Tremor nos lábios: o que posso fazer?

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Tremores são relativamente comuns. É uma condição fisiológica para que o corpo ganhe calor.  Contudo, também existe o tremor essencial, que não tem uma causa definida, mas possui traços familiares. Esse tipo

Tremores são relativamente comuns. É uma condição fisiológica para que o corpo ganhe calor.

Veja também: Como funciona o teste de farmácia? Ele é realmente confiável?

Contudo, também existe o tremor essencial, que não tem uma causa definida, mas possui traços familiares. Esse tipo de tremedeira também não evolui para outros problemas, mas pode piorar com a idade, ansiedade, frio, angústia e medo.

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Por esse motivo, o problema pode causar constrangimento social.

Segundo Acary de Oliveira, professor de neurologia da Unifesp, muita gente confunde o tremor essencial com a doença de Parkinson. “O tremor essencial aparece na ação [como escrever]. O de parkinson aparece no repouso e é mais grosseiro.”

Entre os medicamentos possíveis para o tratamento do tremor estão os betabloqueadores, que são drogas usadas também para tratar pressão alta.

Além disso, a bebida alcoólica também pode ajudar a diminuir os tremores. “Mas não estou dizendo que as pessoas devem beber para parar o tremor”, afirma Oliveira.

Terapias que ajudem no controle emocional, como meditação e tai chi chuan, também podem ser benéficas.

Tremor devido a distonia orofacial

No geral, o tremor nos lábios não indica nenhuma doença grave. Apesar disso, ele pode ser sinal da distonia orofacial, uma das doenças dentro do grupo de distonia focais. De origem genética, essas doenças se caracterizam por contrações musculares localizadas.

O início desse tremor, que costuma ocorrer já na fase adulta, usualmente sequer é notado. Mas, com o passar do tempo, o quadro pode se agravar, levando a dores musculares e até mesmo a expansão dos sintomas para outras musculaturas.

Dentre as distonias focais, a orofacial é a responsável pelo temor que pode atingir mandíbulas, língua, boca e lábios, ocorrendo nos músculos da região inferior do rosto. Essa condição, se não tratada pode levar a dificuldade em algumas tarefas do cotidiano, como:

  • Abrir a boca
  • Articular palavras
  • Deglutir alimentos
  • Mastigar

Qual o tratamento?

Vamos falar agora sobre como tratar o tremor nos diversos gatilhos que podem gerar essa reação involuntária. Para controlar os causados pelo estresse ou ansiedade, você pode achar de grande ajuda passar por terapias de controle emocional.

Evitar o estresse sempre é uma boa pedida. Você pode, dentro da sua rotina, inserir algum tempo para atividades relaxantes, como:

  • Ouvir música
  • Passar mais tempo amigos e familiares
  • Reduzir a cargo de trabalho

Agora, para o alívio do desconforto causado pela distonia orofacial, existem outros tratamentos. O Botox, conhecido tratamento estético, é um deles. O sintoma pode ser aliviado quando a toxina botulínica é aplicada nos músculos afetados.

Um relaxante muscular também pode ser indicado por um profissional da saúde. Agora, se você não deseja um tratamento químico, você pode partir para atitudes como alongamentos, massagens e fisioterapia na região acometida pelo sintoma.

Um procedimento cirúrgico só será indicado em casos mais graves. A cirurgia em questão seria a implantação de eletrodos em uma parte do cérebro e também no peito. A partir do procedimento, o cérebro então será estimulado por esses implantes.

Mas, lembre-se, antes de partir para qualquer tratamento, converse com um profissional da saúde.

Fonte: Folha de S. Paulo Online e Redação Panorama Farmacêutico

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Redes associadas à Farmarcas crescem 29% em 12 meses

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As redes associadas à Farmarcas fecharam o mês de agosto com crescimento de 28,84% em faturamento, para R$ 4,38 bilhões, sendo que, 12 meses antes, o valor era de R$ 3,40 bilhões. Segundo a Associação, todas as empresas têm investido em processos de digitalização, desde o contato com os consumidores, até processos da central administrativa, e este fator contribui para o crescimento. Atualmente, a Farmarcas administra 11 redes, em sua maioria compostas por drogarias de pequeno e médio porte.

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Fonte: Canal Executivo Blog

Coop Drogaria inova em serviços farmacêuticos e faz avaliações gratuitas

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Com a missão de reforçar ainda mais a promoção de saúde e bem-estar, a Coop Drogaria colocou em operação um serviço diferenciado para seus cooperados e clientes da unidade andreense, localizada na Avenida D. Pedro II, 217 – Bairro Jardim.

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Por meio de uma parceria da Coop com o Laboratório Neo Química e a Ponto Care, a drogaria, que acabou de passar pelo processo da nova identificação de marca, conta com uma sala de atendimento farmacêutico denominada de NeoCare, onde são entregues aos clientes uma ampla linha de testes rápidos e de vacinas que integram o Programa Nacional de Imunização (PNI).

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Dividida em dois ambientes, a sala de atendimento farmacêutico acompanha as normas de segurança exigidas pela Vigilância Sanitária, além de oferecer conforto e privacidade. Cinco farmacêuticos capacitados para aplicação de vacinas, sendo dois deles também pós-graduados em prescrição farmacêutica e farmácia clínica, operam o serviço, que tem funcionamento 24 horas, mediante agendamento.

Na linha da prevenção, o novo serviço oferece testes de glicemia, detecção do vírus HIV e da hepatite C e PSA da próstata, por exemplo. Estão disponíveis também testes voltados para o monitoramento do colesterol e do perfil lipídico, da dependência de nicotina e dos níveis de ansiedade, depressão e estresse.

Para a saúde da família são mais de 20 serviços, desde atenção primária até aqueles que demandam acompanhamento especializado, com foco na atenção multiprofissional, envolvendo médico, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, entre outros. Os acompanhamentos especializados são ofertados para pessoas que precisam de cuidado contínuo e auxílio para a adesão correta ao tratamento, sendo medicamentoso ou não.

Até o fim deste mês, a Coop Drogaria disponibilizará algumas avaliações gratuitas para seus cooperados e clientes. Nesta semana, até 19 de setembro, serão realizadas avaliações de ansiedade; entre os dias 20 e 26, avaliações corporais completas e, na semana de 27 a 30 de setembro, avaliações de depressão.

A Coop Drogaria também realizará até o dia 10 de outubro teste de perfil lipídico para verificação dos índices de colesterol e triglicerídeos com preço reduzido. Para as avaliações e os testes, é necessário fazer previamente o agendamento pelo WhatsApp (11) 95306-3895.

Fundada no ABC Paulista há mais de 30 anos, a Coop Drogaria tem uma base ativa de mais de 900 mil associados e está em pleno processo de expansão, com 79 unidades atualmente.

Fonte: TV Mais ABC

COVID-19: no momento, 3ª dose da vacina não é necessária para público geral, diz estudo

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O jornal The Lancet, especializado em divulgação de pesquisas científicas, publicou, nesta segunda-feira (13), o resultado de um estudo que avaliou a necessidade de reforço dos imunizantes contra a COVID-19.

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A pesquisa foi realizada com a participação do Food and Drug Administration (FDA), uma instituição estadunidense que trabalha com o controle de alimentos, suplementos, medicamentos e outros produtos, de forma semelhante à atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

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Conforme os dados analisados, chegou-se à conclusão de que a terceira dose das vacinas não é indicada para todas as pessoas, pelo menos por enquanto. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também fez parte do levantamento que confirma o que já vem sido dito há algum tempo.

As vacinas, mesmo que apenas com duas doses, já bastam para evitar casos graves da doença e a necessidade de internamento, mesmo passados meses da aplicação.

Eficácia em longo prazo das vacinas contra a COVID-19

Ainda que a eficácia das vacinas diminua com o tempo, os pesquisadores afirmaram que, em relação à proteção contra os casos graves da doença, o imunizante tende a continuar fazendo efeito. Os pesquisadores informaram, então, que não há necessidade da dose de reforço, pelo menos não na atual conjuntura da pandemia.

De qualquer forma, eles afirmam que, caso surja alguma variante mais forte ou se houver novos estudos a respeito de uma redução da imunidade proporcionada pela vacina, novas diretrizes sobre a terceira dose serão divulgadas. A aplicação da dose de reforço, antes do intervalo necessário, pode provocar miocardite, uma doença cardíaca inflamatória, além dos efeitos colaterais já conhecidos.

Em agosto, o plano de imunização do FDA recomendava uma terceira dose após oito meses da segunda aplicação das vacinas da Moderna e Pfizer. No entanto, a medida vem recebendo críticas de outros especialistas.

Nesse último estudo divulgado recentemente pelo The Lancet, a conclusão foi a de que a dose de reforço pode não ser indicada para todas as pessoas, especialmente pacientes transplantados, portadores do vírus do HIV ou quem está em tratamento contra o câncer.

Fonte: Tudo Bahia

Marau ganha nova loja da Rede de Farmácias São João

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Com um diferencial que só as Farmácias São João compatíveis, foi inaugurada uma nova filial em Marau / RS, na manhã desta terça-feira, 15 / . A loja está localizada na Avenida João Posser, 153, Centro. Com este novo empreendimento são quatro unidades atendendo a população marauense. A nova loja possui estacionamento amplo e tele entrega para melhor atender a comunidade.

Marau foi uma das primeiras cidades que visitada filial das Farmácias São João, no ano de 1999. Atualmente, a Rede, que é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior do Sul (RS, SC e PR), está expandindo o número de lojas, modernizando uma estrutura e o atendimento aos clientes.

O fundador e presidente, Pedro Henrique Kappaun Brair, registro o início de suas atividades neste ramo quando, no ano de 1979, inicia com uma modesta farmácia no município de Campo Novo. ‘Somos um estabelecimento de saúde, com mais de quatro décadas de muita dedicação e trabalho para sempre oferecer o melhor na questão de estrutura, serviços e preços oferecer. Empreendemos com a missão de cuidar de maneira equilibrada e responsável pela saúde das pessoas. O trabalho é uma dádiva e servir é a melhor oportunidade que temos ‘, ressalta o presidente.

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A filial inaugurada em Marau é completa e oferece uma variedade de serviços farmacêuticos, com duas salas para atendimentos, disponibilizando testes rápidos para detecção de covid – 19, aplicativo de injetáveis, além de seleção de pressão arterial e teste de glicemia. Os clientes vão encontrar uma linha completa de medicamentos, mix de produtos dermocosméticos, conveniência em uma estrutura moderna e com bons preços.

‘O município de Marau está muito feliz com a inauguração de uma nova loja das Farmácias São João, porque isso representa mais empregos, mais renda e a possibilidade de investimentos também em outras áreas importantes como a social. Isso mostra o desenvolvimento da nossa cidade, atrair uma empresa como a Rede de Farmácias São João, com mais uma unidade aqui no município, é sinal de que temos potencial, de que estamos crescendo e temos a certeza de que esta parceria vai dar muitos resultados para nossa comunidade marauense no que diz respeito a saúde e também outras áreas ‘, afirma Iura Kurtz, prefeito de Marau.

Uma coordenadora regional, Taise Frigo, destacou a expectativa dos moradores e frisou a importância da geração de empregos. ‘Era algo muito esperado pela comunidade, uma filial neste ponto da Avenida João Posser. A loja possui uma boa localização na saída para Passo Fundo, com um fácil acesso e estacionamento exclusivo. Buscamos sempre agregar às comunidades onde estamos inseridos, a geração de empregos e famílias com uma nova renda ‘, destaca Taise.

A São João também é responsável por ações sociais. Com a pandemia elas foram intensificadas. Na inauguração da nova filial, a Rede fez a doação de 6 toneladas de alimentos ao município, com a intenção de amenizar os impactos causados ??pela pandemia.

Estrutura da loja

Na nova filial os consumidores podem parcelar as compras em até 6x com o crediário próprio da empresa, o Crédito Fácil São João. Para quem prefere comprar sem sair do conforto de casa, a Rede tem loja virtual e aplicativo móvel. É através do site saojoaofarmacias.com.br e App Farmácias São João.

Horário de atendimento

A loja atende de segunda a sábado das 07tem 22 he aos domingos e feriados das 09 h às 07 ele das 14tem 19 h. A equipe também está disponível pelo telefone e whatsapp, para entrar em contato o número é (54) 99650 – 5606.

Fonte: Tua Rádio

LGPD nas farmácias: adequação do setor às novas normas deve seguir algumas particularidades

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São várias as atividades do dia a dia que exigem o fornecimento de dados pessoais como requisito para o acesso a determinados produtos ou serviços. Muitos desses dados são solicitados porque existem leis que assim determinam. Outros são coletados por livre vontade da empresa, que tem interesse na melhoria dos seus produtos ou serviços oferecidos.

Em vigor desde setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está se tornando popular. Por isso, é comum que os titulares estejam cada vez mais bem informados sobre os direitos relacionados aos seus dados, como constatou a pesquisa realizada pelo Serasa Experian que evidenciou o aumento no número de pessoas que declararam somente cederem os seus dados pessoais com a condição de que as empresas expliquem o que farão com eles1.

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Pelo fato de coletar vários dados pessoais (nome, CPF, telefone, endereço e outros), inclusive dados pessoais sensíveis (relacionados à saúde), o ramo farmacêutico acaba chamando a atenção dos consumidores com relação à proteção de dados oferecida pela nova lei. Mesmo que o consumidor adquira um simples lencinho de papel na farmácia, acaba tendo que informar pelo menos seu número de CPF. E aí surge a dúvida: ‘o que será feito com este dado?’.

Sobre as obrigações legais das farmácias

Existem casos em que a farmácia é obrigada a coletar dados pessoais dos seus clientes, conforme determinado pela Portaria nº 344 de 1998 da ANVISA. Por exemplo, no caso da compra de medicamentos que possuam como base substâncias entorpecentes, psicotrópicas, retinóicas para uso sistêmico e imunossupressores. Estes somente podem ser comercializados mediante o fornecimento de nome, número do documento de identificação, endereço completo e telefone do comprador, obrigando as farmácias a coletar essas informações dos seus clientes.

Por outro lado, produtos de perfumaria e higiene, por exemplo, não estão amparados por essa mesma obrigação legal. Nestes casos, é comum que as farmácias solicitem e armazenem dados pessoais bem como o histórico de compras apenas para traçar perfis e preferências, a fim de oferecer descontos e ofertas personalizadas aos clientes. É comum, inclusive, usar os dados para direcionar campanhas de Marketing de acordo com cada pessoa. Nestes casos, é necessária a obtenção do consentimento do consumidor, deixando-o ciente da finalidade da coleta dos dados solicitados.

Preocupado com essa obtenção de dados pelas farmácias, o Deputado Alex de Madureira (PSD) apresentou o Projeto de Lei nº 1212 de 2019 que foi convertido na Lei estadual nº 17.301 de 2020. A referida norma proíbe as farmáciasdrogarias de exigir o CPF do consumidor no ato da compra, sem informar de forma adequada e clara sobre a abertura de cadastro ou registro de dados pessoais e de consumo, que condicionam a concessão de determinadas promoções.

Segundo o deputado, no Estado de São Paulo, nada se vende hoje sem o fornecimento do CPF do consumidor, sendo nítida a intenção de captar esse dado. Para ele, ‘a abusividade revela-se gritante e ofensiva aos direitos básicos do consumidor conforme está prevista nos artigos 43, parágrafo segundo e 56 do Código de Defesa do Consumidor’2. O Estado foi o pioneiro nessa tratativa em relação às farmácias.

Por sua vez, Francisco Rodrigues, representante jurídico da Associação Brasileira de Redes de FarmáciasDrogarias (Abrafarma), explica que ‘tudo o que envolve coleta, produção, uso, acesso, arquivamento, compartilhamento e exclusão de dados dos pacientes deverá passar por uma readequação’. Para ele, as empresas devem ajustar suas estruturas comerciais e de tecnologia da informação, além de estarem 100% alinhadas com seus departamentos jurídicos. Afinal, quem não estiver preparado poderá ser multado3.

Adequar-se às normas de proteção de dados não é uma tarefa fácil para o ramo farmacêutico. A LGPD não impede nenhuma empresa de realizar o tratamento de dados dos consumidores, mas estabelece que a coleta seja precedida de transparência, para que o cliente saiba com quem seus dados são compartilhados e o que, de fato, é feito com eles.

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Tratando-se de uma tarefa trabalhosa, é importante que as farmácias contem com um escritório de advocacia especializado na área e com um departamento de TI com foco em segurança da informação, para que a adequação à LGPD seja realizada de forma correta.

Lucélia Bastos Gonçalves Marcondes é advogada, consultora Jurídica e atuante em Proteção de Dados.

Fonte: Revista Ações Legais

Grupo MB Farmácias inaugura nova loja em Catuípe, com espaço amplo e moderno

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A nova loja do Grupo MB foi inaugurada nesta terça-feira (14), em Catuípe. Trata-se da filial 50 da rede, e está localizada na esquina da Avenida Rio Branco, ao lado da Ela Bela.

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O ato foi prestigiado pelo fundador e presidente da rede, Éder Fernandez, pelo prefeito de Catuípe, Joelson Baroni, demais autoridades e lideranças convidadas.

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O novo prédio, amplo e moderno, confirma uma tendência que vem sendo adotada pelo Grupo MB.

Um dos destaques do novo espaço é o estacionamento exclusivo para os clientes.

Um mix de produtos diferenciados e completos esta à disposição. Linha de cosméticos completa e acessórios, além do atendimento farmacêutico especializado, com amplo espaço, garantindo maior qualidade e comodidade no atendimento às pessoas.

O prefeito Baroni, deu as boas-vindas ao novo empreendimento e destacou o bom momento vivenciado pela cidade.

O presidente do Grupo, empresário Eder Fernandez, falou do potencial da cidade e de mais um investimento do grupo.

A empresária Marivani Fernadez, natural de Catuípe falou da emoção de investir na cidade natal.

Para marcar a data, a MB Farmácias está com várias ofertas especiais de inauguração, com preços especiais em papel higiênico, leite, perfumaria em geral.

Outra vantagem para os clientes é o crediário facilitado ofertado pela MB Farmácias, precisando que a pessoa apresente apenas a carteira de identidade e o CPF, ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação), realizando o cadastro na hora e o cliente podendo parcelar suas compras, sem juros.

Fonte: Radio Aguas Claras

CFF aborda remuneração, insalubridade e direitos na campanha do Dia Internacional do Farmacêutico

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Valorize o farmacêutico! Ele sempre escolhe o melhor caminho para garantir o seu bem-estar. Essa é a mensagem principal da campanha lançada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) nesta terça-feira, 2/09, em homenagem aos profissionais da Farmácia, pelo Dia Internacional do Farmacêutico, cuja data comemorativa é dia 25 de setembro, e ao Dia Nacional do Farmacêutico, lembrado no dia 20 de janeiro. A intenção é ir além da campanha, estimulando em paralelo, um movimento pela garantia de direitos e prerrogativas do farmacêutico, como salário digno e insalubridade, como garantias do exercício ético e de qualidade.

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O público-alvo são farmacêuticos, autoridades constituídas nas áreas de interesse da campanha e a população em geral. Ações estratégicas vão estimular o envolvimento da categoria, como o lançamento do hotsite valorizeofarmaceutico.cff.org.br (em breve) e das hashtags #ValorizeoFarmacêutico e #CuidadoParaQuemCuida. Haverá também o lançamento do Observatório da Profissão Farmacêutica, para subsidiar as ações dos conselhos de Farmácia na busca de solução dos gargalos da profissão. Por meio do Observatório será realizada a 2ª edição da pesquisa o Perfil do Farmacêutico no Brasil. Os dados serão divulgados no Dia Nacional do Farmacêutico, 20/01.

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Dentre as ações da campanha, ainda, também está prevista a criação do Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais no CFF e fomento à reprodução dessas estruturas nos CRFs; Convocação do Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica (para outubro); e realização de atos políticos pela Valorização da Profissão Farmacêutica na Semana do Farmacêutico, em Brasília, dia 22/09.

A peça que inaugura a campanha traz a imagem de dois farmacêuticos vestidos de jaleco branco, posicionados de pé e de costas, o que representa o caminho que ele irá escolher e remete a uma ideia de oposição entre o que o farmacêutico faz, representa, e o que a população deve fazer para valorizar o farmacêutico. A representação do cenário também se divide em dois lados opostos. O esquerdo, um ambiente de trabalho do farmacêutico, é o lado da atuação. O direito, a imagem de um posto de trabalho abandonado, simboliza o lado da luta, representando também a necessidade da valorização pela população.

O conselheiro federal de Farmácia pelo Paraná, Gustavo Pires, explica que o diferencial dessa campanha em relação às outras já realizadas é que se criou uma forma distinta do habitual para parabenizar o farmacêutico. ‘Por meio de todas as ações que desenvolvemos para serem realizadas até o dia 20 de janeiro de 2022, estaremos mostrando a importância de nossa atuação, com peças publicitárias veiculadas em nossas redes sociais, mas também teremos as ações práticas. Pensamos essa campanha em busca de valorização profissional pela população e, por meio desses exemplos claros, também queremos mostrar que o Conselho Federal de Farmácia escuta os anseios da categoria e busca soluções’.

Fonte: Comunicação do CFF

Teuto lança o genérico propofol

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O mais completo parque farmacêutico da América Latina, o Teuto, lança o genérico propofol, que é indicado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Isto significa que o medicamento faz com que o paciente fique inconsciente (adormecido) ou sedado durante operações cirúrgicas ou outros procedimentos, sendo um produto voltado para o mercado hospitalar e proibido a comercialização em farmácias.

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A apresentação pode também ser usada para a sedação de pacientes adultos ventilados que estejam recebendo cuidados de terapia intensiva. Além de ser usado para sedação consciente para procedimentos cirúrgicos e de diagnóstico. O genérico é um agente anestésico intravenoso de curta ação, sendo adequado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos.

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O propofol é um agente de anestesia geral de curta duração com rápido início de ação de, aproximadamente, 30 segundos. O medicamento deve ser administrado por profissional de saúde treinado em técnicas de anestesia (ou quando for o caso, por médicos treinados em cuidados de pacientes em terapia intensiva).

Lançamentos

Solução completa em saúde, o Laboratório Teuto, que há mais de sete décadas é sinônimo de qualidade e confiança, alcançou recentemente a marca de 17 produtos considerados como ‘Medicamentos/Apresentações de Referência’. O reconhecimento dos produtos é realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que divulga em seu site (www.portal.anvisa.gov.br/registros-e-autorizacoes/medicamentos/produtos/medicamentos-de- referencia/lista) a lista completa dos medicamentos.

Atualmente, a companhia possui mais de 750 apresentações de medicamentos, entre medicamentos de referência, genéricos, genéricos de marca (similares equivalentes – EQ’s), MIP’s (medicamentos isentos de prescrição), linha hospitalar, suplementos alimentares, cosméticos e produtos para a saúde. Nos próximos anos, está programado o lançamento de mais de 220 novas apresentações.

Fonte: Pfarma

Em um ano, varejo farmacêutico cresce 14,69% e bate R$ 66 bi

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De agosto de 2020 até julho deste ano, o setor varejista farmacêutico brasileiro faturou R$ 66,07 bilhões. As informações são do Portal Giro News. Segundo a publicação, ‘o valor representa crescimento de 14,69%, conforme levantamento feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA), divulgado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). O setor somou 2,81 bilhões de produtos farmacológicos comercializados em 910 milhões de operações nos últimos 12 meses.’

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/conbrafarma-integra-gestores-do-pdv-com-farmaceuticos-e-balconistas/

Já as vendas da Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (que reúne hoje a Melhor Compra, Soma Drogarias, Universal Farma, Multifarma, Small Farma, Usifarma, Ellomais, Facilite, Supermais, Farmacerta, Redemed, Preço Justo e Acofarma), no trimestre de maio a julho, cresceram 7,1% em valores, comparativamente ao trimestre anterior (fevereiro a abril), totalizando mais de R$ 821 milhões, conforme dados da IQVIA. A meta é ter 4 mil PDVs até o final de dezembro. Em unidades, no trimestre de maio a junho, foram 48 milhões, crescimento 4,7% maior do que os três meses anteriores.

Fonte: Monitor Mercantil