colina e o DHA atuam estimulando a memória, a atenção, a concentração e a neuroplasticidade do órgão.
Distribuição: Sistema próprio de distribuição Gerente de produtos: Arthur Oliveira – (11) 95922-7202 e arthur.oliveira@ems.com.br
O ano de 2025 começou com muitas oportunidades de trabalho para quem deseja ingressar no mercado farmacêutico. Na indústria, a Multilab anunciou um investimento de R$ 50 milhões para expansão das operações. Localizada em São Jerônimo (RS), a companhia abriu oportunidades de trabalho para diversas funções. Nesta primeira fase, são ofertadas cerca de 100 vagas e, até o final de 2025, serão abertas aproximadamente mais 80 posições.
A farmacêutica faz parte do Grupo NC e busca pessoas dinâmicas e proativas para diversas funções, entre elas as de analistas de Garantia da Qualidade; Controle de Qualidade e de Excelência Operacional. A empresa oferece uma seleção de bons benefícios. Os interessados devem enviar o currículo para rh@multilab.com.br, com o assunto correspondente à vaga de interesse. Para mais informações sobre as vagas, acesse aqui. O prazo para inscrições é até 30 de janeiro.
Já a multinacional alemã B.Braun anunciou a abertura de 23 vagas em cinco estados. As oportunidades incluem modalidades de trabalho híbrido, com dois dias de home office, e 100% presencial. Entre as posições disponíveis, há vagas para assessor de negócio, executivo de vendas, líder de novos negócios, gerente de produto, estágio e analista na área de garantia e controle da qualidade, e estágio em assuntos regulatórios.
As posições estão distribuídas entre Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os interessados devem acessar o site de vagas da companhia para se inscrever, clicando aqui.
A Cimed tem oportunidades disponíveis para os cargos de Consultor de Contas e Auxiliar de Logística I, com possibilidade de contratação de PCD. Os requisitos para consultor de contas são ter ensino superior completo (desejável); conhecimento avançado em Pacote Office; experiência com JBP (Joint Business Plan) e CNH categoria B válida, prática de direção e disponibilidade para viagens. Familiaridade com Power BI é um diferencial no processo de seleção. As inscrições estão abertas até o dia 21 de janeiro.
Para Auxiliar de Logística I, com vaga para o Rio de Janeiro (RJ), é preciso ter ensino médio completo (desejável). Possuir experiência na área será um diferencial. As inscrições estão abertas até 15 de janeiro. Para mais informações sobre como se candidatar acesse aqui.
A Novo Nordisk abriu 18 vagas para o programa de Jovem Aprendiz, para atuação em sua fábrica, localizada em Montes Claros (MG). Os interessados devem se candidatar pelo portal TAQE até o dia 3 de fevereiro. As vagas são destinadas para as áreas de produção, suporte à produção, controle de qualidade e qualidade.
O regime de contratação é Jovem Aprendiz e o modelo de trabalho é presencial. A remuneração será entre R$1.200 e R$ 1.350 e os benefícios incluem: restaurante na empresa, vale-transporte, convênio médico e odontológico, seguro de vida, programa de desenvolvimento e treinamento personalizado, subsídio de medicamentos, Gympass e Clube Novo Nordisk. Os requisitos são: possuir ensino médio completo, técnico (cursando/completo) ou superior (cursando/completo) e idade entre 18 e 22 anos.
A Biolab está com inscrições abertas para cargos de nível superior em Itapecerica da Serra (SP). A vaga para coordenador de Desenvolvimento Analítico requer nível superior completo em farmácia, química ou engenharia química. Para acessar a vaga, clique aqui.
Para a função de analista de desenvolvimento analítico sênior também é necessário nível superior em farmácia, química ou engenharia química e experiência prévia na indústria farmacêutica. Para acessar a vaga, clique aqui.
E para farmacotécnico júnior o requisito é ter curso superior completo em farmácia; conhecimento em farmacocinética, legislação farmacêutica e boas práticas de fabricação. Para acessar a vaga, clique aqui.
A Eurofarma está com inscrições abertas para vagas em diferentes localidades e áreas. Com posições presenciais e híbridas, as oportunidades do processo seletivo são voltadas tanto para quem já possui experiência quanto para quem está começando no mercado. As posições variam de funções técnicas a estratégicas, abrangendo áreas como logística, manutenção, produção e gestão de projetos. Algumas vagas são exclusivas para pessoas com deficiência (PCD).
Entre os benefícios estão assistência médica e odontológica, vale-alimentação, restaurante interno, seguro de vida e previdência privada. Para quem tem filhos, há opções de creche e dispensário farmacêutico com medicamentos gratuitos para colaboradores e familiares. Para se candidatar clique aqui.
A Prati-Donaduzzi abriu 80 vagas para o Programa Jovem Aprendiz, destinadas a pessoas entre 18 e 22 anos, com ensino médio completo ou cursando, com o objetivo de desenvolver os participantes em várias áreas da indústria, como produção, qualidade, logística e administração.
A remuneração mensal é de R$ 1.518, com benefícios como bônus mensal de até R$ 200, vale-alimentação R$ 330, vale-transporte, plano de saúde, seguro de vida, estacionamento e restaurante interno, entre outros. Para se candidatar clique aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (45) 99961-0022.
Oportunidades de trabalho no varejo
Para quem busca ingressar no varejo farmacêutico, as Farmácias São João estão com vagas para atendente/caixa na cidade de Novo Hamburgo (RS). Pessoas com 50 anos ou mais ou PDC podem se candidatar. Os requisitos são ter ensino médio completo e disponibilidade de horários. Entre os benefícios estão a remuneração mínima garantida de R$ 2.100, vale alimentação de R$ 350, entre outros inclusos no pacote de contratação. Os interessados devem enviar currículo para o WhatsApp (54) 99627-5618.
Parcerias envolvem novas tecnologias nas farmácias e no serviço de entrega – Foto: Divulgação
O ano de 2025 será marcado por uma expansão nas iniciativas de sustentabilidade da RD Saúde, grupo varejista responsável pelas bandeiras Raia e Drogasil. O planejamento para o ano conta com a criação de novas ações e o fortalecimento das já existentes, todas realizadas em parcerias com diferentes startups.
Em 2024 máquinas de coleta de materiais recicláveis foram instaladas em três farmácias pela Ecoloop. Pesquisas realizadas durante o ano apontaram que mais de 90% dos clientes viram o equipamento como um incentivo à adoção de hábitos saudáveis e 40% daqueles que as utilizaram se tornaram usuários frequentes. Os números apresentados foram classificados como um sucesso e motivaram a instalação de seis novas unidades.
A máquina oferece uma solução inteligente de reciclagem. Quando uma embalagem é depositada nela, o dispositivo é capaz de ler o seu código de barras e entender para qual produto ele foi feito. Esse tipo de informação ajuda na identificação de padrões de consumo nas regiões estão instaladas, podendo auxiliar as farmácias na melhor composição do seu mix de produtos.
Nos primeiros meses de operação, as máquinas adotadas pela RD Saúde receberam cerca de 1 tonelada de objetos recicláveis, em novembro o número já era superior a 2,5 toneladas. O material é retirado pela própria Ecoloop e doado para cooperativas parceiras.
Projetos de sustentabilidade da RD Saúde envolvem diversas startups
Outra empresa que embarcou nessa jornada junto ao grupo do varejo farmacêutico é a Hitech Electric, que fornece veículos elétricos para o serviço de delivery da RD, reduzindo a emissão de CO2 da empresa. A parceria foi iniciada com o uso de um utilitário na cidade de São Paulo (SP), mas já foi ampliada também para Curitiba (Pr).
“Fizemos questão de fechar parcerias com startups que são brasileiras. O nosso objetivo aqui é não apenas cumprir as metas ESG da companhia, mas também fomentar a inovação. Entendemos que os resultados positivos são consequência de um conjunto de fatores, como a escolha estratégica de parceiros, o engajamento da alta liderança e dos empreendedores, além de um monitoramento cuidadoso dos resultados e dos pontos que precisam ser corrigidos”, diz Bruna Lima, gerente executiva de Impacto Social da RD Saúde.
A multinacional farmacêutica AbbVie anunciou a promoção de Ignacio Paz ao cargo de diretor de soluções de tecnologia empresarial para o Brasil, América Latina e Porto Rico. Na companhia desde 2021, o executivo exercia a mesma função apenas no território brasileiro.
Formado em comunicação social pela Universidade Austral, da Argentina, cursou também um mestrado em marketing e branding na Universidade de San Andrés. Paz também conta com pós-graduação em finanças pela Universidade Católica Argentina e especializações em liderança e inovação e estratégias de saúde digital no MIT e na Escola de Negócios de Columbia, respectivamente.
Foram apreendidos mais de 8 mil produtos irregulares – Foto: Divulgação / Gov Br
Uma investigação da Polícia Federal está combatendo a venda ilegal de medicamentos não aprovados pela Anvisa no país. Na última quarta-feira, dia 8, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Santos (SP) e Campo Grande (MS). As informações são do portal Campo Grande News.
Nas localidades foram encontrados aproximadamente 200 frascos de comprimidos que seriam distribuídos por todo o território nacional por meio dos Correios. Os produtos estavam sendo anunciados como tratamentos alternativos com propriedades anti-inflamatórias, para sintomas como artrite, reumatismo e dores no geral.
Os imóveis investigados, localizados nos bairros de Jardim São Conrado, em Campo Grande, e Aparecida, em Santos, também armazenavam envelopes do Sedex e equipamentos utilizados para a produção ilegal dos produtos, além de diversos potes já embalados, prontos para o envio.
Medicamentos não aprovados pela Anvisa foram apreendidos nos Correios
No dia anterior, 7 de janeiro, cerca de 6,6 mil cápsulas foram encontradas e apreendidas pela equipe dos Correios de Campo Grande. Os produtos estavam sendo enviados para a cidade de Guaíba (RS).
Também foram encontrados 2.260 sachês de um produto à base de nicotina utilizado como alternativa ao cigarro comum. O produto, no entanto, apresenta uma quantidade 6,5 vezes maior da substância, além de estarem adulterados com ibuprofeno e corticoides.
Uso off-label para emagrecimento prejudica abastecimento / Foto: Canva
Cartazes sobre a falta de Ozempic se tornaram comuns no varejo farmacêutico nacional. Lidando com uma demanda maior do que a prevista, a própria Novo Nordisk confirma problemas no abastecimento. As informações são do G1.
Desenvolvida para o diabetes, a semaglutida ganhou fama por seu uso off-label para o emagrecimento. Os benefícios para esse quadro motivaram uma busca muito acima das expectativas da própria fabricante.
Segundo um aviso colocado por uma loja localizada em Santos, no litoral paulista, o abastecimento está “irregular” e não há previsão para a normalização. As unidades também já indicam que os pacientes busquem auxílio médico para determinar um “plano B” para seus tratamentos.
Falta de Ozempic persistirá em 2025
Por meio de nota, a Novo Nordisk confirmou que, apesar de ter comunicado a disponibilidade intermitente do Ozempic em 2024, neste ano o cenário permanece o mesmo. A fabricante também ressaltou que é uma questão apenas de demanda, não tendo nenhum fundo regulatório ou de qualidade.
“Dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional, é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas”, afirmou a farmacêutica.
Genérico pode resolver problema
No futuro, a situação pode ser diferente. Isso porque, já em 2026, chega ao fim a patente do Ozempic. A Novo Nordisk até tentou propor mudanças nas leis de propriedade industrial, mas o governo negou.
Valor do negócio não foi divulgado / Foto: Freepik
A marca de pasta de amendoim Dr. Peanut agora pertence totalmente ao Grupo Supley. A fabricante de suplementos, que reúne as marcas Max Titanium e Probiótica, comprou os 50% restantes do negócio por valores não divulgados.
Para os próximos cinco anos, a companhia almeja levar o faturamento da vertente aos R$ 500 milhões. O resultado da gestão da Supley no negócio já pôde ser sentido. “Antes da aquisição parcial, o faturamento anual da marca era de R$ 64 milhões. Desde então, registramos um crescimento que quase triplicou o seu resultado”, afirma a CEO Mariane Morelli.
“Tivemos uma grande sinergia comercial, conseguindo colocar o produto em mais canais de venda”, completa. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) ainda precisa aprovar a aquisição.
Supley quer fortalecer sua marca de pasta de amendoim
Agora com o comando total da Dr. Peanut, o objetivo da Supley é fortalecer sua atuação no segmento. Para tal, são previstos R$ 30 milhões em investimentos para os próximos três anos.
O aporte será utilizado para aumentar a capacidade produtiva, assim como trazer mais tecnologia para as fábricas. Também serão feitas ações de branding e geração de demanda, visando uma expansão a nível nacional.
Outro objetivo é ampliar o portfólio atual sob a bandeira da marca, com a produção de snacks saudáveis, como as barras proteicas.
Expansão internacional e M&As
Outro pilar deste novo momento da Dr. Peanut é a expansão internacional. Já presente em dez países, a Supley buscará parcerias estratégicas para levar os produtos para novas praças.
Em paralelo, o grupo busca duas ações de M&A que correm em regime de confidencialidade. Segundo Mariane, os negócios estão avaliados entre R$ 50 milhões e R$ 100 milhões e devem ser finalizados nos próximos seis ou sete meses.
Rodolfo Jaquinta, presidente da companhia, mira chegar a 100% das unidades da Federação ainda neste ano | Foto: Divulgação Rede Economize
A Rede Economize aposta no licenciamento de marca como forma de melhorar a performance das farmácias independentes e vem colhendo os frutos. O grupo fechou 2024 com faturamento acima dos R$ 400 milhões. A companhia conta com mais de 170 lojas espalhadas em 19 estados do Brasil. A projeção é chegar a 250 unidades ainda no primeiro semestre deste ano e atingir a meta de estar presente em 100% das unidades da Federação.
“Com a aceleração no plano de crescimento, já estamos nos preparando para a mudança e ampliação da nossa sede em Rondonópolis (MT). Vamos garantir mais espaço físico aos nossos licenciados e ampliar a estrutura dedicada ao suporte comercial dos PDVs”, ressalta o presidente Rodolfo Jaquinta.
O executivo alerta para o fato de que, em um cenário de dólar alto, juros elevados e com a projeção de aumento do preço de medicamentos acima de dois dígitos, manter a operação de uma farmácia é desafiador para o empresário que não esteja vinculado a uma marca forte. “Inclusive, o faturamento por loja é um dos grandes diferenciais da Economize”, acrescenta.
Licenciamento de marca da Rede Economize profissionaliza PDVs
Segundo o executivo, entre as vantagens da adesão ao licenciamento de marca da Rede Economize está o acesso a todas as ativações comerciais e a uma significativa evolução no faturamento. “Hoje, 87% dos nossos licenciados já dobraram a receita em um ano, com média de lucratividade liquida entre 8% e 12%. Esse índice varia de acordo com o mercado local e as ações que são implementadas”, enfatiza.
Jaquinta enxerga o licenciamento de marca como oportunidade ímpar para o varejo farmacêutico independente profissionalizar suas rotinas e aprimorar a interação com os clientes. “Muitos varejistas vêm sofrendo com perda de venda e baixa lucratividade em função da concorrência com as grandes redes. Para isso, criamos um planejamento personalizado que busca analisar o potencial da loja e entender as suas necessidades, principalmente em quesitos como precificação, CMV, gestão de estoque e controle das despesas operacionais”, ressalta.
A rede atua em todos os trâmites da gestão da farmácia, desde a análise do ponto, avaliação comercial, padronização de layout, setorização, programa de fidelização, gerenciamento de dados e ativações de marketing. Também disponibiliza software de gestão, cartão de crédito e orientação para implementação de PBMs.
Outro benefício de que desfrutam os licenciados é a possibilidade de participar da Jornada de Negócios Rede Economize. A segunda edição ocorreu em outubro de 2024 e superou todas as expectativas. “Contabilizamos um crescimento de mais de 30% na comparação com a edição de 2023, gerando mais de R$ 15 milhões em vendas. A feira consolida-se como verdadeira fomentadora de bons negócios e oportunidades”, completa Jaquinta.
REDE ECONOMIZE Fundação: 2013
Bandeiras: Farmácia Economize e Drogarias Farmarela
Faturamento: R$ 400 milhões
Número de lojas: +170
Presença geográfica: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins
Reconhecimento extingue necessidade de deslocamento de equipes federais da Anvisa – Foto: Freepik
Uma nova certificação da Anvisa foi concedida à equipe de vigilância sanitária em medicamentos e congêneres da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O documento atesta as boas práticas da unidade em inspeções e vistorias e foi oficializado em 19 de dezembro.
Alessandro de Souza Melo, diretor da SES-MG, classificou a certificação como “um reconhecimento ao trabalho da Vigilância Sanitária de Minas, que é responsável pelas ações de fiscalização, como inspeções, apurações de denúncias, interdições e processos administrativos sanitários em estabelecimentos de todo o estado”.
O órgão fiscaliza e garante o funcionamento adequado de empresas que produzem válvulas cardíacas, fios de sutura absorvíveis, kits para exames laboratoriais que exigem alta especificidade, respiradores e diferentes produtos de saúde.
Certificação da Anvisa analisa diferentes critérios
Para receber o reconhecimento as equipes estaduais passam por uma cuidadosa análise da Anvisa, que verifica mais de 78 critérios com revisões documentais, visitas in loco e auditorias observadas. Fatores como a capacidade técnica e de treinamento, comunicação eficaz e conformidade com diversas normativas vigentes também são fundamentais durante todo o processo.
Benefícios da certificação
Agora em posse do reconhecimento, a vigilância mineira, que fiscalizou 20 fábricas de medicamentos e 21 empresas de produtos para a saúde em 2024, passa a não depender mais da Anvisa.
A farmacêutica brasileira WP LAB anunciou a nomeação de Robson Xarelli ao cargo de gerente nacional de vendas em junho de 2024. O executivo assumiu a função durante um processo de reestruturação da companhia, que busca otimizar suas operações.
Formado em publicidade e propaganda pela Unip, o currículo de Xarelli conta com 23 anos de experiência no canal farma, acumulando passagens por empresas como Colgate Palmolive, L’Oréal, Grupo Boticário, Reckitt e Kenvue.