Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Os anticoncepcionais com maiores risco para a trombose

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

anticoncepcionais

Não é segredo para ninguém que a pílula anticoncepcional provoca alguns efeitos colaterais assustadores, e a mais temida é a trombose, caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo que pode bloquear o fluxo de sangue nas artérias. O tema ainda gera muitas dúvidas e questionamentos, que serão esclarecidas a seguir, incluindo dicas dos anticoncepcionais com maiores riscos para a trombose.

Por que os anticoncepcionais causam trombose?

Especialistas alegam que não existe uma real comprovação da relação entre o anticoncepcional e o risco de trombose. Por outro lado, as pesquisas mostram que o método provoca resistência às proteínas C-reativas – anticoagulantes naturais do próprio organismo, desequilibrando o sistema circulatório deixando o ambiente mais vulnerável a episódios de coágulos. Obviamente nem todos os medicamentos são perigosos, normalmente os compostos de estrogênio tendem a deixar em estado de alerta.

Qual a probabilidade de ter trombose por uso de anticoncepcional?

Profissionais da saúde indicam que o uso de algumas fórmulas pode ampliar de 1,2 a 1,8 de vezes a chance de desenvolver trombose arterial e o risco de trombose venosas de três a seis vez maior por anticoncepcional via oral. Eles ainda reiteram mesmo diante dessas situações, o risco ainda é baixo e que os eventos acometem de duas a três pessoas para cada 10 mil habitantes. O quadro muda para quem faz uso das pílulas perigosas, aumentando as intercorrências de 5 a 9 casos a cada 10 mil pessoas.

Sintomas de trombose motivado pelo anticoncepcional

O quadro trombótico pelo uso de contraceptivo é diferente dos demais eventos da doença. Os sintomas podem ser caracterizados por trombose venosa que é mais silenciosa e a trombose arterial que está relacionada ao AVC e infarto.

Confira a lista anticoncepcionais com mais risco de desenvolver trombose

Vale ressaltar que existem exceções e nem todos os métodos causam a doença. Normalmente as fórmulas com estrogênio ou derivado são os mais propícios. Mas, os especialistas alertam que não é preciso ficar em pânico, porque é baixa a chance de desenvolver a trombose para quem ingere esses tipos de medicamento.

  • Selene
  • Diane
  • Allestra
  • Belara
  • Ciclo 21
  • Level
  • Stezza
  • Mercilon
  • Siblima

Para quem pretende apostar em uma contracepção menos inofensiva, tem a opção das minipílulas que contam apenas com o hormônio progesterona, como a Cerazette, Norestin e Juliet.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!