A castanha da Índia, conhecida cientificamente como Aesculus hippocastanum, possui propriedades anti-inflamatórias e vasoconstritoras, além de ser rica em vitaminas B, C e K e ácidos graxos.
O consumo da oleaginosa traz diversos benefícios ao nosso organismo. Dentre eles estão:
- Auxilia no tratamento de hemorroidas, por conta de suas propriedades anti-inflamatórias
- Combate problemas de circulação, como insuficiência venosa crônica, por ter um composto chamado escina, que aumenta o fluxo sanguíneo nas veias. Uma revisão com nove estudos indicou que consumir 600 mg de extrato de castanha da índia, que tem escina em sua composição, por 60 dias reduziu os sintomas da doença
- Reduz sintomas de varizes, já que melhora o fluxo sanguíneo e, assim, diminui o inchaço e dores locais
- Reforça o sistema imunológico
- Mantém a saúde da pele, devido às suas propriedades anti-inflamatórias
Alguns falam que, por se tratar de uma oleaginosa, a castanha da Índia emagrece. Mas isso não é verdade: nenhum alimento ou suplemento de forma isolada ajuda na perda de peso. O que acontece é que ela contém fibras alimentares, proteínas e gorduras boas, que promovem a saciedade. Para emagrecer, o ideal é aliarmos uma boa alimentação à prática de atividades físicas.
Onde encontrar e como consumir a castanha da Índia?
É possível achar a oleaginosa em farmácias, na forma de cápsulas, pó, chás e infusões. Isso porque esta é uma oleaginosa não consumível in natura: o seu óleo é extraído para ser ingerido.
A dose consumida deve ser orientada sempre por um médico. E, como tudo, o seu uso em grandes quantidades pode causar problemas para a saúde e desencadear, por exemplo, irritações tanto no trato digestivo quanto na pele.
Quando ela não é indicada?
Como já foi dito acima, é preciso pedir orientação de um especialista para saber a forma e a dosagem da castanha da índia que vai ingerir. Mas o produto não é indicado para algumas pessoas. São elas:
- Grávidas
- Lactantes
- Crianças
- Pessoas que usam remédios anticoagulantes
- Diabéticos
- Pessoas com problemas de pele
- Pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico