Biolab fecha parcerias com foco em inovação científica

Inovação científica
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Com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de novos tratamentos, a Biolab Farmacêutica acaba de anunciar duas parcerias de inovação científica. A primeira foi fechada com a Universidade de São Paulo (USP) e a segunda foi firmada com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

“A jornada para o desenvolvimento de produtos é longa, com inúmeras etapas para que um medicamento esteja apto para a comercialização, mas estamos certos de que essa é uma forma efetiva de continuar a trazer inovação e competitividade à indústria farmacêutica nacional”, detalha Marco Aurélio Silva, vice-presidente de Inovação e Qualidade da Biolab.

A UFSJ é reconhecida no meio acadêmico tanto nacional, quanto internacional. Segundo levantamento do Centro de Rankings Mundiais de Universidades (CWUR), divulgado em 2024, a instituição faz parte das 6,3% melhores instituições de ensino do mundo.

Já a USP, com suas 42 unidades de ensino e pesquisa que abrangem diversas áreas do conhecimento, contribui significativamente para o desenvolvimento científico e cultural do país. “Nesta parceria, recebemos o apoio da Embrapii, que é uma organização social ligada aos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações; da Educação; da Saúde; e da Economia”, ressalta Silva.

Segundo o executivo, sua atuação fomenta a cooperação entre instituições de pesquisa e empresas, contribuindo para o fortalecimento da indústria brasileira. “Essa colaboração não apenas fortalece a pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos, mas também posiciona o Brasil como um protagonista no cenário global de inovação tecnológica e industrial.

Experiência em parcerias de inovação científica

A Biolab já possui experiência em parcerias de sucesso, como é o caso do desenvolvimento do antiemético Vonau Flash, em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP). Outro projeto foi realizado em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), resultando no Photoprot, fotoprotetor que utiliza nanotecnologia em sua fórmula.

“É ótimo estar próximos de instituições reconhecidas pelo seu trabalho de alta qualidade no meio acadêmico. A parceria público-privada é uma relação importante para facilitar o compartilhamento de conhecimento, tecnologias e otimizar o uso de recursos. Na história da Biolab, a inovação é a base de tudo o que fizemos até aqui. E, para o futuro, sabemos que, para nos manter inovadores, precisamos enxergar a inovação em diferentes frentes, e esse é um exercício contínuo”, destaca Silva.

Promoções personalizadas: fidelização e otimização nas vendas

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Executivo alerta que nem tudo que o consumidor compra tem o mesmo peso no processo de fidelização / Foto: Freepik

Todos sabem o quão competitivo o mercado farmacêutico é atualmente. Na disputa pelo cliente, que muitas vezes concentra seu foco no preço, as promoções personalizadas surgem como uma opção estratégica para os gestores.

A prática nada mais é do que determinar quais produtos promocionar com base no comportamento de compra de um consumidor em específico. Segundo o gerente de projetos da Procfit, Daniel Fernandes, esta ação otimiza os esforços em precificação, enquanto aproxima o seu negócio do cliente.

“As promoções personalizadas são uma ótima forma de fidelizar o cliente, uma vez que ele sentirá que a loja entende suas necessidades e as atende de forma plena. Em paralelo, essa estratégia também permite maior assertividade na hora de estabelecer descontos, ao invés de ‘atirar para todos os lados’”, explica.

Como usar as promoções personalizadas na sua farmácia? 

Segundo Fernandes, diferentes são as formas de se aplicar as promoções personalizadas na sua farmácia. Uma delas é o Fullpoints, funcionalidade presente no sistema Cosmos Pro, da Procfit.

“A ferramenta atrela as vendas ao CPF do consumidor, o que possibilita que o algoritmo do Cosmos Pro desmembre e estude o que cada cliente compra, podendo indicar promoções e descontos que realmente façam sentido para ele”, explica.

O gerente também afirma que são possíveis diferentes gatilhos para impactar o comprador. “No momento do checkout, um pop-up surge para o atendente indicando que, na compra de mais unidades daquele produto, é possível ativar um desconto progressivo, por exemplo”, afirma. “Além disso, podem ser disparadas mensagens de engajamento por e-mail, SMS ou WhatsApp, avisando sobre condições especiais em produtos recorrentes, medicamentos de uso contínuo ou itens complementares ao tratamento”, completa.

O que não fazer na hora de aplicar descontos individualizados?

Fernandes também alerta para os pontos de atenção na hora de determinar quais produtos promocionar. Segundo ele, é preciso buscar o apoio da indústria e também se manter atento ao perfil de compra do cliente.

“O ideal é sempre contar com a ajuda dos parceiros comerciais na hora de fazer uma promoção. Afinal, com o trabalho conjunto entre os diferentes braços do canal farma, será possível ofertar tratamentos mais acessíveis para o paciente”, afirma.

Já quanto ao perfil de compra, o especialista destaca que cada item da cesta tem um peso diferente. “Não são todos os produtos comprados por um mesmo consumidor que compõem seu perfil. Um item que ele compra todo mês é muito mais importante do que aquele que foi adquirido uma única vez”, alerta.

Outro ponto levantado pelo executivo diz respeito às generalizações. “O lojista não deve levar em conta questões como gênero ou faixa etária, mas apenas os itens mais recorrentes na cesta de compra. O perfil de compras deve ser o norte indiscutivelmente”, finaliza.

Campanha visa estimular o descarte e o uso correto de antibióticos

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uso correto de antibióticos
Foto: Freepik

Uma campanha lançada no Brasil tem o objetivo de estimular o descarte e o uso correto de antibióticos. A iniciativa é do Instituto Latino-americano de Sepse (ILAS), em colaboração com a Sepsis Alliance e a UK Sepsis Trust e com patrocínio da bioMérieux e da Pfizer.

A ação acontece até 31 de janeiro e visa ajudar a população a compreender como atitudes cotidianas contribuem no enfrentamento do desafio crescente da resistência antimicrobiana (RAM).

Denominada Não tome de forma errada, a campanha conta com três pontos principais, que envolve conversar com o profissional de saúde para saber a real necessidade da prescrição do medicamento; a importância de terminar o tratamento completo e tomar exatamente como prescrito; e eliminar os antibióticos não utilizados de forma responsável e nunca os partilhar com outras pessoas.

“É importante descartar os medicamentos não utilizados em uma farmácia e nunca no lixo comum, pia ou vaso sanitário, pois tal ato pode levar a fugas de antibióticos para o ambiente (por exemplo, rios e solos), agravando a RAM”, afirma Daniela Carla de Souza, médica pediátrica e presidente do ILAS.

Segundo ela, a resistência antimicrobiana não é um problema futuro e sem antibióticos eficazes, o tratamento da sepse torna-se extremamente difícil e o Brasil tem elevadas taxas de uso de antibióticos. “São medicações importantes, mas nem todo uso é seguro ou necessário”, complementa. A expectativa é colaborar para que as pessoas compreendam quais são os cuidados diários indicados para utilizar os antibióticos de forma adequada.

Importância do uso correto de antibióticos para evitar a RAM

Os antimicrobianos são uma categoria de medicamentos utilizados para prevenir e tratar infecções em humanos, animais e plantas. Eles incluem antibióticos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários.

resistência antimicrobiana ocorre quando bactérias, fungos, parasitas ou vírus evoluem de forma a tornar ineficazes os tratamentos desenvolvidos para combatê-los. Esse mecanismo favorece o surgimento de infecções resistentes aos medicamentos, o que acaba tornando muito mais difícil (se não impossível) tratar e curar as infecções.

O aumento global da resistência antimicrobiana também leva a um aumento de condições potencialmente fatais, como a sepse, que é uma reação exagerada e grave do organismo a uma infecção.

Uma análise do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde constatou que 171 mil pessoas morreram no Brasil de causas relacionadas à resistência antimicrobiana em 2019. Globalmente, o número de mortes associadas à resistência antimicrobiana (RAM), segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), deverá chegar a 10 milhões por ano até 2050.

Apesar desses números, um em cada três adultos não sabe o que é a resistência antimicrobiana (RAM) e 48% desconhecem que a sepse é uma complicação potencial (reação exagerada e grave a uma infecção no organismo), conforme levantamento da Sepsis Alliance.

Quando o cancelamento de notas é a alternativa correta?

CANCELAMENTO DE NOTASNota fiscal, procfit, orientação empresarial
Especialista destaca que legislação tributária muda conforme o Estado | Foto: Freepik

O cancelamento de notas fiscais é uma prática corretiva que o lojista pode usar ao identificar um erro no documento. Só que nem sem sempre essa é a melhor opção ou até mesmo a mais indicada.

Para entender melhor em que circunstâncias o gestor deve cancelar uma nota e quais são suas outras opções, o Panorama Farmacêutico conversou com a assistente fiscal plena da Procfit, Priscila Carvalho.

Cancelamento de notas de acordo com o Ajuste SINIEF 07/05

Segundo Priscila, as condições que permitem o cancelamento de uma nota fiscal constam no Ajuste SINIEF 07/2005. “Em resumo, trata-se de um documento que só pode ser cancelado se estiver dentro das condições principais, que inclui não ter ocorrida a circulação da mercadoria ou a prestação de serviço. Além disso, não pode ter decorrido o período de tempo máximo da autorização de uso da nota fiscal do respectivo Estado. “O emitente poderá cancelar o documento no prazo máximo de 24 horas contadas do momento da autorização”, explica.

Dentre os principais motivos estão:

  • Venda cancelada
  • Desistência
  • Cálculo incorreto
  • Erros no preenchimento

Mas, segundo a assistente fiscal, existem opções ao cancelamento e, inclusive, situações em que ele não pode ser executado.

Fique atento ao prazo

Priscila ressalta que algumas UFs possuem regras próprias que permitem o cancelamento com prazo superior ao mencionado. “Por isso, é importante conhecer a realidade de sua região. Em São Paulo, por meio da Decisão Normativa 05/2019, por exemplo, é permitido o cancelamento extemporâneo em até 480 horas”.

Caso ocorra o pedido após os prazos regulamentares, a empresa pode ficar sujeita às seguintes penalidades:

  • Falta de solicitação de cancelamento do documento eletrônico, quando exigido pela legislação: multa equivalente 10% do valor da operação ou prestação constante do documento
  • Solicitação após o transcurso do prazo regulamentar: multa equivalente a 1% do valor da operação ou prestação constante do documento

Cancelamento, Carta Correção e quebras das sequências das notas fiscais

Priscila aponta que, antes de solicitar o cancelamento do documento fiscal, há a possibilidade de fazer a Carta Correção (CC-e). Trata-se de um evento previsto no Ajuste SINIEF 07/2005, permitindo corrigir informações no documento fiscal. Porém, nem todo campo é válido que se façam essas alterações, como por exemplo dados cadastrais, base de cálculo, alíquotas, valores e datas de entrada e saída.

“É importante ressaltar que o envio de uma nova carta de correção sempre substitui a anterior. Portanto, é necessário acrescentar os dados corretos efetuados nos documentos anteriores”, explica.

No caso de Quebra de Numeração é necessário fazer o Pedido de Inutilização de Número de NF-e (nota fiscal eletrônica). O salto de numeração acontece, na maioria das vezes, por uma falha no sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas. “Isso pode ocorrer quando o sistema de emissão sofre interrupções no momento de gerar uma nota, ou se a comunicação com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) sofrer uma queda temporária, impedindo a finalização do processo”, afirma Priscila.

Ela destaca que, em situações como essa, o sistema pode pular para o próximo número disponível, deixando uma lacuna, sendo preciso realizar o pedido até o 10º dia do mês subsequente àquele em que ocorreu a quebra de sequência da numeração”, finaliza a especialista.

Reforma tributária pode afetar empresas enquadradas no Simples Nacional

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Foto: Freepik

Com a aprovação da regulamentação da reforma tributária pelo PLP 68/2024, as empresas enquadradas no Simples Nacional devem rever suas estratégias de escolha do regime fiscal mais adequado ao seu negócio. Embora mudanças mais profundas estejam previstas apenas para 2026, especialistas alertam que este ano será fundamental para promover ajustes internos e reconfiguração de contratos.

Para o advogado Thulio Carvalho as empresas do Simples enfrentarão novos desafios no cenário competitivo. “Com a introdução de tributos como o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), o crédito tributário no Simples será limitado, o que pode tornar menos atrativa a negociação com empresas de regimes tradicionais, que terão créditos mais vantajosos,” observa Carvalho.

Atualmente, o sistema tributário do Simples permite que as microempresas gerem créditos ao revender produtos fabricados por outras microempresas. Isso significa que, caso uma pequena empresa arque com uma carga tributária de 10%, ela gera para seus compradores créditos equivalentes, que podem ser utilizados para compensar débitos tributários junto ao governo federal.

Com mais de 23 milhões de inscritos no Simples Nacional, a Receita Federal recomenda que os empresários deste segmento prestem atenção a três aspectos: a não cumulatividade total dos novos tributos, a limitada oferta de créditos e o possível aumento na carga tributária caso optem por recolher os novos tributos separadamente ou migrem para regimes tradicionais.

Além disso, a simplificação tributária – característica central do Simples Nacional – pode ser impactada pela possibilidade de recolhimento do IVA Dual (IBS e CBS) fora do regime, prevista para 2027. “Isso desafia a lógica de praticidade do Simples, exigindo adaptações operacionais para manter a competitividade das empresas,” explica Guilherme Di Ferreira, especialista em Direito Tributário Aplicado e responsável pela área Tributária no Lara Martins Advogados.

