Disputa entre Andreani e Butantan vai parar na justiça

Andreani e Butantan
Retirada dos estoques será concluída após o final do contrato – Foto: Divulgação

O fim do contrato de armazenamento entre Andreani e Butantan está sendo discutido na esfera judicial. A empresa argentina de logística está contestando o resultado da última licitação, em que foi superada pela Simas Logística. As informações são do Valor Econômico.

Depois de apontar irregularidades na estrutura da concorrente e reclamar dos preços excessivamente baixos ofertados pela Simas, a Andreani anunciou que não receberá mais os insumos do instituto.

A decisão acontece em decorrência do final do contrato, que estava vigente até o dia 30 de abril. A Andreani ainda ressaltou que desde 17 de março, data de início do acordo entre o Butantan e a Simas Logística, seguiu recebendo e estocando os insumos utilizados na produção de vacinas. Esse fato, na visão da companhia, comprova a incapacidade da concorrente de cumprir o contrato.

Ainda de acordo com a empresa argentina, todo o estoque de insumos do instituto, o equivalente a 500 carretas, ainda está em suas instalações nas vésperas do final da parceria entre as companhias.

O Butantan negou as acusações de irregularidades na licitação, argumentando que o processo foi avaliado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (SP) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), e afirmou que a transferência do estoque será concluída até o final de maio.

“A Andreani Logística segue prestando serviços para o Instituto normalmente até o fim do contrato, em 30/04. Depois disso, será apenas feita a retirada de material, o que deverá ser concluído até o fim de maio. Cabe ressaltar, ainda, que o Butantan depende da disponibilidade da Andreani para a retirada dos palletts, uma vez que a nova contratada já tem condições de armazenar e operar com os materiais que hoje estão na Andreani”, declarou o Butantan em nota.

Contrato entre Andreani e Butantan foi renovado recentemente

A empresa argentina presta serviços ao Butantan por meio de licitações desde 2017, e teria seu último contrato encerrado em outubro de 2024, até que o instituto o renovou unilateralmente por seis meses para permitir a adequação da Simas Logística.

Em uma notificação extrajudicial enviada à Fundação Butantan no último dia 4, a Andreani afirma que vinha “executando os serviços de forma precária”, com a imposição do preço da Simas por parte do Butantan. A companhia destaca que disputou a licitação pelo valor de R$ 160,3 milhões, quase o dobro da proposta vencedora. Já a terceira colocada, AGV Logística, apresentou proposta de R$ 167,9 milhões.

“A Simas Logística foi indevidamente declarada vencedora (…) ofertando preço claramente inexequível e sem estrutura compatível com o cumprimento de todas as obrigações previstas no contrato administrativo”, afirma Favio Podjarny, diretor de Negócios Internacionais da Andreani.

 

Nivea aposta em linha de sabonetes em barra

NIVEA, sabonete em barra, sustentabilidade
Foto: Divulgação

A Nivea apresenta sua nova linha Nutrição da Natureza, contendo quatro sabonetes vegetais em barra. A proposta é promover um cuidado completo da pele, para mantê-la limpa, macia e profundamente hidratada.

A fórmula desses novos produtos é livre de ingredientes animais, micro plásticos, sulfatos e parabenos. Reúne uma poderosa combinação entre manteigas e óleos com vitamina E, dermatologicamente testados.

São quatro opções de fragrâncias – óleo de jojoba & framboesa, manteiga de karité & lima da pérsia, óleo de abacate & camomila e manteiga de cacau & jasmin. Os lançamentos contêm espuma cremosa para aumentar a sensação de relaxamento durante o banho.

Sistema de distribuição: sistema próprio
Diretora executiva: karen.sanchez@beiersdorf.com

Projeto quer proibir uso de CPF nas farmácias

0
CPF nas farmácias
Texto é de ex-deputado estadual, mas voltou a ser debatido na assembleia / Foto: Freepik

O uso de CPF nas farmácias está ameaçado em um Estado do Sul do Brasil e pode gerar precedente para o resto do país. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) estuda um projeto para proibir a prática de exigência do documento no momento da compra nesses estabelecimentos. As informações são do ND Mais.

A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc voltou a debater um Projeto de Lei (PL) de autoria do ex-deputado estadual Jerry Comper (MDB). O atual secretário de infraestrutura e mobilidade do Estado propôs, em agosto de 2021, que as farmácias e drogarias deveriam informar “de forma adequada e clara” sobre a abertura de cadastro ou registro de dados pessoais do cliente. Caso haja descumprimento, o estabelecimento seria multado em R$ 5 mil.

A proposta (PL 285/2021) havia sido arquivada em fevereiro de 2023 mas, já no mês seguinte, foi desarquivada. Após quase dois anos parado, o texto voltou a caminhar no último dia 11 de fevereiro. Atualmente, ele aguarda o encaminhamento do ofício.

CPF nas farmácias também já foi tema no senado 

Em setembro, o senador Rogério Carvalho (PT/SE), apresentou o Projeto de Lei 3.419/2024, que impunha restrições à concessão de descontos mediante identificação do cliente por meio do CPF. A proposta contava com alterações no Código de Defesa do Consumidor, visando a aumentar a segurança de dados da população.

O projeto está parado há quase nove meses na Comissão de Comunicação e Direito Digital, enquanto aguarda a designação de seu relator.  E o varejo já se mostrou contrário ao veto.

Em junho, o setor reagiu a uma nota técnica contrária a prática emitida pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). No texto, a entidade questionou o compartilhamento de dados com prestadores de serviços e demais parceiros comerciais e a segurança das informações por parte das varejistas.

Na visão da Abrafarma, a nota técnica trouxe inconsistências e demonstrou desconhecimento, por parte da autoridade, das complexidades das operações envolvendo o uso de dados no setor farmacêutico.

“Em qualquer transação comercial ou de serviços, identificar corretamente o usuário é mandatório nos dias de hoje, e não é diferente no setor. Conhecer o hábito de consumo resulta em melhor planejamento de produção na indústria farmacêutica, na redução de ruptura, no planejamento correto de aquisição de estoques e na disponibilização de benefícios que reduzam os níveis de abandono do tratamento, que no Brasil beiram 54%”, opina o CEO, Sergio Mena Barreto.

Açomóveis traz inovação em mobiliário para farmácias

MOBILIÁRIO PARA FARMÁCIASAçomóveis, mobiliário, farmácias, varejo farmacêutico
Foto: Divulgação

A evolução do mobiliário para farmácias acompanha o próprio desenvolvimento do varejo farmacêutico. Com 47 anos de trajetória, a Açomóveis é uma das testemunhas dessa transformação e vem apostando em inovações para aprimorar a jornada do consumidor no PDV.

Das lojas escuras com prateleiras altas atrás do balcão, o layout foi mudando ao longo das décadas para gôndolas e prateleiras que realçam o produto e facilitam a visualização. E uma das novas tendências na arquitetura das farmácias é a mescla da já tradicional ferragem branca com o uso do MDF. Presente no portfólio da empresa, a solução traz mais requinte, aconchego e uma sensação de convívio com a natureza, que atenua os níveis de estresse e ansiedade.

A Açomóveis é especializada na fabricação de expositores especiais para o segmento farma, sejam gôndolas, prateleiras, balcões, vitrines, checkouts e displays. “Uma das novidades é a linha Steelwood, composta por aço, que imita madeira e revoluciona a forma de pensar o mobiliário das varejistas”, explica Marcelo Marques, CEO da divisão de farmácias.

Segundo ele, a linha concilia a beleza e o design da madeira com a resistência e durabilidade do aço em até sete vezes mais que a superfície tradicional pintada. “O resultado é um produto muito mais duradouro e que se torna um diferencial no PDV”, acrescenta o executivo. A empresa é a única do segmento a contar com essa tecnologia.

Versatilidade em mobiliário para farmácias

Um ambiente organizado e acolhedor na farmácia pode resultar em um maior retorno nas vendas, o que impõe cuidado redobrado com os detalhes. Para isso, a Açomóveis disponibiliza expositores próprios para cada tipo de produto, sejam medicamentos em geral, OTCs, dermocosméticos ou linhas de uso infantil.

“As gôndolas podem ser estruturadas com uma variedade de modelos de prateleiras, de acessórios, de cabeceira e seções de destaque, resultando em mobiliário de design moderno que imprime uma identidade única à farmácia”, acrescenta.

Independentemente de ter no portifólio o expositor ideal para o mercado farma, a companhia não replica os mobiliários já definidos no book de cada rede. Entre seus clientes, estão grandes empresas como Drogasmil, Farmácia Indiana, Grupo DPSP, Promofarma e RD Saúde.

Acomoveis 1
Foto: Divulgação

Sempre na vanguarda, a Açomóveis conta com linhas de expositores diferenciados e com capacidade para atender a todo o diferenciado público do mercado farma.  “Seja para reformar ou abrir uma nova loja, contamos com um time de especialistas e designers altamente capacitados para apresentar um projeto diferenciado que transforma a loja na melhor experiência de compra para os clientes”, ressalta Marques.

Amplo parque industrial

Fabrica 1
Foto: Divulgação

Com 30 mil metros quadrados, o amplo parque industrial da Açomóveis está baseado em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O atendimento às demandas do mercado varejista abrange o sistema de estocagem e o apoio à disposição na loja. A companhia também é a única do segmento Farmácia com certificação internacional de qualidade – a ISO 9001, desde 2015.

Além da qualidade já comprovada pelos seus clientes do varejo farmacêutico, a empresa se destaca com os diferenciais de agilidade, pontualidade, inovação e design diferenciado e versatilidade do mobiliário.

Governo altera regras para venda de medicamentos na Argentina

venda de medicamentos na Argentina
Proposta foi parcialmente aceita, alguns artigos ainda estão vigentes – Foto: Canva – Gerada com IA

Diversas leis que pautam o funcionamento da venda de medicamentos na Argentina foram suspensas pela Câmara do Contencioso Administrativo Federal. Grande parte dos artigos afetados pela decisão são parte do DNU 70, decreto que marcou o início do mandato de Javier Milei no país. As informações são do portal Pharmabiz.

A iniciativa partiu de uma medida cautelar proposta pela Confederação Farmacêutica Argentina (COFA), em parceria com a Federação Farmacêutica Argentina (FERARA), e foi parcialmente deferida por três juízes.

O texto original solicitava a suspensão de 13 artigos do DNU, mas três foram mantidos pela corte por falta de argumentos e provas. Um deles, criado após o pacote de mudanças emitido pelo presidente, também teve seu funcionamento garantido.

O que muda na venda de medicamentos na Argentina? 

Confira a lista de artigos suspensos pelo governo argentino:

  • 313 – que permitia a venda de medicamentos em canais diferentes das farmácias
  • 314 – que regulamentava a propriedade das farmácias, afirmando expressamente que elas poderiam ser constituídas por meio de qualquer pessoa jurídica permitida
  • 315 – relacionado à habilitação
  • 316 – que regulamentava o horário de funcionamento das farmácias, determinando que as lojas poderiam funcionar nos horários que quisessem sem qualquer restrição além da obrigação de comunicar as autoridades sanitárias
  • 317 – que determinava o que poderia ser vendido
  • 319 – que revogava vários artigos da Lei de Farmácia
  • 320 – que permitia que um farmacêutico fosse responsável por mais de uma farmácia
  • 321 – que descreveu quem comparece à farmácia quando o farmacêutico está ausente
  • 323 – que estabelecia que as farmácias poderiam dispensar receitas
  • 324 – que explicava quem deveria vender somente para farmácias e laboratórios

Confira os artigos mantidos pela Câmara:

  • 318 – relativos aos diversos arquivos digitais que as farmácias devem manter
  • 322 – vinculado aos certificados de autorização de estabelecimento
  • 325 – que impõe a obrigatoriedade do uso de livros eletrônicos e proíbe a alteração na ordem das vendas efetuadas
  • Criado posteriormente, a legislação que permite a exposição de medicamentos de venda livre nas prateleiras das farmácias também foi mantida

De acordo com a decisão, os autores argumentaram que a “desregulamentação” coloca em risco a saúde pública ao facilitar a venda de medicamentos sem controle profissional prejudica o papel do farmacêutico e o direito à saúde. “Ela repete políticas fracassadas da década de 1990, que não abaixaram os preços e geraram riscos à saúde”, diz um trecho do texto.

Dentalclean lança coleção do Stitch para adultos

0
DENTALCLEAN, Stitch
Foto: Divulgação

A Dentalclean, marca referência nacional em higiene bucal há mais de 30 anos, apresenta sua mais nova linha licenciada – a Stitch Premium para adultos. A linha agrega funcionalidade, estilo e diversão. O Kit Premium Stitch Adulto é formado por uma escova, fio dental e gel visualmente brilhante, armazenados em um estojo temático do personagem. Outra opção é a Escova Leve 2, com cerdas mais suaves e ideal para quem está sempre na correria do dia a dia.

“Nosso objetivo foi criar um produto que fizesse sentido tanto funcionalmente como emocionalmente. O Stitch representa autenticidade, carinho e um toque de rebeldia”, afirma Leonardo Filoso, gerente de trade marketing da Dentalclean.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Gerente de trade marketing: Leonardo Filoso – leonardo.filoso@dentalclean.com.br

Linha FPS 70 da Helioderm ganha versão aerossol

0
HELIODERMHertz, FPS 70, protetor solar
Foto: Divulgação

A Helioderm Dermocosméticos, marca de proteção solar da Hertz, passa a disponibilizar a versão aerossol do Protetor Solar FPS 70. O lançamento destaca-se pela formulação que promove efeito 3 em 1, garantindo proteção, hidratação e ação antioxidante. Conta também com vitamina E na composição e tem como um dos diferenciais a tecnologia Duo Protection, ideal tanto para peles secas como molhadas.

Essa versão chega para complementar a linha do FPS 70, que já reúne a loção corporal adulto e infantil. Com uma textura fluida, tem toque seco e secagem rápida, além de proporcionar um acabamento invisível, confortável e sem resíduos.

Marca da Helioderm tem praticidade como trunfo

O novo protetor solar da Helioderm assegura praticidade na aplicação em áreas de difícil alcance, como costas, pescoço e pernas. Pode ser utilizado também no rosto e couro cabeludo, sendo resistente à água e ao suor.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Gerente de produto e novos negócios:
Naiane de Mello Santosnmello@hertzfarma.com.br

Sistemas podem descomplicar gestão de documentos fiscais

GESTÃO DE DOCUMENTOS FISCAISProcfit, orientação empresarial, E-Doc Fácil
Foto: Freepik

Foi-se o tempo em que os documentos fiscais eram físicos. O desafio de transportar e armazenar caixas e caixas de papel foi superado, mas novos obstáculos surgiram para as farmácias.

Na era digital, assim como as notas fiscais tornaram-se eletrônicas, as soluções também são derivadas da tecnologia. E é com o auxílio dela que o gestor pode garantir a segurança e assertividade na gestão desses dados.

“Antes, o empresário se preocupava em ter um local arejado e resguardado para armazenar os documentos. Hoje, é preciso contar com sistemas robustos para garantir a automatização e a segurança dos dados”, comenta Marielle de Assis, analista de projetos da Procfit.

Gestão de documentos fiscais centralizada

Uma das ferramentas para facilitar a gestão de documentos fiscais é o E-doc Fácil, presente na plataforma Cosmos Pro. O sistema centraliza esses arquivos, além de possibilitar a consulta automática aos portais das Secretarias da Fazenda (SEFAZ) de todos os estados do país, concentrando as informações dentro de um ambiente seguro e acessível.

Outra vantagem é que a ferramenta permite também exportar os documentos em formatos compatíveis com outros softwares de gestão, o que garante flexibilidade e facilidade para as equipes contábeis, fiscais e de auditoria.

“Com o apoio da tecnologia, a farmácia ganha tempo e evita multas, pois melhora seu controle sobre as obrigações fiscais. Além disso, a ferramenta diminui a incidência de erros humanos, em função da automatização da coleta”, acrescenta Marielle.

Segurança é prioridade 

Para garantir a segurança das informações fiscais, o sistema acessa apenas dados com o uso de certificados digitais emitidos pela própria farmácia. Segundo a especialista, empreendimentos de diferentes portes terão sua atuação potencializada pela tecnologia. “Tanto pequenas empresas que querem ganhar controle, como grandes varejistas que precisam lidar com alto volume de notas, podem se beneficiar. A ferramenta é escalável e pode ser configurada conforme a necessidade do negócio”, explica.

Um exemplo de grande player que já abraçou a solução foi a Rede Economize. Com mais de 170 lojas em 18 estados e no Distrito Federal, a varejista buscou mais segurança ao migrar para o formato digital.

“O grande desafio da Economize era a guarda dos documentos. Devido à sua atuação capilarizada, a rede trabalhava com diferentes locais para o armazenamento e temia que algum acidente pudesse levar à perda dessas notas”, relata.

Com a solução, a empresa garantiu a proteção e a automatização na gestão desses dados, alocando esforços para colocar em prática seus planos de crescimento orgânico. Em 2024, superou R$ 400 milhões de faturamento.

Programa de formação da Walgreens leva funcionários a faculdade

Programa de formação da Walgreens
Primeiro grupo terá mais de 300 participantes – Foto: Canva – Gerada por IA

Uma excelente ideia para ser replicada. O PharmStart, novo programa de formação da Walgreens, tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de funcionários que pretendem cursar farmácia. O projeto oferece benefícios como flexibilidade e assistência monetária aos colaboradores. As informações são do portal Drug Store News.

Pioneiro e totalmente virtual, o PharmStart busca garantir que os interessados contem com todos os pré-requisitos para o curso, possibilitando que a varejista tenha acesso a uma nova geração de talentos no mercado. O primeiro grupo será formado por mais de 300 alunos, direcionado para técnicos de farmácia e outros funcionários de atendimento.

“Ser farmacêutico sempre foi um sonho, mas o custo das mensalidades sempre era um impeditivo. Hoje, continuamos a suavizar esses problemas financeiros, garantindo que nosso time possa perseguir suas paixões sem arcar com o medo de uma dívida ser uma barreira para seus sucessos”, afirma Rick Gates, gerente chefe de farmácia da Walgreens que começou como balconista na companhia.

Programa de formação da Walgreens mira obstáculo nas formações

O projeto, desenvolvido em parceria com a empresa de desenvolvimento de talento Guild, foi idealizado após uma enquete realizada com funcionários. A pesquisa revelou que os custos e a rigidez de horários são os principais empecilhos para a graduação.

Com a nova plataforma todos os gastos são manejados diretamente pelo PharmStart, que ainda vai oferecer suporte personalizado, assistência com inscrição e até orientação de carreira.

“A parceria com a Walgreens marca um passo transformador na nossa jornada para fortalecer e expandir a base de talentos farmacêuticos”, afirma Bijal Shah, CEO da Guild.

“A Walgreens está criando um novo nível de cuidado com talentos, investindo em seu próprio time por meio de um único e expansível programa educacional de farmácia. Ao eliminar amarras financeiras e permitindo o aprendizado a qualquer momento e em qualquer lugar, estamos fortalecendo técnicos de farmácia a elevar suas carreiras”, complementa.

Aprenda a tratar a gestão do lucro como prioridade

GESTÃO DO LUCRO Farmácias, orientação empresarial, planejamento contábil
Foto: Freepik

Ter uma boa gestão do lucro continua a ser um obstáculo quase intransponível para as farmácias brasileiras. Sem o devido planejamento financeiro e tributário, as empresas do setor sustentam a velha prática de apurar esse indicador somente no fim do mês.

“Existe um livro chamado Lucro Primeiro, de Mike Michalowicz, que traz aconselhamentos relevantes para posicionar esse indicador no começo da equação”, avalia Marcus Cordeiro, fundador e CVO da Farmacon.

“Sempre aprendemos que a lucratividade vem depois dos custos, das despesas e dos impostos. Mas se invertêssemos essa lógica como exercício? Não é sobre mágica financeira. É sobre mentalidade. Sobre escolher tratar o lucro como prioridade, não como sobra”, ressalta.

Dicas para tratar a gestão do lucro como prioridade

Na jornada para viabilizar uma boa gestão de custos, a contabilidade pode ir além de um centro de custos ou um gerador de guias. Um planejamento especializado pode ajudar a farmácia a otimizar essa tarefa com ações simples.

  • Escolha do regime tributário mais adequado – Muitas farmácias seguem anos no mesmo modelo sem avaliar se outro regime não seria mais vantajoso para o momento do negócio
  • Revisão de classificação fiscal de produtos – Medicamentos e itens de perfumaria podem ter tributações diferentes. Erros nesse segmento custam caro
  • Aproveitamento correto de créditos fiscais – PIS, COFINS e ICMS muitas vezes são pagos a mais por falta de controle ou orientação
  • Gestão tributária em expansão – Ao abrir uma nova loja, um bom planejamento pode evitar aumento proporcional da carga tributária

Esses são apenas alguns exemplos. “Quando a contabilidade olha para o lucro com o mesmo foco que o empresário, ela deixa de ser um “mal necessário” e torna-se parte da estratégia da companhia”, afirma Cordeiro.