Alerj doará R$ 18 milhões para UFF tentar descobrir novos medicamentos e vacinas

0

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) destinará à Universidade Federal Fluminense (UFF) cerca de R$ 18 milhões para serem utilizados em estudos que possam chegar à descoberta de novos medicamentos e vacinas.

O anúncio sobre a doação foi feito nesta terça-feira (16/09) pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT). As pesquisas serão comandadas pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP) do Instituto Biomédico (CMB) da UFF, localizado em São Domingos, bairro de Niterói, cidade sede da instituição.

Por lá, são ministradas aulas dos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Engenharia Ambiental da universidade.

Vale ressaltar que a verba sairá de um fundo financeiro proveniente da Alerj. Esta mesma reserva, em 2020, destinou R$ 20 milhões à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para um projeto de combate à Covid-19 nas favelas e outros R$ 20 milhões à revitalização da fachada e do telhado do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, que foi destruído por um incêndio em 2017.

Fonte: Diário do Rio

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/conbrafarma-integra-gestores-do-pdv-com-farmaceuticos-e-balconistas/

Farmácias vão divulgar fotos de crianças desaparecidas no AM em cupons fiscais

1

A partir deste mês de setembro, todos os cupons fiscais das três redes de farmácias pertencentes ao Grupo Tapajós passarão a exibir, em seus versos, fotos de crianças e adolescentes desaparecidos no Amazonas. Trata-se do projeto ‘Procurando Anjos’, que envolve mais de 100 lojas das bandeiras Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma. A ideia é colaborar com autoridades e familiares na busca por menores desaparecidos há muito tempo.

‘Nossas redes emitem mais de um milhão de cupons fiscais todos os dias e nós vamos usar essa capilaridade para ajudar na procura por essas crianças’, comenta o diretor de marketing, vendas e consumer experience do Grupo Tapajós, Fernando Ferreira.

Conforme ele, a ação está sendo realizada em parceria com a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), sob o comando da delegada Joyce Coelho. ‘Quando falamos com ela, nos atendeu de pronto, e enviou todas as imagens das crianças desaparecidas com a devida autorização para a divulgação’, detalha Ferreira.

Registros e baixas

Conforme a titular da Depca, embora seja alto o número de registos de desaparecimentos na cidade (foram 1.497 em 2020 e 226 entre janeiro de julho de 2021), na grande maioria dos casos, a criança ou adolescente retorna ao lar ou é encontrada(o) em pouco tempo, porém, são raras as vezes em que a família volta para dar baixa no BO (boletim de ocorrência), dificultando uma estatística mais condizente com a realidade.

‘A gente sempre orienta ao denunciante que informe à delegacia caso a criança retorne, mas são realmente pouquíssimos os que atendem a esse apelo, o que faz com que os registros permaneçam abertos’, relata Joyce Coelho.

Nesse meio há, porém, os casos de desaparecimentos chamados de ‘enigmáticos’, quando o fato é envolto em mistérios que dificultam a investigação e localização da vítima. É nesse contexto que surge o projeto ‘Procurando Anjos’, com imagens de crianças e adolescentes desaparecidos há vários anos, e cujas famílias não têm nenhuma dica de seus paradeiros.

Além da imagem e do nome de cada vítima, os cupons ficais das drogarias irão trazer a data de nascimento e de desaparecimento do menor, possibilitando ao público assimilar uma possível mudança de fisionomia, tendo em vista a atual idade da criança ou adolescente.

Ainda no cupom, os clientes das farmácias participantes encontrarão os contatos da Depca, para o caso de qualquer informação que possa ajudar na busca pelos desaparecidos.

‘É um projeto muito válido, pois há alguns desaparecimentos extremamente difíceis de se investigar. Ao contrário das fugas de adolescentes, os casos enigmáticos têm padrões bem distintos e toda ajuda é muito bem-vinda’, afirma a delegada Joyce Coelho.

Treinamento e engajamento

Para que a ação ganhe o envolvimento dos clientes das redes de farmácias participantes da ação, e da sociedade como um todo, os mais de três mil colaboradores do Grupo Tapajós serão treinados a se engajar no projeto, estimulando que o cliente sempre peça a nota fiscal e confira o verso, para que veja as imagens das crianças desparecidas.

‘Vamos usar nossa plataforma de cursos on-lines, denominada de Universidade do Conhecimento Tapajós (UCT), para fazer esse treinamento. Assim, em pouco tempo poderemos alcançar grande volume de colaboradores, já que todos têm acesso a essa tecnologia na empresa’, explica Fernando Ferreira.

Fonte: Dia a dia On-line

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/conbrafarma-integra-gestores-do-pdv-com-farmaceuticos-e-balconistas/

Incentivo à amamentação aumenta vendas de absorvente para seios

0

O crescimento das categorias que compõem a cesta de Higiene e Beleza tem se mostrado maior a cada ano.

Cerca de 74% delas registraram crescimento em vendas e 52% em ticket médio em 2018, de acordo com a Nielsen.

Dessa maneira, um produto que tem se destacado nesse mercado é o absorvente para seios, impulsionado também pelo movimento de incentivo à amamentação.

Absorvente para seios é um grande aliado da amamentação

‘Muitas mães tem priorizado a amamentação exclusiva e em livre demanda. Com isso, o consumo do absorvente para seios acaba aumentando, principalmente nas classes mais altas. Outro fator importante é o aumento do poder de compra das mulheres e a atenção e planejamento que elas estão dando à maternidade’, explica a gestora de Inteligência de Negócios da Cottonbaby, Gabriela Pompeo.

A marca registrou um crescimento de 57% em volume de vendas desse produto de 2019 para 2020.

De acordo com a supervisora de Trade, Marilú Borgonovo, todos esses benefícios serão percebidos pela consumidora.

E serão também indispensáveis na decisão de compra, mas há ainda um fator importante: o custo.

‘O preço na ponta está mais atrativo. Somado ao custo benefício, será bastante decisivo para ampliar as vendas desse item e dos demais itens de maternidade’.

Fonte: Cosmetic Innovation

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/especialista-explica-porque-botox-e-proibido-durante-gestacao-e-amamentacao/

Pesquisadores desenvolvem moléculas que agem no interior da célula da pele e revertem envelhecimento

0

Envelhecimento – Em estudo publicado na revista Antioxidants & Redox Signaling, pesquisadores apresentaram dois novos componentes com mecanismo de ação inovador contra o fotoenvelhecimento, atuando no interior das células da pele para combater os danos solares causadores dos sinais da idade e do câncer de pele É de conhecimento geral que a exposição desprotegida à radiação solar pode causar sérios danos à pele, acelerando o processo de envelhecimento e o surgimento de sinais da idade, além de ser um fator de risco para o aparecimento de câncer de pele.

E a radiação UVA é especialmente preocupante. ‘A radiação UVA pode penetrar na pele mesmo em ambientes fechados, já que atravessa janelas, ativando enzimas que corroem as fibras de colágeno responsáveis por sustentar a pele, resultando no surgimento de rugas e flacidez, além de também danificar o DNA celular, causando mutações que contribuem para o surgimento de câncer de pele’, explica a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética.

‘É claro que é possível prevenir tais danos através da utilização diária de um protetor solar, que permanece na superfície da pele absorvendo a radiação ultravioleta e impedindo que penetre no tecido cutâneo. A questão é que esses produtos agem apenas de maneira preventiva, não sendo capazes de atuar no combate aos danos cumulativos já causados pela exposição solar desprotegida’, afirma a médica. Mas a boa notícia é que uma equipe inglesa de pesquisa da Universidade de Exeter, em estudo publicado em julho na revista cientifica Antioxidants & Redox Signaling, desenvolveu dois compostos (AP39 e AP123) capazes de proteger as camadas mais profundas da pele contra a radiação ultravioleta de maneira inovadora, revertendo e retardando os danos solares que favorecem o envelhecimento cutâneo e o aparecimento de câncer.

Nos experimentos realizados durante o estudo, que foram feitos através da exposição da pele de ratos e de células da pele de humanos à radiação UVA, as moléculas desenvolvidas pela equipe de pesquisa mostraram proteger a pele de forma diferente dos filtros solares tradicionais, penetrando no tecido cutâneo para atuar sobre as mitocôndrias, que geram energia celular, e fornecer um combustível alternativo para as células da pele usarem quando estressadas pela radiação UVA. Como resultado, foi possível observar a ativação de dois mecanismos protetores: a proteína PGC-1 ?, que regula a energia celular, e o Nrf2, um conjunto de genes que atenua o dano UVA à pele e desliga a produção de enzimas que causam danos ao tecido cutâneo e aceleram seu envelhecimento.

‘Certos fotoprotetores e cosméticos contêm ingredientes que protegem as mitocôndrias da radiação ultravioleta. Mas não está claro se estas substâncias são realmente capazes de penetrar nas células da pele. Em contrapartida, esse novo estudo apresenta moléculas que realmente penetram nas células para atuar especificamente sobre as mitocôndrias. E, através da proteção desses componentes celulares, ainda é possível preservar e regular mecanismos responsáveis por controlar a inflamação, proteger as células e prevenir a destruição dos tecidos’, destaca a especialista Apesar de mais pesquisas sobre esses novos componentes ainda serem necessárias antes de seu uso ser amplamente empregado, os resultados do estudo são promissores.

‘Esse trabalho apresenta importantes implicações a longo prazo para a área médica e cosmética, já que esses novos componentes podem ajudar não apenas a retardar e reverter o processo de envelhecimento e o surgimento dos sinais da idade, mas também podem contribuir na prevenção e redução de condições importantes relacionadas à exposição UVA, como o câncer de pele e as alergias solares’, diz a Dra. Roberta. Atualmente, o time da Universidade de Exeter está trabalhando no teste de moléculas e componentes mais novos e potentes capazes de realizar essa mesma tarefa utilizando abordagens diferentes. Estratégias contra o fotoenvelhecimento – Até que mais estudos sejam realizados sobre esses novos componentes, o recomendado é apostar nas medidas já consagradas contra o fotodano causador do envelhecimento da pele, principalmente caso você tenha predisposição a sofrer mais com a ação da radiação ultravioleta.

‘Apesar do sol ser responsável por cerca de 80 a 90% do envelhecimento da pele de qualquer pessoa, alguns indivíduos apresentam ainda maior suscetibilidade ao fotoenvelhecimento, como aqueles que apresentam uma variante do gene MMP1, que promove uma degradação do colágeno oito vezes maior que o normal após a exposição solar’, destaca o geneticista Dr. Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética e diretor geral da Multigene, empresa especializada em análise genética e exames de genotipagem. Esse tipo de traço genético pode ser descoberto através da realização de exames de genotipagem, que, além de apontarem a predisposição ao fotoenvelhecimento, ainda podem ajudar o dermatologista na prescrição de uma abordagem extremamente personalizada e, consequentemente, mais eficaz para o combate aos danos solares. Mas mesmo quem não possui predisposição genética ao fotoenvelhecimento também deve investir em cuidados contra os danos solares, principalmente na fotoproteção.

‘O uso diário de protetor solar é a única maneira de garantir que a pele esteja realmente protegida dos efeitos nocivos dos raios solares, que estão cada vez mais fortes. Mas é importante que o produto possua, no mínimo, FPS 30 e amplo espectro de proteção solar, para combater a radiação UVA e UVB, além de dever ser reaplicado a cada duas horas’, aconselha a Dra. Roberta. Invista também em um produto com proteção contra a luz azul do sol e dos dispositivos eletrônicos. ‘A luz azul também penetra em nossa pele e aumenta a produção de radicais livres, o que favorece o surgimento e o escurecimento das manchas e a acelera o envelhecimento’, completa. Além da fotoproteção, é importante investir também em cosméticos ricos em ingredientes antioxidantes que vão complementar a ação do nosso sistema antioxidante endógeno, principal linha de defesa contra os danos celulares causados pela radiação solar.

‘O sistema antioxidante é responsável por combater os radicais livres, moléculas altamente reativas que, na pele, podem provocar danos celulares, favorecendo o envelhecimento precoce, com aparecimento de rugas, flacidez de pele, manchas e perda de luminosidade, além do câncer de pele. Mas, por conta de um processo metabólico, produzimos mais radicais livres quando expostos a radiação solar, a poluição e hábitos ruins, o que faz com que o organismo não dê conta do recado. Por isso, é fundamental investir nos cosméticos formulados com antioxidantes’, explica a especialista. Opções interessantes de substâncias antioxidantes incluem, por exemplo, a Vitamina E e, principalmente, a Vitamina C. ‘A Vitamina C é um poderoso antioxidante que confere ação reparadora, já que protege a pele contra os estragos da oxidação causada pelos radicais livres, ameniza rugas e linhas de expressão, visto que é um dos fatores essenciais na síntese de colágeno, e ainda é capaz de uniformizar o tom de pele, clareando e prevenindo manchas’, recomenda a Dra. Roberta Padovan. Mas, por fim, é importante ressaltar que, antes de utilizar qualquer produto, o ideal é consultar um dermatologista para receber as recomendações adequadas.

FONTES: *DRA. ROBERTA PADOVAN: Médica Pós-graduada em Dermatologia. Graduada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Medicina Estética e Dermatologia pela INCISA. Com participação regular em congressos, jornadas e cursos nacionais e internacionais, a médica é proprietária de duas clínicas, no no Maranhão e em São Paulo, com diversos tratamentos para saúde e beleza da pele. Além disso, atuou como médica residente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. *DR. MARCELO SADY – Pós-doutor em genética com foco em genética toxicológica e humana pela UNESP- Botucatu, o Dr. Marcelo Sady possui mais de 20 anos de experiência na área. Speaker, diretor Geral e Consultor Científico da Multigene, empresa especializada em análise genética e exames de genotipagem, o especialista é professor, orientador e palestrante. Autor de diversos artigos e trabalhos científicos publicados em periódicos especializados, o Dr. Marcelo Sady fez parte do Grupo de Pesquisa Toxigenômica e Nutrigenômica da FMB – Botucatu, além de coordenar e ministrar 19 cursos da Multigene nas áreas de genética toxicológica, genômica, biologia molecular, farmacogenômica e nutrigenômica.

Fonte: Cosmetic Innovation

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/conbrafarma-integra-gestores-do-pdv-com-farmaceuticos-e-balconistas/

Agência VOA leva prêmio internacional no MUSE Creative Awards com marca de cosméticos vegana

0

O Prêmio MUSE Creative Awards foi criado pela International Awards Associate (IAA) com a missão de homenagear, promover e incentivar a criatividade, fornecendo um novo padrão de excelência, promovendo anualmente uma competição internacional para profissionais criativos que inspiram o mundo com conceitos, ideias e design diferenciados em prol da inovação e transformação dos negócios.

As categorias do Prêmio MUSE se dividem entre Publicidade, Identidade Corporativa, Branding, Marketing, Design de produtos, Fotografia, Experiencial e Imersiva, Marketing Integrado, Programa Estratégico, Marketing de Conteúdo, Responsabilidade Social Corporativa, entre outros.

Por meio da agência VOA foi desenvolvido todo branding da ISZI Cosméticos atrelados ao propósito sustentável de uma marca que não impacta o meio ambiente e contribui para o bom relacionamento com todos os stakeholders envolvidos na cadeia produtiva de valor.

A ISZI Cosméticos é uma marca brasileira vegana de produtos para os cabelos, sem aditivos químicos, dermatologicamente testados e cruelty-free. A premissa dos produtos é celebrar a diversidade dos cabelos femininos, promovendo o autocuidado, a autoconsciência e a possibilidade de escolher o produto certo para cada cabelo. A marca tem como objetivo destacar a beleza interior de cada mulher e seu estilo de vida.

A marca foi criada durante a pandemia do COVID-19 e a inspiração veio da transformação no autocuidado dos cabelos, com produtos que se equiparam à qualidade profissional dos salões de beleza. Durante os primeiros seis meses da pandemia e isolamento social, a ISZI ouviu milhares de mulheres brasileiras para entender o que elas queriam e o que precisavam, para se adaptarem ao ‘novo normal’. Fato é que as mulheres reaprenderam os cuidados com os cabelos e simplificaram suas rotinas diárias em casa.

Entre os destaques dos trabalhos realizados pela agência VOA na concepção da marca, está a criação da primeira campanha da ISZI Cosméticos: ‘Experimente ser livre’.

A campanha estampou outdoors, painéis, mobiliários urbanos, bancas e empenas espalhadas em rodovias, além de pontos estratégicos com grande circulação de pessoas como aeroportos, terminais rodoviários e mídia indoor, nas principais capitais do país.

‘Para nós, essa premiação foi uma notícia maravilhosa. Uma marca tão nova criada no meio de uma pandemia, já ser reconhecida ao lado de marcas globalmente conceituadas mostra que estamos no caminho certo. É um verdadeiro motivo de orgulho para todos nossos colaboradores, que se empenham a cada dia para construir marcas que marcam.’, explica Otto Frossard, um dos fundadores da VOA.

‘Acreditamos que o cabelo faz parte da saúde e do autocuidado feminino, compreendendo que cada cabelo passa por um processo de autoconhecimento e independência. Cada tipo de cabelo é único em cor, textura, composição e estilo, portanto, o potencial de cada um pode ser explorado sem produtos químicos. A parceria com a Agência VOA trouxe a concepção na identidade visual e design como um todo, agregando valor e propósito na construção de uma marca tão atual e relevante.’, finaliza Nato Lombello, CEO da ISZI Cosméticos.

Fonte: Adonline

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/empresarias-apostam-no-crescimento-do-mercado-de-cosmeticos-veganos-no-df/

Primeira edição do Science Talks EMS discute futuro do setor de saúde no Brasil no pós-pandemia

A EMS – maior indústria farmacêutica no Brasil e líder de mercado – realiza entre os dias 16 e 17 de setembro a primeira edição do Science Talks. Com o tema ‘Perspectivas na Área da Saúde no Brasil Pós-Pandemia’, o encontro terá a participação do médico cardiologista e pesquisador em Harvard C. Michael Gibson, o pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz e ex-ministro da saúde José Gomes Temporão, o Professor Titular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ex-secretário do Ministério da Saúde Denizar Vianna, além de outros renomados pesquisadores brasileiros.

Com transmissão online em tempo real, os palestrantes debaterão o futuro do setor de saúde após a pandemia de coronavírus, que tem afetado fortemente o segmento. O encontro discutirá as diferentes estratégias de enfrentamento à doença que foram adotadas ao redor do mundo, quais ações poderão ser reaproveitadas no dia a dia e como possíveis novas pandemias em escala global poderão ser combatidas.

O evento reforça a importância do debate científico e servirá para promover reflexões relacionadas aos impactos e perspectivas da saúde no pós-pandemia, a novas alternativas para preparação de um futuro de forma mais organizada em relação ao tema saúde, no Brasil e no mundo, e à revolução que o setor vivenciou a partir de 2020. A expectativa é reunir entre 3 mil e 5 mil médicos convidados.

A realização do fórum online incentivará o debate de assuntos que possuem extrema importância em 4 tópicos principais, sendo eles: Panorama Atual – Retrospectiva do Século XXI – Em que avançamos nas últimas 2 décadas; Análise Crítica da Economia da Saúde – Mercados Público e Privado; O Papel e Impacto Presente e Futuro nas Indústrias de Saúde: Farma / Plataformas Digitais / Diagnósticos Clínicos Laboratoriais; e Ciência – Tecnologia – Inovação – Desafios e Oportunidades no Mundo Pós-Pandemia.

‘A ciência teve e continua desempenhando um papel importantíssimo no enfrentamento à pandemia de coronavírus no mundo todo, por isso vamos discutir o futuro da saúde, um dos setores mais afetados pela doença no último ano. Temos um grupo de convidados muito especial, reunidos com o objetivo de traçar um panorama do que ainda estamos vivendo e do que conseguiremos aproveitar para o nosso cotidiano, avaliando também possíveis novas pandemias’, afirma Roberto Amazonas, diretor médico-científico e de portfólio da EMS.

A programação completa está disponível no site https://www.sciencetalksems.com.br/.

Fonte: 2A+ Farma

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/conbrafarma-integra-gestores-do-pdv-com-farmaceuticos-e-balconistas/

Skinimalism: produtos multifuncionais e rituais de cuidado com a pele mais curtos são a nova tendência

0

Os dias das longas e complicadas rotinas do skincare inspiradas nas coreanas parecem ter ficado para trás. A pandemia mudou o comportamento das mulheres em relação à beleza e cuidados pessoais e desencadeou a onda do skinimalism, que une skincare e minimalismo, apostando em cosméticos multifuncionais. Uma pesquisa recente da Avon indicou que apenas 10% das mulheres usam mais do que cinco produtos para a pele do rosto por dia. Já 64% das entrevistadas não aplicam mais do que três. A trend também foi apontada pelo Pinterest Business como uma das principais de 2021.

‘Ao invés de um regime caro e complexo, e da aplicação de uma série de produtos com fins específicos, desponta como um novo movimento de skincare o uso de menos itens, com características multifuncionais’, comenta a diretora de marketing da categoria de Face e Corpo da Avon Brasil, Luciana Dávila. ‘Eles satisfazem o desejo do consumidor: tecnologia e ciência, entregando um bom custo-benefício’, completa.

A Avon lançou recentemente o Renew Power Sérum Restaurador, produto multifuncional que potencializa o colágeno e reduz o aparecimento de rugas, deixando a pele visivelmente mais firme em duas semanas. Sua composição não oleosa e de absorção rápida, traz uma combinação de dois ingredientes que visam proteger e maximizar a produção de colágeno: Protinol e Niacinamida – enquanto o Protinol estimula o colágeno por dentro da pele, a niacinamida promove a renovação celular protegendo a perda* desse colágeno na superfície, levando a um resultado combinado ainda mais potente.

O Protinol foi desenvolvido nos laboratórios da Avon, nos Estados Unidos, em parceria com a Universidade de Manchester, após 10 anos de pesquisas. Ele potencializa a produção e equilíbrio do colágeno, principalmente o tipo I e tipo III, sendo o último característico da pele dos bebês, ajudando a preencher e a dar mais elasticidade e resistência para a pele.

O Power Sérum pode ser usado diariamente pela manhã e à noite e faz parte de um ritual simplificado de cuidados com a pele proposto pela marca: o primeiro passo é limpeza, feita com o Sabonete Gel de Limpeza Facial Renew; o segundo é o potencializador diário, com a utilização do Power Sérum; e o terceiro é o cuidado diário, com os cremes para o dia, com FPS25, e para a noite, com poderosos ativos nutritivos, que tratam as necessidades específicas de cada pele (Renew Reversalist, que revitaliza e trata linhas finas; Renew Ultimate, para firmeza e rugas moderadas; e Renew Platinum, para auxiliar no contorno, elasticidade e rugas profundas).

Quando combinado, o uso do Power Sérum com os Cremes, aumenta o colágeno e o protege até cinco vezes mais**. Para completar o ritual, Renew conta também com as Doses Concentradas de Preenchimento Facial Protinol, um tratamento mensal que consiste em 7 ampolas que devem ser usadas durante 1 semana ao mês e que ajudam a restaurar 7 anos de perda de colágeno em 7 dias***, transformando a aparência da pele.

*Baseado em testes com tecido 3D. **Com base em testes em células da pele. ***Baseado em teste in vitro (teste em células de pele em ambiente laboratorial controlado).

Modo de uso dos produtos:

Sabonete Gel de Limpeza Facial Renew

Use diariamente pela manhã e à noite, massageando suavemente sobre o rosto úmido, enxague com água e seque suavemente com uma toalha. Sua pele estará pronta para continuar com o seu ritual de tratamento cosmético Renew.

Renew Power Sérum Renovador

Com a pele limpa, use pela manhã e à noite. Aplique 1 ou 2 porções do produto no rosto, pescoço e colo. Para melhores resultados siga o ritual completo com os Cremes Dia ou Noite da linha Renew. Potencializador e superconcentrado de uso diário. Rende até 300 aplicações.

Doses Concentradas de Preenchimento Facial Protinol

Deve ser usado uma vez por mês (1 ampola por dia, durante 7 dias). Aplique o produto na pele limpa massageando sobre o rosto, pescoço e colo. Em seguida, use o seu creme de tratamento Renew.

Cremes de Tratamento Dia e Noite

Renew Reversalist para revitalizar a pele e tratar linhas finas, Renew Ultimate para firmeza e rugas moderadas e Renew Platinum para contorno, elasticidade e rugas profundas. Use diariamente, após limpar a pele e aplicar o Power Sérum ou as ampolas. Aplique sobre o rosto seco com suaves movimentos de baixo para cima e de dentro para fora. Sobre o pescoço, aplique com suaves movimentos de cima para baixo. Rende até 96 aplicações cada. A ampola pode ser usada de forma alternada com o Power Sérum. Ou seja, as ampolas durante uma semana no mês e o Power Sérum, nas outras três semanas.

O preço sugerido para o Renew Power Sérum Renovador é R$139,90.

Para os cremes Renew Reversalist 30+ dia e noite Reversalist 30+ é de R$78,90 cada. Já o Renew Ultimate 45+ dia e noite tem o preço sugerido de R$82,90 cada. A linha Renew Platinum 55+ dia e noite tem preço sugerido de R$86,90 cada. Para um tratamento com potencializador mensal, as Doses Concentradas de Preenchimento Facial Protinol têm valor sugerido de R$ 144,90.

Os produtos podem ser adquiridos com uma revendedora Avon ou pelo e-commerce (https://www.avon.com.br). SAC: 0800 708 2866, de segunda a sábado das 8h às 20h.

Fonte: 2A+ Cosmética

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/5-tendencias-de-beleza-consciente-que-chegam-com-tudo-em-2021/

Minas vai redistribuir doses de Coronavac ‘sobrando’ para avançar com vacinação

0

O governo de Minas vai redistribuir doses de vacinas contra Covid-19 no Estado para garantir que os municípios consigam avançar com a imunização de adolescentes e doses de reforço, além de completarem a inoculação dos adultos. Com isso, doses da Coronavac que, conforme o chefe da pasta, Fábio Baccheretti, estão ‘sobrando’ em cidades que chegaram à vacinação do público com 18 anos ou mais, serão encaminhadas a outros que não fecharam o ciclo inicial. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa nesta terça-feira (14).

A mudança na distribuição das vacinas ocorre devido à autorização para aplicação dos imunizantes em pessoas com menos de 18 anos – que, por ora, só podem ser inoculados com doses da Pfizer, segundo determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com isso, a ideia é usar a Coronavac em adultos que ainda não foram imunizados no Estado e, as doses da Pfizer, em menores de idade.

Para que municípios recebam doses da Pfizer, o Estado vai exigir, até esta sexta-feira (17), restuição das doses do imunizante do Instituto Butantan. ” A Pfizer só vai chegar quando todas as Coronavac forem redistribuídas. É importante que o município tenha sensibilidade e nos ajude nesse processo”, pontuou Baccheretti.

‘Nós temos cerca de 5,7 milhões de doses disponíveis. E temos 657 mil doses de D1 [primeira dose] para serem aplicadas. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto às regionais, está conversando com cada um dos municípios. Temos 404 que chegaram a 18 anos de forma oficial. Vamos redistribuir as doses de Coronavac paradas, que não podem ser utilizadas para reforço, nem para adolescentes. Ao invés de mandar Pfizer, vamos pegar a Coronavac que está sobrando e passar para os municípios que faltam terminar as doses de 18 anos ou mais’, afirmou o secretário.

Deliberação publicada em 3 de setembro estabelece que os municípios que tiverem reserva técnica da Coronavac deverão formalizar a conclusão da vacinação. Em seguida, disponibilizar as doses.

Fonte: O Tempo – Super Notícia

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/instituto-butantan-vai-substituir-lotes-de-coronavac-interditados-pela-anvisa/

Farmácia de Minas registra longas filas e aglomeração em BH

0

Longas filas e aglomeração. Quem precisou ir até a Farmácia de Minas em Belo Horizonte, na região Centro-Sul da cidade, nesta terça-feira (14), enfrentou até uma hora e meia de espera, para pegar medicamentos. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 2,2 mil pessoas foram atendidas até as 17h. Dessas, apenas 1,7 mil estavam agendadas.

Para quem depende do serviço, a lotação ocorre porque a falta de determinados remédios impede o paciente ou o responsável por ele de ir no dia marcado. Acompanhando o estoque pelo aplicativo MG App, eles se dirigem à unidade imediatamente quando a plataforma indica que houve a reposição do fármaco esperado.

Foi o caso do infografista Nelson Flores, de 52 anos, que esteve na unidade nesta terça para pegar o pramipexol para a mãe, de 80. Portadora da doença de Parkinson, a idosa aguardava há 20 dias pela chegada do medicamento. “Estava marcado para 25 de agosto, mas ela foi e não tinha o remédio. Assim que vi no aplicativo que tinha chegado, fui rápido porque ela precisa dele. Não tem como agendar”, conta o filho.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, 17 medicamentos estavam em falta nas regionais da Farmácia de Minas nesta terça. “A SES esclarece que o status de abastecimento pode variar em cada farmácia do Estado, uma vez que podem ocorrer diferenças particulares, bem como diferenças em relação à distribuição dos itens, como cargas em trânsito, por exemplo”, informou em nota.

Entretanto, a pasta não respondeu se a aglomeração registrada na unidade de BH seria por conta do reabastecimento de medicamentos.

A SES reforçou que “os usuários podem contribuir para o atendimento da Farmácia comparecendo nos dias e horários agendados em seu último atendimento”.

Fonte: Hoje em Dia – Online

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmacias-vao-divulgar-fotos-de-criancas-desaparecidas-no-am-em-cupons-fiscais/

PIB deve crescer 0,5% em 2022 com inflação, juros e dólar mais altos

1

O Itaú adotou projeções mais pessimistas para o crescimento econômico brasileiro tanto em 2021 quanto em 2022, esperando ainda inflação, juros e dólar mais altos do que o estimado anteriormente.

Segundo nova revisão de cenário, o Itaú espera agora que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 5,3% neste ano e apenas 0,5% no próximo, ante estimativas anteriores de 5,7% e 1,5%, respectivamente.

A piora significativa na conta para 2022 é reflexo de expectativa de taxa Selic mais alta à frente, disse o Itaú em relatório assinado por seu economista-chefe, Mario Mesquita.

O banco espera agora que os juros básicos cheguem a 9% ao final do atual ciclo de aperto monetário, ante estimativa anterior de 7,50%.

‘O cenário inflacionário continuou se deteriorando e riscos permanecem elevados’, escreveu o Itaú, citando as pressões representadas pela crise hídrica e pela incerteza fiscal. ‘Nesse contexto, acreditamos que o Copom ainda não enxergará condições para indicar redução do ritmo de elevação da taxa Selic.’

O Itaú espera que o Banco Central anuncie ao longo das próximas reuniões três elevações consecutivas de 1 ponto percentual e uma última alta de 0,75 ponto, de forma que a Selic chegue aos 9% em fevereiro de 2022.

A projeção anterior era que o atual ciclo de aperto levaria a taxa básica de juros a 7,5%.

Também houve revisão para cima nas expectativas de inflação, e o Itaú espera agora que o IPCA suba 8,4% neste ano e 4,2% no próximo. Antes, a projeção era de altas de 7,7% e 3,9%, respectivamente.

‘A inflação permanece pressionada e com alta disseminada’, alertou o banco. ‘As medidas de inflação subjacente seguem rodando pressionadas e acima do compatível com a meta de inflação, tanto em bens, que ainda não mostraram sinais de arrefecimento, quanto em serviços, já com sinais de aceleração em itens mais inerciais.’

A meta de inflação para 2021 é de 3,75% e, para 2022, é de 3,5%, nos dois casos com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Sobre o cenário fiscal, o Itaú destacou um aumento dos riscos em meio à perspectiva de perdas com a reforma do Imposto de Renda, de maiores pressões para aumento do Bolsa Família e das dificuldades de conciliar o cumprimento do teto de gastos com a aceleração da inflação.

Com o aumento das incertezas relacionadas à trajetória das contas públicas somando-se ao cenário já desafiador, o Itaú também elevou suas estimativas para os patamares do dólar.

A moeda norte-americana deve encerrar este ano em R$ 5,00 e o próximo em R$ 5,20 disse o banco, contra previsões anteriores de 4,75 e 5,10, respectivamente.

‘Ainda acreditamos que há fundamentos importantes que justificam a apreciação (do real) em relação aos patamares atuais, entre eles a taxa Selic mais alta e os preços de commodities elevados ? No entanto, as incertezas domésticas (especialmente relacionadas à evolução das contas públicas nos próximos anos) impedem uma apreciação mais expressiva da moeda’, afirmou o relatório.

Fonte: CNN Online (Brasil)

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/com-inflacao-alta-salario-minimo-ja-perdeu-r-62-em-poder-de-compra-em-2021/