Planejamento para permanecer ou não no Simples Nacional

Os especialistas reforçam que 2025 será uma oportunidade para que as empresas revisem suas operações e considerem a migração para outros regimes tributários, como o Lucro Real ou Presumido, quando for mais vantajoso. Além disso, será essencial acompanhar regulamentações complementares que definirão aspectos práticos da transição tributária.

“Esse é o momento de planejamento e análise. Mais do que nunca, o Simples Nacional exigirá uma gestão estratégica para que as empresas aproveitem as oportunidades e mitiguem os impactos da reforma tributária,” conclui Carvalho.

Capacitação da Teuto chega a 600 colaboradores da Nissei

Capacitação da Teuto
Atividade teve como foco a orientação ao paciente / Foto: Freepik

Em uma parceria com a Universidade Nissei, o projeto de capacitação da Teuto foi apresentado a 600 profissionais das Farmácias Nissei. A atividade abordou estratégias práticas para aprimorar a orientação ao paciente e a escolha de soluções adequadas à sua necessidade.

“Abordamos as doenças mais comuns e os produtos relacionados, com destaque para a importância da orientação correta aos pacientes e o desenvolvimento contínuo das equipes farmacêuticas”, explica Cláudio Louzada, coordenador de treinamentos do Laboratório Teuto.

“Esse tipo de formação contínua é fundamental para manter nossa equipe bem preparada e alinhada às necessidades dos consumidores. A participação de mais de 600 colaboradores e o feedback positivo comprovam a relevância da ação”, opina Thiago Caires, analista de treinamentos da rede de farmácias.

Capacitação da Teuto vai de encontro a demanda dos consumidores 

Cerca de 83% dos consumidores esperam uma orientação personalizada ao ir às farmácias, é o que aponta um estudo da Abrafarma. “Esse dado reflete a crescente exigência por um atendimento diferenciado, que vai além da simples venda de produtos e exige que as equipes estejam preparadas para fornecer recomendações precisas e com conhecimento técnico”, afirma Louzada.

Agência mira farmácias com terceirização de marca própria

TERCEIRIZAÇÃO DE MARCA PRÓPRIARafa Media & Branding, marca própria, varejo farmacêutico
Rafael Ribeiro, CEO da agência: canal farma responde por 80% do volume de negócios | Foto: Divulgação

Com soluções 360º para terceirização de marca própria e foco em nutracêuticos, a Rafa Media & Branding acumula trabalhos para a indústria e agora aposta na crescente demanda de rede de farmácias por projetos do gênero. Em operação desde 2017, a agência tem 80% do volume de negócios gerado por players do canal farma.

A empresa vem ganhando terreno ao aproveitar dois mercados em franca ascensão – a categoria de suplementação alimentar e o segmento de marca própria no varejo farmacêutico, avaliado em R$ 4,6 bilhões. “Chegamos a  desenvolver 400 projetos em um ano, gerando R$ 1 bilhão de faturamento para nossos clientes em 2021”, destaca o CEO Rafael Ribeiro.

Com mais de 20 anos de atuação em comunicação e marketing, o executivo especializou-se em design e liderou o setor de criação da Probiótica no início da última década. “Por ser também atleta, aproveitei essa experiência para agregar o olhar profissional e o do consumidor”, relembra.

Em uma imersão por lojas de produtos nutricionais nos Estados Unidos, Ribeiro detectou o potencial das marcas próprias e entendeu que, em pouco tempo, esse movimento seria replicado no Brasil. Depois da Probiótica, ele ainda foi diretor de marketing do Grupo Gmill, distribuidora de medicamentos presente no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Mas não demorou para a inspiração do mercado norte-americano o mover rumo ao voo solo.

Respaldada pela vivência no setor farmacêutico e seu conhecimento acumulado na área de suplementação, a agência atraiu indústrias como Arte Nativa e Herbamed para conceber o design de produtos. Em um projeto recente, a Herbamed contou com o know-how da Rafa Media & Branding para realizar todo o projeto de criação da linha de magnésio MagPlus. “Promovemos desde a pesquisa de mercado até as soluções de identidade visual da marca, conceito gráfico e elaboração das embalagens, passando pelo planejamento de produção com a empresa”, explica.

Outro caso de sucesso envolveu a Prevent Pharma, que contratou a agência no fim de 2019 para criar a marca, branding e toda sua linha de produtos. Mas a eclosão da pandemia e as medidas de isolamento social exigiram uma revisão completa dessa estratégia. “Apesar do impacto inicial, o portfólio com mais de 70 SKUs ganhou tração e a empresa já tem faturamento anual milionário com a categoria”, celebra.

