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Otimização de PBMs impacta fidelização de clientes

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Otimização de PBMs impacta fidelização de clientes

A fidelização de clientes é um dos grandes objetivos de qualquer lojista, principalmente em um setor tão competitivo como  o varejo farmacêutico. Para tanto, o melhor uso dos Programas de Benefícios de Medicamentos (PBMs) podem desempenhar um papel importantíssimo. Mas quando bem utilizados.

“A jornada de compra por meio dos PBMs é onerosa, por isso precisávamos de uma solução para torná-la mais fluída para o consumidor final”, analisa Oscar Basto Jr., diretor de unidade B2B2C da InterPlayers.

Com o auxílio da Procfit, a companhia criou, há tres anos, o Varejo 4.0, uma solução que integra diversos programas de benefício em uma única interface, atuando integrada ao sistema do varejista.

Atendimento mais rápido ajuda na fidelização de clientes

Um dos principais entraves quando ao assunto é o uso de PBMs é a velocidade no atendimento. O balconista precisa checar condições de compra daquele produto em diferentes softwares para chegar à oferta mais vantajosa para o cliente.

Mas há quem já sinta os primeiros resultados do uso de uma plataforma integrada. “ A Drogaria São Paulo implantou a solução logo no início e o tempo médio do atendimento caiu de oito para dois minutos”, conta o executivo.

“Com o consumidor se identificando apenas uma vez, o atendente consegue checar qual PBM oferece a melhor vantagem e também quais outras oportunidades estão disponíveis, como descontos progressivos na compra de mais itens. Isso muda a experiência de compra”, comenta Igor Grava, diretor de desenvolvimento da Procfit.

Cadastro simplificado

Outra dor diz respeito ao cadastro, em que cada PBM solicita informações específicas sobre o cliente, o que gerava uma maior dificuldade no atendimento e comprometia segurança da informação.

“Antigamente, o balconista precisava pegar todos os dados do consumidor para fazer o cadastro, sendo que muitas informações sequer eram utilizadas. Agora, o sistema mostra apenas o que é de fato necessário, agilizando o processo”, aponta Basto Jr.

Plataforma cresceu em 2023

De acordo com o diretor da InterPlayers, 2023 foi um ano muito positivo para o Varejo 4.0, que viu o número de redes que adotaram a solução crescer de 12 para 27.

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