A tensão pré-menstrual, ou apenas TPM, é o período do ciclo feminino anterior a menstruação, que pode ser bastante problemática na vida das mulheres. Surgem sintomas físicos e psicológicos caracterizadores dessa condição, que em vezes mais acentuadas podem perdurar por bastante tempo. A alteração hormonal que ocorre é a responsável por gerar todos os sintomas, que variam entre dores abdominais, sensibilidade das mamas e muitos outros, de mulher para mulher.
5 a 10 dias antes da menstruação, surgem os sintomas da TPM. Geralmente, eles são mais fortes enquanto o fluxo sanguíneo ainda está preso, e acontecem devido à interferência no sistema nervosos central causada pela desregulagem dos hormônios. Por se tratar de um período bastante complicado na vida das mulheres, é necessário se alertar para os principais sintomas da tensão pré-menstrual e saber maneiras de trata-los. Confira na matéria abaixo tudo sobre a TPM.
15 sintomas da TPM
Os sintomas da TPM são bastante desconfortáveis, e marcam um período nada agradável do ciclo menstrual feminino, podendo se manifestar tanto no psicológico quanto no físico das mulheres.
Sintomas físicos:
- Dor e sensibilidade nas mamas;
- Dor de cabeça;
- Dor e inchaço abdominal;
- Acne;
- Prisão de ventre ou diarreia;
- Náuseas e vômitos;
- Tonturas e desmaios;
- Aumento de peso devido a retenção de líquidos;
- Dor nas costas (especialmente na lombar).
Sintomas psicológicos:
- Interesse por doces;
- Sensibilidade emocional;
- Dificuldade de concentração;
- Nervosismo ou irritabilidade;
- Ansiedade e tensão;
Quando a TPM é mais forte
Em casos mais intensos, a TPM pode chegar juntamente de sintomas incapacitantes e que impactam nos desempenhos das atividades diárias. Muitas vezes, a mulher pode perder até a vontade de realizar o que é comum no dia a dia, como por exemplo faltar ao trabalho, e também outras iniciativas que vão além do básico, como a agressividade e a tomada de decisões baseada em sentimentos pessoais.
Consulte um ginecologista que forneça a informações para o tratamento mais adequado e entenda o porque da gravidade. Nesses casos, pode se tratar de um distúrbio denominado transtorno disfórico pré-menstrual, que causa também crises de ansiedade e desenvolve depressão.
Origem dos sintomas da TPM
O surgimento dos sintomas da TPM ocorre como consequência da queda da produção de estrógeno e uma elevação da de progesterona. Por volta do 14º dia do ciclo isso ocorre, influenciando na serotonina do cérebro, hormônio que controla a sensação de bem-estar, tão quanto o humor. Já no 26º dia do ciclo, a produção dos hormônios se torna quase nula, gerando a menstruação. De 3 a 4 dias após o inicio do corrimento, os sintomas da TPM desaparecem como fruto do aumento dos níveis hormonais que estavam alterados.
Maneiras de aliviar os sintomas da TPM
Antes de dizer como aliviar, é necessário informar o que pode piorar se realizado. Evite o consumo de bebidas e alimentos que contenham altos índices de cafeína, sal ou álcool, já que aumentam a retenção de líquidos e o inchaço da região abdominal. Agora, confira como cuidar dos sintomas:
- Consumo de alimentos ricos em triptofano
Alimentos como banana, queijo e castanha do caju são essenciais nessa missão, já que aumentam a produção de serotonina, neurotransmissor que regula o humor e aumenta a sensação de bem-estar da pessoa. Isso controla os sintomas de fome, mau humor e sono excessivo.
- Maior consumo de líquidos
Consumir líquidos em maior quantidade ajudará muito na redução do inchaço abdominal e na prisão de ventre, além de manter a hidratação corporal para ajudar na diarreia. É recomendado tomar pelo menos 8 copos de água por dia.
- Consumo de alimentos ricos em fibras
Alguns alimentos específicos como frutas, grãos, cereais e vegetais podem ajudar muito no alívio dos sintomas da TPM, já que melhoram a prisão de ventre e aumentam a saciedade, auxiliando na diminuição de interesse por alimentos doces.
- Atividade física regular
A prática de caminhadas, natação ou bicicleta, regularmente, auxiliam na liberação de serotonina e endorfinas no corpo humano. Isso aumenta a sensação de bem estar e alivia a ansiedade, irritabilidade e nervosismo. Se exercitar ajudam também no combate à insônia e ao excesso de sono, na redução do cansaço e no funcionamento intestinal e da circulação sanguínea. Ou seja, também é fundamental para a prisão de ventre e inchaço.