fbpx
O maior canal de informação do setor

Medicamento tem potencial para impedir obstrução nas artérias

246

Os pesquisadores identificaram um novo mecanismo responsável pelo acúmulo de placas nas paredes das artérias, um processo conhecido como aterosclerose. Essa placa, composta de gorduras, colesterol e outras substâncias, pode restringir o fluxo sanguíneo e é um fator importante nas doenças cardiovasculares.

Veja também: Vacina brasileira contra Covid-19 termina estudos pré-clínicos e depende de mais recursos

Usando inibidores desenvolvidos em laboratório, descobriram que isso poderia ser uma nova estratégia para o tratamento de doenças cardiovasculares.

Siga nosso Instagram

A descoberta identificou alvos de drogas com potencial para interromper o acúmulo dessas placas.

Segunda causa de morte no Canadá, as doenças cardiovasculares matam 11 milhões de pessoas em todo o mundo por ano, de acordo com relatório divulgado pela revista científica The Lancenet.

Os pesquisadores examinaram o papel da glicosilação das partículas de lipídios circulantes no sangue na aterosclerose. As lipoproteínas de baixa densidade (LDL), às vezes chamadas de colesterol ruim, são um complexo de lipídios, colesterol e glicoproteínas. Os pesquisadores analisaram as partículas de LDL antes e depois da remoção de um resíduo específico de glicano, conhecido como ácido siálico. O LDL que teve o ácido siálico removido foi absorvido pelas células mais do que aquelas que não foram modificadas.

Fonte: IstoÉ Dinheiro

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação