Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ouvido tampado e zumbidos? Saiba como ter menos incômodos durante o voo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Não é difícil sentir os ouvidos tampados ou sensações de zumbido quando estamos viajando de avião. Isso acontece por conta da altitude elevada e, para as pessoas com deficiência auditiva, o desconforto pode ser ainda maior. Por isso, saiba algumas dicas para você não ter incômodos no ouvido durante os voos:

1. Bocejar, engolir saliva e mastigar chicletes

De acordo com a fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas, os velhos truques de bocejar, engolir saliva e mastigar chicletes realmente ajudam a ‘ desentupir os ouvidos ‘.

Ela explica que esses exercícios podem ser feitos por todos e que eles ajudam a fazer a Trompa de Eustáquio (canal que liga a orelha média à faringe) abrir e fechar. Isso faz com que seja possível manter o equilíbrio da pressão do ar entre os dois lados da membrana do tímpano, causando alívio.

O otorrinolaringologista Gustavo Gosling comenta que a mudança da pressão atmosférica causa um desequilíbrio entre o ar que está dentro dos ouvidos e o ar do ambiente, ainda que as cabines sejam pressurizadas. “Isso causa uma distenção da membrana timpânica, responsável por gerar o abafamento temporário da audição”, afirma.

2. Usar sprays nasais

Segundo Gustavo, quem controla a passagem do ar e equilibra a pressão é a tuba auditiva, um canal que conecta o nariz ao ouvido. Quando as pessoas estão com o nariz entupido, portanto, têm mais dificuldade em descomprimir o ouvido .

Isso pode causar dor intensa, surdez mais prolongada e até perfuração do tímpano. Além disso, os voos já favorecem problemas nasais, pois a queda da umidade provoca o ressecamento das mucosas das vias aéreas e compromete a proteção natural do nariz.

Leia mais: Como economizar em viagens

Assim, casos de rinites alérgicas, asma e infecções virais e/ou bacterianas são facilitados, bem como sangramentos nasais, garganta seca e dor de cabeça. O ideal é beber muita água e utilizar sprays nasais para desobstruir a passagem até os ouvidos.

3. Tampar o nariz e os lábios, forçando a ventilação interna

Uma das formas de “forçar” o ar a circular internamente é tampando o nariz e os lábios, realizando a famosa “manobra de Valsalva”.

Esse exercício aumenta a pressão intratorácica, alivia as dores nos ouvidos e costuma ser muito utilizado por mergulhadores.

4. Fique longe dos motores!

Se for possível, o indicado é escolher assentos que fiquem o mais distante possível dos motores .

Ainda que aviões mais modernos sejam mais silenciosos, motores ainda fazem barulho e podem ser incômodos aos ouvidos, como lembra Marcella.

Dicas para quem usa aparelhos auditivos

Quem usa os aparelhos auditivos também pode seguir algumas dicas para se sentir mais confortável no avião. Veja detalhes:

1. Assento ideal

Para quem tem problemas de audição, o ideal é escolher um assento na lateral do avião, do lado oposto à orelha que escuta melhor. Por exemplo: se você escuta melhor com a orelha direita, deve optar por um lugar na janela da fileira esquerda.

Assim, você ouvirá melhor e será mais fácil escutar as recomendações e serviços dos comissários de bordo.

2. Uso normal dos aparelhos

Se você faz uso de algum aparelho auditivo , pode utilizá-lo normalmente durante o voo. Mas eles podem e devem ser retirados no caso de incômodos, desconforto e dores devido à rápida mudança de altitude.

Geralmente, essas dores acontecem quando o avião atinge entre 10 e 12 mil metros de altura.

 

Uso incorreto de fone de ouvido pode levar à perda total de audição; entenda

3. Não esquecer desumidificador e bateria

Não esqueça de levar o desumidificador e um bom estoque de bateria para os aparelhos auditivos. Desse modo, você garante uma audição adequada durante toda a viagem.

Fonte: IG Turismo


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/10/26/hypera-pharma-tem-melhor-trimestre-da-historia-com-receita-acima-de-r-1-bilhao/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress