Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

‘Lockdown’ em Franca, SP, paralisa produção de itens de higiene para hospitais, diz diretor de indústria

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O ‘lockdown’ decretado pela Prefeitura de Franca (SP) para tentar frear o avanço da Covid-19 paralisou a produção de itens de higiene para hospitais e drogarias nesta segunda-feira (7), diz Luiz Roberto Magrin Filho, diretor da indústria que fabrica esses produtos na cidade.

No início das restrições, a fábrica conseguiu uma liminar na Justiça de Franca, que foi suspensa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) na sexta-feira após a Prefeitura recorrer. A indústria entrou com agravo de instrumento e aguarda nova decisão.

Dentre os produtos com produção parada estão máscaras, álcool em gel e kits de higiene para pacientes internados, como xampu e sabonetes.

“A demanda está grande, os hospitais estão ligando, clínicas ligando, e a gente não pode atender”, afirma Magrin Filho.

O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Franca e aguarda posicionamento nesta segunda-feira.

Impactos

Segundo ele, por dia, a empresa, que opera com 130 funcionários e reduziu o quadro para 112 para possibilitar um maior distanciamento durante as restrições, é capaz de fazer entre 100 mil e 140 mil itens.

Até quinta-feira (10), último dia do ‘lockdown’ na cidade, quase 500 mil pessoas podem ser afetadas com a produção parada, segundo Magrin Filho

‘Quase meio milhão de itens, quase meio milhão de pessoas sem serem atendidas por causa de 100 funcionários em casa. É essa matemática que estou questionando’, afirma.

O diretor diz que mantém contato com o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) quase todos os dias e ofereceu, como doação, 50 mil frascos de tubo de álcool em gel para distribuição na cidade. Segundo ele, o pedido ainda não teve resposta.

Eu acho realmente um absurdo. Se há preocupação com a vida, tinha que estar distribuindo o álcool gel. Está pronto, na fábrica. Os frascos estão prontos. E eu não tive retorno até o momento.

A Prefeitura foi procurada pela reportagem, mas ainda não se posicionou.

Há 15 anos em Franca, o diretor conta que essa é a primeira vez que a fábrica precisa fechar as portas. ‘O sentimento é uma amargura, você perde um pouco a confiabilidade no que está sendo feito, o rumo que as coisas estão tomando. A gente precisa de solução. A gente não precisa causar problema onde não tem problema’, diz.

Pandemia em Franca

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Franca soma 31.597 conformações de coronavírus e 714 óbitos.

Os leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) destinados ao tratamento contra a Covid-19 estavam com 91,5% de ocupação, sendo 97 internados em 106 vagas na noite de domingo (6), data da última publicação.

UTI pública: 59 vagas / 58 internados: 98,3% de ocupação

UTI particular: 47 vagas / 39 internados: 83% de ocupação

UTI pública: 59 vagas / 58 internados: 98,3% de ocupação

UTI particular: 47 vagas / 39 internados: 83% de ocupação

Nas enfermarias, a ocupação era de 89,7% na noite de domingo, com 61 pacientes internados em 68 leitos disponíveis.

Fonte: G1.Globo

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/justica-autoriza-reabertura-de-farmacias-e-drogarias-em-franca/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress