Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Maternidade suspende atendimentos de emergência temporariamente

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Os atendimentos de emergência foram suspensos, temporariamente, na Maternidade Climério de Oliveira, em Salvador, a partir de terça-feira (5), segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

A unidade de saúde, que é vinculada à Universidade Federal da Bahia (UFBA), fica no bairro de Nazaré. De acordo com a Sesab, a suspensão do serviço na emergência se deve a uma reforma que será realizada na estrutura física da maternidade.

A previsão é que o atendimento seja retomado no setor, gradativamente, em 15 dias em outra estrutura que está sendo montada para o atendimento às gestantes.

A Sesab orienta que as gestantes busquem informações nas unidades de saúde onde fazem o pré-natal para saber qual a maternidade de vinculação para o momento do parto. A Secretaria informou, ainda, que as grávidas do interior do estado devem buscar assistência ao parto nos municípios em que moram. Em caso de gravidez de alto risco, as gestantes devem buscar atendimento por meio da Central Estadual de Regulação.

Hospital São Rafael inicia atividades da nova Unidade de Emergência

O Hospital São Rafael (HSR) abre ao público, nesta segunda-feira, 04, a nova Unidade de Emergência Adulto (UEA), com capacidade de atendimento dobrada. Totalmente reformada, a unidade passou por ampliação na infraestrutura e por readequação de fluxo, visando maior agilidade no atendimento e melhor acolhimento de pacientes e acompanhantes, além de receber novos equipamentos e mobiliário.

A nova unidade terá capacidade para atender até 300 pacientes ao dia, com tranquilidade e conforto, enquanto na anterior essa média era de cerca de 140 atendimentos/dia, visto que ampliou o número de consultórios de cinco para nove e passou a contar com um moderno núcleo de assistência ortopédica, com salas intercambiáveis, além de quatro ambientes de recepção e espera para pacientes e acompanhantes, organizados separadamente, visando contemplar as necessidades específicas dos pacientes, à medida que avançam nas etapas da linha do cuidado. Outro benefício é que a nova estrutura permitiu a ampliação do número de poltronas para medicação que passaram de 12 para 18 unidades, podendo chegar até 24, permitindo o atendimento simultâneo de um número maior de pacientes, sem prejuízo no tempo de espera.

Esta unidade contempla ainda uma sala exclusiva para o paciente em reavaliação, enquanto aguarda o resultado de seus exames. Inovações que representarão ganhos para o paciente, em termos de conforto, acolhimento e humanização durante todo o processo de atendimento.

De acordo com o coordenador da unidade, Peter Jacobs, a agilidade e a priorização dos pacientes graves e referenciados, conduzidos por serviços de ambulância foi um dos fatores determinantes na concepção do projeto da nova emergência, que conta com uma ala específica e acesso diferenciado para esse tipo de público. “Temos 5 leitos focados na estabilização rápida e seguimento de protocolos pois, a depender do quadro do paciente, o tempo é crucial para evitar sequelas, a exemplo dos acidentes vasculares cerebrais, os infartos agudos do miocárdio, dentre outros, e, por isso, a criação de protocolos específicos para esse tipo de cuidado faz toda a diferença”, pontua o coordenador.

Agilidade e Acolhimento

Planejada para atender confortavelmente a atual demanda, mas já vislumbrando o crescimento da população da região, a nova emergência adulto passou por ampliação no número de guichês da recepção, que irá permitir o atendimento de até 50 pacientes por hora. “A nossa UEA é uma unidade de emergência complexa, que dispõe de recursos humanos e tecnológicos necessários e suficientes para que se possa atingir as metas no cuidado do paciente agudamente enfermo ou dos que cronicamente enfermos necessitam de suporte. Com essa nova estrutura, poderemos prestar esse atendimento com mais agilidade e com o acolhimento que o paciente e seu familiar anseio nesses momentos que, por si só, já causam apreensão e fragilidade”, ressalta o médico.

A Unidade de Emergência Adulto do Hospital São Rafael está estruturada para funcionar em regime de plantão de 24h, com médicos clínicos de diferentes especialidades, cirurgiões e ortopedistas, além do time de especialistas de sobreaviso, acionados de acordo com a necessidade. Das 7 da manhã às 19h, a unidade dispõe de um neurologista no local, que conta com todo o suporte da UTI Neuro, inaugurada no ano passado.

Clériston Andrade realiza quarta captação de órgãos em 2017

Uma equipe do Rio de Janeiro, em parceria com o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), de Feira de Santana, realizou na tarde deste sábado (02/09) uma captação de órgãos (rins, fígado e córnea) de um paciente de 48 anos que teve morte cerebral na UTI do HGCA, no dia 31 de agosto de 2017.

De acordo com a enfermeira referência da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOT) e Organização à Procura de Órgãos (OPO), Ana Andréa Pinho, a atitude da família demonstrou amor ao próximo. “Para mim é algo de valor imensurável, visto que os familiares, no momento de dor, conseguiram pensar em outras pessoas que estavam necessitando”, afirmou.

Esta é a quarta vez que o procedimento acontece este ano em Feira de Santana. Para esta captação o hospital envolveu uma grande equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos especialistas em transplante, assistente social e maqueiros. Todos na corrida para salvar os órgãos que foram doados para cinco pacientes em diferentes estados brasileiros. O fígado captado foi para o Rio de janeiro, os rins para o Rio Grande do Sul e as córneas para o Banco de Olhos da Bahia.

Vale lembrar que o HGCA está com uma programação especial este mês em alusão ao “Setembro Verde”, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Atividades educativas serão realizadas em escolas, faculdades e hospitais através da Organização à Procura de Órgãos (OPO) e da Organização à Procura de Córneas (OPC).

Creasi divulga programação de sessões científicas

Realizadas pelo Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do idoso (Creasi), através do seu Núcleo de Educação Permanente, as Sessões Científicas acontecem semanalmente na sala de aula da Unidade, contemplando um ou mais dias na semana, a depender da demanda das pesquisas e atividades realizadas.

Durante o mês de setembro, a programação começará hoje (05), às 11h, com apresentação dos resultados da pesquisa “Avaliação da imagem postural em idosos com Parkinson, desenvolvida por Milena Velame Deitos, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). No quarta-feira (06), a unidade fará apresentação dos seus indicadores, onde serão expostos dados sobre atendimento ambulatorial, programa de medicamentos e produção administrativa.

Na semana seguinte, o Creasi dará início a programação de sessões científicas especiais em alusão ao Dia Mundial da Doença de Alzheimer, com 3 encontros. No primeiro (13), recebe o Doutor em Psicologia, Neander Abreu, professor adjunto do Instituto de Psicologia da Ufba e presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, para abordar “Cognição: Um olhar sobre a funcionalidade do idoso”; no segundo (20), a geriatra Josecy Peixoto tratará do tema “Cuidados paliativos” e para finalizar (27), o Doutor em Linguística, Marcus Vinícius Borges Oliveira, professor do curso de Fonoaudiologia da Ufba, falará sobre “Linguagem e memória”.

As Sessões Científicas são o momento em que a unidade proporciona à sua equipe de colaboradores a oportunidade de debater temas relacionados com o envelhecimento, conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas no Centro e discutir casos clínicos.

O Creasi disponibiliza vagas aos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado da Bahia, as inscrições são limitadas e podem ser realizadas através do e-mail creasi.comunicacao@saude.ba.gov.br , explicitando no assunto “Inscrição – Sessões Científicas”. Maiores informações através do telefone (71) 3270-5815.

Fonte: Municípios Baianos

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress