Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

O que causa muco nas fezes?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

muco nas fezes

O muco nas fezes, de forma ocasional e visível quando você se limpa ou no vaso sanitário, geralmente não é motivo de preocupação.

O cólon produz naturalmente muco para manter seu revestimento interno úmido e lubrificado. Mas se você notar um aumento na presença ou se o muco for acompanhado de outros sintomas como diarreia, dor abdominal ou sangue nas fezes, pode ser um sinal de um problema mais sério.

Muco nas fezes é normal? 

O muco pode se defender contra bactérias, enzimas digestivas e ácidos e outras toxinas para manter um ambiente estável no intestino. É também um lubrificante natural que ajuda no movimento dos alimentos pelos intestinos. Embora pequenas quantidades de muco nas fezes sejam normais, grandes quantidades podem indicar uma infecção ou outra condição subjacente.

Sinais e sintomas

O muco nas fezes pode acompanhar outros sintomas que afetam o trato digestivo, incluindo:

  • Dor abdominal ou cólicas
  • Inchaço, distensão ou inchaço abdominal
  • Fezes anormalmente malcheirosas
  • Fezes com sangue
  • Alterações na cor ou consistência das fezes
  • Diarreia
  • Incontinência fecal
  • Náusea
  • Movimentos intestinais dolorosos
  • Necessidade urgente de evacuar

Causas do muco nas fezes

Uma variedade de condições pode causar quantidades anormais de muco nas fezes, que incluem:

Infecção Intestinal 

As infecções podem ocorrer como resultado de uma bactéria, vírus ou parasita invadindo o sistema do corpo.

Câncer colorretal 

Os sintomas do câncer de cólon, ou câncer colorretal, podem não se tornar óbvios até que o câncer comece a se espalhar. É um câncer de crescimento lento, e é por isso que os exames de colonoscopia são tão importantes.

Síndrome do Intestino Irritável

A doença geralmente causa excesso de muco esbranquiçado no trato gastrointestinal.

Doença de Crohn 

A doença de Crohn é uma condição de longo prazo que causa inflamação no trato digestivo (ou seja, a via digestiva, que vai da boca ao ânus). A camada de muco no trato digestivo é mais espessa , de modo que o corpo secreta o excesso de muco nas fezes.

Colite Ulcerosa

Ocorre devido a uma reação hiperativa do sistema imunológico. Pode inflamar-se às vezes e ser inativo em outros momentos. Durante um surto, a membrana mucosa do intestino grosso fica inflamada e desenvolve úlceras, que podem sangrar e produzir pus e muco.

Infecções bacterianas 

As infecções bacterianas podem causar inflamação e irritação nos intestinos, levando ao aumento da produção de muco. Alguns tipos de infecções bacterianas que comumente afetam os intestinos incluem:

  • Infecção por Salmonella (intoxicação alimentar)
  • infecção por Shigella
  • Infecção por E. coli (por exemplo, diarreia do viajante)

Abscesso ou fístula anal

Fístulas anais são túneis infectados entre a pele e o ânus. Eles podem se formar após um abscesso. Às vezes, eles podem fazer com que o muco com cheiro ruim seja drenado da área anal.

Fibrose cística

A fibrose cística afeta as células que produzem muco, suor e sucos digestivos.

Esses fluidos secretados são normalmente finos e escorregadios. Em vez de agir como lubrificantes, as secreções obstruem tubos, dutos e passagens. Essa condição pode causar a presença de excesso de muco nas fezes.

Problemas de má absorção 

Problemas de má absorção ocorrem quando seu intestino não consegue absorver certos nutrientes adequadamente.

Condições relacionadas à má absorção incluem intolerância à lactose (e outras intolerâncias a carboidratos) e doença celíaca.

Infecções gastrointestinais

Infecções gastrointestinais como gastroenterite é a inflamação do trato gastrointestinal desencadeada por rotavírus ou norovírus. A gastroenterite causada por vírus geralmente cura rapidamente. As pessoas com infecções gastrointestinais devem beber líquidos e manter-se hidratadas o tempo todo, pois causa muco nas fezes, náusea, diarreia e sensação de mal-estar.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!