MSF questiona acordo entre Gilead e OPAS sobre lenacapavir
MSF questiona acordo entre Gilead e OPAS sobre lenacapavir
por Gabriel Noronha em
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) firmou acordo com a Gilead Sciences para ampliar o acesso ao lenacapavir, medicamento injetável de prevenção ao HIV administrado duas vezes ao ano.
A iniciativa permitirá que 14 países da América Latina e do Caribe, incluindo o Brasil, adquiram o produto por meio dos Fundos Rotatórios Regionais. A nova via de acesso complementa acordos de licenciamento voluntário que já abrangem 24 países da região.
A OPAS informou ainda que a Gilead se comprometeu a avançar em um processo de transferência de tecnologia no Brasil para viabilizar futuramente a produção local do lenacapavir, embora não exista um prazo ou mecanismo definido para essa implementação.
MSF cobra mais transparência sobre o lenacapavir
A Médicos Sem Fronteiras (MSF), porém, questiona os termos do acordo e afirma que a iniciativa não define aspectos como preços, volume de doses por país e cronogramas de entrega. A organização também defende maior transparência sobre as condições de fornecimento e sobre a transferência de tecnologia.
A MSF defende que o lenacapavir seja disponibilizado por US$ 40 por pessoa ao ano e cobra da Gilead medidas para ampliar o acesso a versões de menor custo.
Anteriormente, a ONG acusou a Gilead de se recusar a vender medicamento para HIV, além de já ter contestado sua atuação no combate à enfermidade, como repercutido pelo Panorama Farmacêutico.
“O novo acordo anunciado pela Gilead com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) nesta semana ocorre depois que a empresa impediu, inicialmente, que pessoas em toda a América Latina e no Caribe tivessem acesso a versões genéricas acessíveis do lenacapavir”, afirma Antonio Flores, consultor sênior da MSF para HIV/TB, em nota.
“O sigilo e a falta de transparência em torno do acordo levantam mais perguntas do que respostas: quantas doses de lenacapavir a Gilead oferecerá a cada país e em quanto tempo? Haverá condições? O preço ficará fora do alcance das pessoas que precisam do medicamento e dos governos que desejam protegê-las?”, complementa em outro trecho.
Acordo promete ampliar acesso ao fármaco
Segundo a OPAS, os 14 países contemplados com a parceria são Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, a depender dos processos regulatórios e programáticos de cada país.
O lenacapavir é uma PrEP injetável de ação prolongada que demonstra eficácia próxima de 100% na prevenção da infecção pelo HIV em ensaios clínicos e é recomendado pela OMS desde 2025.
Procurada pela nossa reportagem, a assessoria de imprensa da Gilead informou que por se tratar de uma iniciativa global, a Gilead Brasil não comenta.