Você notou algum tipo de inchaço no pescoço e ele está dolorido? Existem diversas causas para o problema e as mais comuns ocorrem por conta de alergias, infeções, lesões na garganta e até casos graves como o câncer, por exemplo.
Alergias – Reações alérgicas tais como asma, rinite alérgica, alergias alimentares e de contato são as principais causas de inchaço no pescoço. Se você está sentindo coceira na garganta, garganta irritada ou congestão nasal, esses sintomas podem ser o resultado de uma alergia.
Infecções bacterianas – Uma infecção bacteriana pode causar inchaço no pescoço. A faringite é uma infecção comum que causa dor de garganta, febre, dores de cabeça e inchaço no pescoço.
Infecções fúngicas – As infecções fúngicas, como a candidíase, também podem causar inchaço no pescoço. Os sintomas incluem febre, dores de cabeça e inchaço da garganta.
Lesão na garganta – Se você sofreu algum tipo de lesão na garganta, ela pode causar inchaço no pescoço. O problema pode ser causado por inalação de gases tóxicos ou por acidentalmente engolir um corpo estranho.
Câncer de garganta – O câncer de garganta também pode causar inchaço no pescoço. Por isso, é importante saber como identificar a doença. Os sintomas mais comuns são tosse persistente, rouquidão, dor de garganta e inchaço no pescoço.
Quando o inchaço no pescoço é preocupante?
Saber identificar os sintomas que podem indicar a necessidade de procurar atendimento médico é extremamente importante para tratar o inchaço do pescoço a tempo. É importante procurar ajuda médica imediatamente se você tiver alguns dos sintomas abaixo:
- Dor de garganta severa ou persistente
- Inchaço na região do pescoço ou da garganta que dura mais de dois dias
- Febre acima de 38°C
- Sangue na saliva ou tosse
- Inchaço no pescoço e dificuldade para engolir ou respirar
- Sensação de arranhão ou coceira na garganta
- Nódulos no pescoço
- Uma mancha escura ou branca na garganta
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.