Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Medicamento para TDAH ganha 1ª versão genérica

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

MEDICAMENTO PARA TDAHMedicamento genérico, genérico da Pharlab, TDAH, dimesilato de lisdexanfetamina, genérico do Venvanse
Foto: Divulgação

O dimesilato de lisdexanfetamina, medicamento para TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, acaba de ganhar a primeira versão genérica no país. A produção tem início neste mês por meio da Pharlab, farmacêutica mineira que integra desde 2012 a divisão de genéricos do grupo francês Servier.

Comercializado até então no Brasil com a marca Venvanse, o fármaco desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda teve a patente expirada no último domingo, dia 2 de junho. Desde 2010 o remédio tem aval da Anvisa para o controle do TDAH.

O genérico da Pharlab pode ser determinante para ampliar o alcance do tratamento e a adesão dos pacientes. Por lei, o produto será 35% mais econômico em relação ao medicamento de referência, cuja caixa com 28 unidades apresenta custo em torno de R$ 400 a R$ 500. O fármaco será comercializado em 30 cápsulas com três concentrações – 30 mg, 50 mg e 70 mg.

“O medicamento genérico tende a suprir consideravelmente a atual deficiência de acesso e diminuir o preço em curto a médio prazo, principalmente em função da aceitação dos genéricos no país e da capilaridade proporcionada pelo varejo farmacêutico”, projeta Eduardo Martins, presidente do laboratório.

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o número de casos de TDAH varia entre 5 e 8% em nível mundial. De acordo com o Ministério da Saúde, é caracterizado principalmente por três sintomas – desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Genérico do medicamento para TDAH foi 100% desenvolvido no Brasil

Seis anos foram necessários para viabilizar a aprovação do genérico do medicamento para TDAH. Em 2018 a Pharlab começou a desenvolver a molécula, em um processo inteiramente realizado no laboratório de Lagoa da Prata, no Centro-Oeste do estado de Minas Gerais. A submissão do pedido de registro à Anvisa ocorreu em 2020.

“Temos um pipeline robusto na área de sistema nervoso central, o que nos estimulou a idealizar a versão genérica da molécula”, conta Martins. “A apresentação seguiu todos os padrões de bioequivalência em relação ao medicamento de referência. Adotamos internamente metodologias rigorosas. Temos as certificações da Anvisa e, desde 2023, a certificação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), órgão regulador no mercado europeu”, acrescenta.

Genérico deve ganhar escala em farmácias regionais

Em função dos atuais custos do tratamento, o perfil do consumidor que acessa o medicamento para TDAH é mais aderente ao das grandes redes. “Mas com a redução de preços, farmácias associativistas e independentes também passarão a oferecer esse medicamento devido ao aumento natural da demanda”, comenta o executivo.

Segundo dados da IQVIA, o medicamento referência demanda atualmente 2 milhões de unidades do dimesilato de lisdexanfetamina por ano. “Estamos preparados para atender parte dessa demanda, que pode estar reprimida devido ao custo atual do medicamento. Nosso nível de serviço acima de 98% nos permite alcançar de Norte a Sul do país e marcar presença em 95% das farmácias em todas as unidades da Federação”, destaca.

A Pharlab aposta também na comunicação em canais especializados para difundir seu novo genérico. A empresa mantém cerca de 100 consultores de vendas que estão preparados para apresentar o medicamento aos diversos públicos visitados – distribuidoras, redes de farmácias, associativismo e farmácias independentes, para as quais o laboratório mantém atendimento direto e indireto. Essas lojas também podem contar com um programa de treinamento direcionado para farmacêuticos.

Médicos, farmacêuticos e pacientes terão atendimento disponível para esclarecer dúvidas com a Pharlab pelo SAC 0800-037 33 22, garantindo assim atendimento de forma rápida e precisa.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!