Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Osteoporose: Como manter sua saúde óssea e evitar doenças relacionadas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Osteoporose

A osteoporose é uma doença muito comum em adultos, especialmente mulheres acima dos 50 anos. É caracterizada por um grande enfraquecimento dos ossos, tornando-os frágeis e suscetíveis a fraturas.  

Neste artigo, vamos nos concentrar nas causas, sintomas e tratamentos da condição e nos passos importantes que você pode tomar para manter sua saúde óssea e prevenir doenças relacionadas.

O que é a osteoporose? 

Ossos finos, fracos e suscetíveis a fraturas são resultado da osteoporose. A doença afeta homens e mulheres, mas é mais comum no público feminino com mais de 50 anos.

É uma condição progressiva, o que significa que os sintomas pioram com o passar do tempo se não for tratada.

Causas  

A principal causa da osteoporose é a perda óssea, que acontece durante o envelhecimento natural. Quando você é mais jovem, seus ossos são grandes e fortes porque eles estão se formando e crescendo constantemente.

À medida que você envelhece, essas estruturas param de crescer e começam a se desgastar, resultando ficando mais fracas e finas. Fatores como a hereditariedade, a deficiência de vitamina D e alguns medicamentos também são considerados fatores de risco para a osteoporose.  

Sintomas 

Os sintomas da osteoporose são muito sutis e nem sempre são detectados de imediato. Você pode sentir dor nas articulações, como a do ombro, por exemplo. Nos casos mais graves, você poderá notar um encurtamento, inclinação da coluna, ou até mesmo fraturas espontâneas.

Tratamento  

O tratamento da osteoporose depende de vários fatores, como o estado geral de saúde do indivíduo, a idade, o nível de atividade física, a hereditariedade, o sexo e os sintomas.

Medicamentos, suplementos, exercícios regulares, além de fisioterapia e mudanças na dieta são opções de tratamento.

Como manter a saúde óssea  

Há alguns passos importantes que você pode tomar para manter sua saúde óssea: 

  1. Faça exercícios de peso 

Exercícios de peso são essenciais para a saúde óssea. Eles ajudam a fortalecer os ossos e ligamentos, ajudando a prevenir fraturas e osteoporose.

  1. Consumir alimentos ricos em cálcio  

Os alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte, peixe e vegetais de folhas verdes, ajudam a manter seus ossos fortes e saudáveis.

  1. Obtenha vitamina D suficiente  

A vitamina D é essencial para a absorção adequada de cálcio. Você pode obtê-la naturalmente, através da exposição solar regular, ou através da suplementação.

  1. Evite o consumo de álcool e cigarro 

O consumo excessivo de álcool e cigarro são fatores de risco para a osteoporose, pois reduzem os níveis de cálcio nos ossos.

  1. Visite seu médico regularmente 

O médico pode realizar exames para verificar o estado de saúde óssea e, se necessário, prescrever medicamentos ou outros tratamentos para controlar a doença.

Conclusão 

A saúde óssea é extremamente importante e deve ser cuidada, especialmente à medida que envelhecemos. Se você tiver algum dos sintomas da osteoporose, é importante que você fale com seu médico o mais rápido possível para obter um diagnóstico preciso.  

Se você quiser prevenir a doença e problemas relacionados, siga as etapas acima mencionadas para manter sua saúde óssea em bom estado.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress