Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Não deixe a dor do pé te derrubar

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

dor do pé Um acontecimento muito comum, a dor no pé ocorre por diversas razões, como o uso de sapato inadequado ou atividades físicas de alto impacto. Por ser uma região formada por muitos ossos e tendões, ela fica mais suscetível à lesões e inflamações.

Causas comum de dor no pé

Qualquer pancadinha ou inchaço são capazes de causar a dor no pé. Porém, existem outras condições que tendem a intensificar o quadro, provocando um incomodo maior, que é o caso da

  • Fascite plantar: é uma inflamação da fáscia plantar, uma faixa que liga o calcanhar aos dedos dos pés, causando muita dor na sola. O excesso de peso, calçados inadequados e falta de alongamento são os principais causadores da fascite plantar.
  • Esporão de calcâneo: é o crescimento anormal de um osso na parte inferior do calcanhar. Geralmente o seu desenvolvimento está relacionado à pressão constante no local, por conta de sapatos apertados.
  • Neuroma de Morton: classificado como um nódulo benigno ao redor de um nervo que passa pelos ossos dos pés. Dores agudas, formigamento, dormência e queimação na região, são sintomas característicos da doença.
  • Artrite: essa condição inflamatória pode afetar as articulações em todo o corpo, incluindo o pé. Dor no pé, inchaço e rigidez são queixas recorrentes de quem convive com o trauma.

Tipos de tratamento

Existem algumas modalidades terapêuticas que podem aliviar os eventos de dor no pé.  Os cuidados naturais incluem, compressas com gelo escalda pés e massagear a região com óleos essenciais.

Independente da intensidade da dor, vale buscar ajuda profissional. Com um diagnóstico mais preciso, o ortopedista vai orientar o tratamento mais adequado, que quase sempre é feito com analgésicos ou anti-inflamatórios, injetáveis de cortisona ou pomadas. A cirurgia pode ser necessária em casos graves. Além disso, para prevenir possíveis lesões, também são indicados alongamento e fortalecimento dos músculos uso de calçado adequados.

A dor no pé nem sempre é indício de algo grave, podendo ser tratada com medicamentos anti-inflamatórios, compressas, pomadas ou até mesmo fisioterapia.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress