A trombose é uma condição grave de saúde que pode levar à doença cardíaca e até à morte. Ela ocorre quando um coágulo de sangue se forma em um vaso sanguíneo que pode bloquear o fluxo de sangue para o coração, os pulmões ou outras partes do corpo.
Embora possa ocorrer em qualquer local de nosso organismo, a trombose pode causar problemas sérios quando surge em nossos membros, como braços ou pernas.
Estima-se que cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo sofram com essa condição em algum momento de suas vidas. Este artigo irá explorar os sinais e sintomas desses coágulos, os fatores de risco, o tratamento e a prevenção.
Sinais e sintomas da trombose
Os sinais e sintomas mais comuns da condição incluem dor, inflamação, vermelhidão e inchaço da área afetada. Se esses sintomas forem detectados precocemente, pode haver um tratamento mais eficaz.
Alguns sintomas mais graves podem incluir falta de ar, tosse com sangue, fadiga e perda de consciência. Se estes sinais forem identificados, é importante procurar assistência médica imediatamente.
Fatores de risco
Os fatores de risco para a trombose incluem idade, obesidade, histórico familiar, estilo de vida sedentário, câncer, doenças cardíacas, depressão e uso de contraceptivos orais. Atualmente, a Covid-19 entrou para essa lista também.
Outros fatores de risco incluem passar muito tempo sentado durante o voo, longos períodos de imobilidade, certos tipos de cirurgias, uso de medicamentos e gravidez.
Tratamento
O tratamento da trombose depende da gravidade da condição e de outros fatores. É importante consultar um médico para o melhor tratamento. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de anticoagulantes para prevenir a formação de novos coágulos.
Se a condição for mais grave, pode ser necessária a remoção cirúrgica do coágulo. Em casos leves, pode ser possível tratar o entupimento com medicação oral, compressas mornas e exercícios leves.
Prevenção
Para prevenir a condição, é importante manter uma dieta saudável, fazer atividade física regularmente e manter um peso dentro dos padrões de normalidade pelo IMC.
Se você já tem predisposição para a formação de coágulos, pode ser necessário tomar anticoagulantes. É importante evitar longos períodos de imobilidade e viajar sentado ou em pé ao invés de deitar.
Conclusão
Embora a trombose possa ser uma condição grave, ela pode ser prevenida ou tratada com sucesso. É importante estar ciente dos sinais e sintomas da causados por esses coágulos, bem como os fatores de risco para sua formação.
Se você suspeitar de que pode ter a condição, procure ajuda médica imediatamente.
Por fim, é importante lembrar que é possível prevenir a formação de coágulos com modificações de estilo de vida, como ter uma dieta saudável e fazer exercícios regularmente.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.