Terceirização de marca própria no alvo do varejo

À medida que avançavam os projetos de terceirização de marca própria para a indústria, redes de farmácias também começaram a acionar a agência para ajudá-las a prospectar fornecedores. “Nas primeiras consultas, indicávamos fabricantes organicamente. Mas logo entendemos que poderíamos atuar como uma ponte entre indústria e varejo, tanto que inserimos até treinamentos de vendas desses produtos para os colaboradores”, comenta.

A agência, inclusive, está em negociações avançadas com duas redes com mais de 400 lojas cada. “É um terreno fértil para as redes de médio porte e associações de farmácias que iniciam um plano de expansão. Hoje, o PDV paga cerca de R$ 20 por unidade de nutracêutico. Ter um produto próprio tende a custar metade desse valor. E a farmácia pode fazer um trabalho de fidelização com o cliente, orientando o jovem que busca qualidade de vida e até o público sênior preocupado com a imunidade”, avalia.

Expansão da Araujo prevê 50 novas unidades em 2025

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Expansão da Araujo
Primeira unidade inaugurada abriu 35 vagas diretas / Foto: Divulgação

A expansão da Araujo em 2025 começou cedo. A rede de farmácias abriu a primeira das 50 unidades previstas para o ano no último sábado, dia 4. As informações são do O Tempo.

Após a inauguração em Belo Horizonte (MG), a varejista planeja aumentar sua capilaridade em ao menos outras três cidades mineiras ainda no primeiro semestre. São elas, Contagem, Governador Valadares e Pará de Minas.

“A expectativa é avançarmos com nosso plano, sempre buscando por locais que ofereçam o maior conforto possível para nossos clientes”, afirma o gerente de expansão, Alexandre Costa.

Expansão da Araujo tem foco em mix e comodidade 

Uma marca das novas lojas da Drogaria Araujo será a comodidade. Na unidade inaugurada no bairro de Vista Alegre, na capital mineira, um exemplo disso são as 14 vagas de estacionamento disponíveis. Além disso, o PDV oferece mais de 22 mil produtos de saúde, beleza, itens para casa e até mesmo para pets.

Roupa íntima sênior é nova aposta da CCM

Roupa íntima sênior
Idosos podem se tornar maioria da população brasileira em 2042 – Foto: Freepik

A fabricante mineira de fraldas CCM, parte do grupo Mafra, vê no segmento de roupa íntima sênior um mercado promissor, embasado no acelerado envelhecimento da população brasileira. As informações são do jornal O Globo.

Dados divulgados pela Euromonitor também corroboram com a ideia da companhia. Em 2024, foram produzidas 11 bilhões de unidades de fraldas, com projeções da empresa de pesquisa indicando um crescimento 3,8% nos modelos infantis e 102% nos adultos durante os próximos quatro anos.

O Brasil tem, hoje, 32,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, cerca de 15,6% da população. E a previsão é que, por volta de 2042, os idosos sejam a maioria.

“Ainda há barreiras culturais, mas a resistência da população brasileira ao uso da roupa íntima descartável na fase adulta vem caindo”, afirma Rodrigo Zerbini, CEO da companhia.

CCM planeja expansão de produção de roupa íntima sênior

Buscando se estabelecer nesse mercado em ascensão, a CCM está investindo R$ 140 milhões na expansão de sua unidade fabril de Uberaba (MG). O projeto visa ampliar a oferta de fraldas no mercado nacional em 10% no segmento baby e 15% no segmento adulto com a importação de duas máquinas de origem japonesa.

Os dois equipamentos são específicos para a fabricação do modelo pants e podem produzir mensalmente até 30 milhões de unidades baby e 9 milhões do modelo adulto. Hoje, a empresa é a terceira maior produtora de fraldas adultas e a sétima no mercado infantil.

Fitoway tem novo diretor

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Fitoway, Carlos Tomaiolo
Foto: Acervo pessoal

Carlos Tomaiolo é o novo diretor de marketing e branding da Fitoway, companhia do interior paulista focada em produtos naturais, nutracêuticos, suplementos alimentares e nutrição esportiva. O executivo assume o cargo após um ano e meio na Athletica Nutrition, onde atuava na mesma área.

Com 15 anos de experiência no mercado de nutrição esportiva, o currículo de Tomaiolo conta com passagens por grandes empresas do setor como Integralmedica, Midway, Probiótica e LanderFit, além de MBAs em branding e crescimento de marketing; e marketing internacional.

Contato: carlos.tomaiolo@fitoway.com.br