Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Não sabe como engravidar? 6 dicas que te ajudam a aumentar a família

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Como engravidar

Dizer que alguém não sabe como engravidar pode parecer bobagem, mas a questão é mais complexa do que parece. Afinal, a resposta a essa pergunta passa muito mais por maneiras de aumentar a fertilidade ou de aproveitar seus picos mensais do que simplesmente pela biologia.

De maneira rasa, algumas práticas para aumentar a fertilidade, tanto em homens como em mulheres, incluem boa alimentação e a prática de exercícios físicos. Evitar bebidas alcóolicas e o cigarro também devem estar na lista do que fazer dos pretendentes a papais.

Nesse texto iremos detalhar seis dicas para ajudar os casais na missão de engravidar, mas: atenção: caso haja muita dificuldade, agende uma consulta com um médico andrologista para os homens, ou ginecologista para as mulheres.

Como engravidar em seis dicas

  • Foco no período fértil 

Conquistar a gravidez se torna mais fácil quando você entende um pouco mais do corpo humano. Por exemplo, a fecundação só terá sucesso durante o período fértil feminino. Mas como isso funciona?

Vamos lá: usualmente, as mulheres possuem um ciclo menstrual de 28 dias. Com essa base, podemos fazer uma breve continha para determinar os melhores dias para se ter uma relação sexual com o objetivo de engravidar.

Vamos supor que nossa paciente menstruou no dia 1 do mês. A partir daí, deve se contar 14 dias para se determinar aquele em que haverá a maior fertilidade. Neste exemplo, o dia 14 do mês em questão.

Só que o período fértil é um pouco maior do que isso, compreende seis dias ao todo. Ou seja, o período fértil da nossa hipotética paciente será entre os dias 11 e 17 deste mês.

Mulheres que querem engravidar, mas não tem um ciclo menstrual regular também podem calcular seu período fértil, só que terão um trabalhinho maior. Nestes casos, elas terão que levar em conta os três últimos ciclos ou o ciclo anual.

Agora, se você não é de exatas, pode usar também o teste de ovulação. Ele detecta o aumento natural do hormônio luteinizante (LH), presente na urina.

  • Fertilidade também começa pela boca

Muitos assuntos que abordamos aqui acabam esbarrando na mesma dica: uma alimentação balanceada. No caso da saúde reprodutiva, essa dica também está presente.

Coloque na sua dieta:

  • Cereais (aveia e arroz, macarrão e pão [todos integrais])
  • Frutas (caju, goiaba, laranja, mamão, manga e tangerina)
  • Gorduras saudáveis (azeite, óleo de abacate e óleo de linhaça)
  • Grãos (feijão, grão-de-bico, lentilha e soja)
  • Laticínios (iogurte, leite e queijos)
  • Legumes e hortaliças (abóbora, chuchu, espinafre, maxixe e quiabo)
  • Oleaginosas e sementes (amendoim, castanha-do-pará e semente abóbora)
  • Proteínas magras (frango, frutos do mar, ovos, peixe, peru e tofu)

Alimentos industrializados, ricos em açúcar e gordura prejudicam a fertilidade pois inflamam as células. Evite bolachas, lanches de fast food, salgadinhos e sorvetes.

  • Se exercite

Os exercícios são outra dica global, que todos devem seguir, não só aqueles que querem engravidar. Se exercitar regularmente melhora a circulação sanguínea, diminui a ansiedade e o estresse, além de aumentar a produção de espermatozoides, melhorar sua qualidade e equilibrar os hormônios no organismo.

Os exercícios podem ser os mais diversos: caminhada, corrida, natação, musculação e etc. O mínimo é de 30 minutos de atividade, pelo menos três vezes por semana.

Destaque importante aqui: ninguém deve exagerar nos exercícios, mas as mulheres que querem engravidar, principalmente. Isso porque o excesso pode atrapalhar a fertilidade, pois diminui os níveis de progesterona no organismo e inibe a ovulação.

  • É proibido fumar

As mulheres que fumam irão notar a redução na quantidade de óvulos e o envelhecimento precoce dos ovários, devido a maior produção de radicais livres causada pelo fumo.

No caso dos homens, os espermatozoides cairão em quantidade e qualidade em decorrência do cigarro. A fertilidade também cairá nos casos de fumantes passivos, ou seja, aqueles que inspiram a fumaça do cigarro.

  • Fazendo as pazes com a balança 

Um dos passos para engravidar mais rápido é checar se você está com o peso ideal. Para isso, basta calcular seu IMC e adequar seu peso, para cima ou para baixo, de acordo com a necessidade.

Estar acima do peso interfere na fertilidade, tanto feminina, quanto masculina. Nas mulheres, o excesso de peso atrapalha a produção estrogênio, o que altera a ovulação. Já nos homens, cai os níveis de testosterona, enquanto os de estradiol sobem, o que interfere nas funções e na produção dos espermatozoides.

Só que ter gordura de menos também atrapalha. Isso porque a gordura é fundamental para produzir hormônios como estrogênio, progesterona e testosterona.

  • Xô álcool

Beber álcool regularmente interfere na saúde reprodutiva tanto de homens, quanto das mulheres. Nos homens, modifica as funções, qualidade e quantidade dos espermatozoides, enquanto nas mulheres, altera os níveis do hormônio luteinizante.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress