Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Minoxidil, a solução para o crescimento capilar

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Minoxidil

Problemas com a calvície, barba ou até sobrancelhas? O minoxidil pode ser um super-herói em qualquer um desses casos. Essa é uma substância responsável pelo crescimento capilar, ajudando tanto na prevenção quando no tratamento da queda de cabelo androgênica, além de aumentar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação do sangue no escalpe. É interessante que também tem a função de prolongar a fase do nascimento e crescimento do cabelo, conhecida como a fase anágena do fio.

O minoxidil, que demonstra cada vez mais sua versatilidade nos tratamentos, é encontrado por diferentes nomes comerciais, não sendo apenas “minoxidil” estampado na capa para comprar. Pode ser achado como Aloxidil, Rogaine, Pant, ou Kirkland, que são outros exemplos do conteúdo para ser vendido. Antes de utilizar a substância, é necessário que o paciente consulte seu médico e se certifique de que não há nada contraindicando seu uso. Confira hoje tudo sobre o minoxidil para tratamento capilar.

Funcionamento do minoxidil

Indicado para tratamentos capilares, pode ser tanto usado no cabelo quanto para preencher problemas na barba e nas sobrancelhas. Não há nada ainda que comprove cientificamente como é a ação do minoxidil, que, inicialmente, agia na queda da pressão arterial para hipertensão por contar com uma propriedade vasodilatadora. Curiosamente, tempo depois foi descoberto que um de seus efeitos colaterais nos pacientes hipertensos refletia no crescimento capilar.

A partir daí, o minoxidil ganhou forma do jeito que conhecemos atualmente. Passou a ser utilizado em solução no couro cabeludo, melhorando a circulação sanguínea e garantindo maior absorção de nutrientes na região. O fato é que o seu uso prolonga a fase anágena, já descrita acima que se trata da fase inicial do crescimento capilar.

Quando e como usar minoxidil

  • Para cabelo

A solução de minoxidil para tratar a queda capilar é aplicada diretamente na pele do couro cabeludo seco, e deve ser justamente onde o cabelo está fragilizado. Faça uma massagem durante a ação, que deve ser realizada duas vezes ao dia.

De acordo com a indicação do clínico geral ou do dermatologista, uma quantidade será indicada. Geralmente, é comum que o ideal a ser aplicado seja cerca de 1mL, com o tratamento tendo duração de 3 a 6 meses.

  • Para barba

O minoxidil comercializado não é 100% indicado para barbas por conta dos fabricantes, porém muitos dermatologistas recomendam a aplicação para preencher falhas ou aumentar o volume na face. Nesse caso, o passo a passo deve ser realizado da mesma maneira do couro cabeludo. A única diferença é que na barba o produto deve ser passado primeiro na mão, e depois onde se pretende reanimar. Após o ato, deve lavar as mãos.

Tempo passado, passe produto hidratante e nutritivo na região, podendo ser amêndoas doces ou óleo de coco. Desta maneira, o ressecamento da região é evitado e o odor do medicamento também não toma conta do ambiente, pois o minoxidil tem altos índices alcoólicos.

  • Para sobrancelha

A indicação para sobrancelhas é a menos comum das três possíveis, porém existem casos em que o dermatologista também recomenda. Mais uma vez, o uso não é recomendado pelos fabricantes para outras regiões sem ser a do couro cabeludo, mas desde que indicada por um profissional e aplicada de maneira segura pode sim haver possibilidade.

O minoxidil age no engrossamento das sobrancelhas, e deve ser aplicado com um cotonete. Passe um óleo na região para não ressecar, assim como na barba. De qualquer forma, não apenas nesses casos, deve-se utilizar um produto adequado para evitar o ressecamento da pele, além de demandar muito cuidado com os olhos e não considerar o uso de além de 2mL por dia da solução.

Efeitos colaterais do minoxidil

  • Reação alérgica local;
  • Coceira;
  • Ressecamento da pele;
  • Descamação do couro cabeludo;
  • Crescimento de pelos em partes do corpo como testa, orelhas e buço.

De 2 a 6 semanas após o início do tratamento com minoxidil, pode ocorrer da queda de cabelo aumentar bastante. Esse problema é temporário, e melhora após poucas semanas. Perdurando por mais de 2 semanas, o indicado é que o uso da substância seja interrompido e o médico responsável notificado para avaliar novamente o tratamento.

Contraindicações do minoxidil

  • Mulheres grávidas ou em amamentação;
  • Alérgicos ao minoxidil ou componentes;
  • Pacientes com a pele ou couro cabeludo inflamado, dolorido ou queimado
  • Pacientes em tratamento de alcoolismo (uso de dissulfiram)

Por fim, vale lembrar que a solução a 5%, em mulheres, só deve ser utilizada com orientação médica.

 

 

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress