Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

O que é neuralgia?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Neuralgia

A neuralgia é uma das dores mais desconfortáveis ​​e piores que se pode sentir. Ela pode ser causada por uma variedade de fatores, desde lesão ou inflamação na área afetada até o avanço da idade. O que é certo é que este tipo de dor não é exclusivo dos adultos, pois crianças e adolescentes também podem sofrer com este mal.

Antes de entender o que causa a neuralgia, vamos compreender melhor o que é esta patologia. A neuralgia ou neurite é uma doença que afeta as terminações nervosas e que geralmente é caracterizada por dor intensa em uma área específica do corpo. Esta dor pode durar dias, semanas ou até meses, às vezes interfere na qualidade de vida dos pacientes.

Fatores que causam a neuralgia

A neuralgia pode ser causada por uma série de fatores. Os principais são:

Lesão Nervosa – Uma lesão ou inflamação nos nervos periféricos pode levar ao desenvolvimento de neuralgia. Lesões musculares, fraturas e doenças inflamatórias como artrite reumatoide são alguns dos casos possíveis.

Envelhecimento – O envelhecimento é uma causa comum de neuralgia, especialmente em pacientes acima dos 50 anos. Com o tempo, os nervos perdem sua elasticidade e a habilidade de se curar e, assim, não conseguem mais se livrar das dores e desconfortos.

Anomalias estruturais – Anomalias estruturais, como hérnia de disco, por exemplo, podem provocar a compressão dos nervos. Estas anomalias interferem na capacidade de transporte de informação entre o sistema nervoso central e os órgãos, resultando em dor.

Inflamação – A inflamação, seja causada por bactérias, vírus ou outros motivos, pode afetar os nervos, resultando em dor e desconforto.

Alterações na articulação – As articulações podem sofrer problemas estruturais, como desvio, limitação ou ainda o uso incorreto. Estes problemas podem resultar em dor, devido à pressão dos nervos localizados nestas áreas.

Diabetes e desequilíbrios hormonais – Pacientes com diabetes e/ou desequilíbrios hormonais estão mais propensos a desenvolver neuralgia, pois o excesso de açúcar e outras substâncias nos nervos podem limitar o fluxo de informação entre o sistema nervoso central e o restante do corpo. Estes pacientes também correm o risco de desenvolver problemas nos pés, o que pode provocar dores nos tornozelos.

Outras patologias – Algumas doenças, como a esclerose múltipla, a epilepsia e o síndrome de Sjogren, podem provocar neuralgia, assim como alguns remédios, como os ansiolíticos, antidepressivos e anti-histamínicos.

É fundamental identificar as causas específicas da neuralgia, a fim de tratar adequadamente a patologia. Para isso, é importante consultar um médico, pois é ele quem pode realmente ajudar.

Além disso, o paciente também pode controlar seus sintomas com repouso, compressas quentes ou frias, terapias de relaxamento e medicamentos analgésicos.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress