A nitazoxanida é um medicamento antiparasitário e de ação antiviral que, desde 2020, passou a ser vendido somente com retenção de receita. Uma pesquisa do Instituto Nacional do Diabetes e das Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos apontou que o fármaco também pode ser indicado para casos de hepatite tipo B, C e influenza.
Veja também: São João é eleita uma das cinco maiores marcas do Rio Grande do Sul
O Annita é a marca de referência da nitazoxanida, que deve ter orientação médica sobre dosagem e tempo de tratamento para que o tipo de parasita presente no corpo do paciente seja eliminado. Caroline Ehlke Gonzaga, gastroenterologista e professora da Faculdade de Medicina da PUC-PR, destacou ao portal UOL a importância do monitoramento do paciente. Segundo ela, cada indivíduo metaboliza o remédio de forma distinta e esse fator deve ser considerado.
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/
Além da ação antiviral, a nitazoxanida também costuma ser recomendada para combater vermes e protozoários. Algumas das contraindicações listadas na bula são diabetes, doença do fígado e doenças de rim. Vale ressaltar que não há estudos que comprovem a eficácia cientifica do uso do medicamento contra a Covid-19.
Nitazoxanida e outros medicamentos no combate a Covid-19
Em junho de 2020, no primeiro pico da pandemia causada pelo novo coronavírus no Brasil, circulou um texto atribuído a profissionais da saúde reforçando o uso do “tratamento precoce”, um kit de medicamentos que podem trazer efeitos colaterais se aplicados sem indicação.
Pouco menos de um ano depois e com uma nova alta de casos e mortes, tratamentos sem comprovação, entre os quais a cloroquina, nitazoxanida e ivermectina, mantêm sua popularidade.
Corrente no mundo desde o dia 31 de dezembro de 2019, ao menos, a infecção por Sars-Cov-2 segue sem um tratamento medicamentoso de eficácia comprovada.
Nitazoxanida tem efeito colateral?
Os efeitos colaterais mais comuns do nitazoxanida envolvem o trato gastrointestinal:
- Cólica
- Mal estar abdominal
- Náuseas (que podem ser acompanhadas por dor de cabeça)
- Perda de apetite
- Vômitos
Efeitos menos comuns mas também registrados são a mudança de cor da urina e do esperma, que ficam com tom amarelo esverdeado, devido a componentes do medicamento.
Fonte: Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!