A meningite é uma doença grave que afeta a camada de tecido que protege o cérebro e a medula espinhal. É causada por bactérias, vírus ou outros organismos.
Os principais sintomas da doença incluem febre alta, dor de cabeça intensa, fraqueza muscular, náuseas e vômitos. Se não for tratada de maneira adequada, pode levar a complicações graves, como convulsões, lesões cerebrais, problemas de aprendizagem e até à morte.
Se você estiver preocupado com a possibilidade de estar com meningite, este artigo fornecerá informações úteis sobre como reconhecer os sintomas, quando você deve procurar ajuda médica e quais tratamentos estão disponíveis.
Sintomas da meningite
Os sintomas da doença podem variar dependendo do tipo que você tem. Os mais comuns incluem:
- Febre alta
- Dor de cabeça intensa
- Fraqueza muscular
- Náuseas e vômitos
- Confusão mental
- Sonolência
- Pele sensível ao toque
- Irritabilidade
- Língua inchada
- Movimentos involuntários
Quando devo ir ao médico?
Se você tiver alguns dos sintomas acima ou suspeitar que pode ter a infecção, é importante procurar ajuda médica imediatamente.
Os sintomas podem desenvolver-se rapidamente e a doença pode evoluir para complicações graves, como problemas de aprendizagem, paralisia permanente, lesões cerebrais ou até à morte em alguns casos.
O médico irá verificar a sua história médica, fazer um exame físico e realizar exames de diagnóstico, como uma tomografia computadorizada e análise de sangue.
Também pode ser pedida uma análise de fluido de ouvido ou de líquido das cavidades nasais.
Tratamentos
Os tratamentos para a meningite dependem do tipo da doença que você tem.
A versão bacteriana geralmente é tratada com antibióticos intramusculares ou intravenosos e também por antibacterianos.
A viral é geralmente tratada com medicamentos para reduzir a febre e cuidados de suporte. Medicamentos antivirais, como o aciclovir, também podem ser receitados.
Se a meningite for causada por fungos, você pode precisar de medicamentos antifúngicos.
Além dos medicamentos, você também pode precisar de outros cuidados, como líquidos para rehidratação e suporte respiratório.
Se o médico suspeitar que você tem a versão meningocócica da doença, você pode precisar tomar um medicamento chamado rifampicina para prevenir que outras pessoas desenvolvam a doença.
Além do tratamento após o contágio, é necessário estar também com a carteirinha de vacinação em dia.
Conclusão
A meningite é uma doença grave que afeta a camada de tecido que protege o cérebro e a medula espinhal. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, fraqueza muscular, náuseas e vômitos.
Os tratamentos dependem do tipo de doença que você tem. Se você tiver alguns dos sintomas ou suspeitar que pode estar doente, é importante procurar ajuda médica imediatamente.
Um profissional da saúde pode prescrever antibióticos, antivirais ou antifúngicos para tratar o quadro.
Portanto, se você notar quaisquer sintomas suspeitos da meningite, não hesite em procurar ajuda médica imediatamente. Seu médico pode dar-lhe o tratamento certo e ajudá-lo a prevenir complicações graves.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.