Posto conta com ativações e serviços gratuitos / Foto: Divulgação
Um quiosque da Pacheco na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), auxiliará visitantes durante a estação mais quente do ano. O posto conta com uma variedade de produtos e oferece, gratuitamente, diferentes serviços de saúde.
Entre os itens comercializados pela farmácia estão protetores solares, bronzeadores, repelentes e diferentes bebidas, todos providenciais para os dias quentes do verão. Diversas ativações contarão também com a presença de influenciadores e marcas.
A Haleon, por exemplo, fabricante de produtos como Eno, Corega e Sensodyne, levará aulas de ginástica, degustações, DJs e brindes à Avenida Atlântica.
“As Drogarias Pacheco sempre estiveram presentes na vida dos cariocas, levando soluções para todas as necessidades, e durante o verão não seria diferente. O quiosque em Copacabana deixará o dia na praia ainda mais completo, para você aproveitar sem se preocupar”, conta o diretor Comercial e de Marketing do Grupo DPSP, Lucas Menezes.
Confira os horários de funcionamento do quiosque da Pacheco
Interessados poderão conhecer a unidade durante todos os dias da semana até 13 de março, com uma programação especial nos sábados, que inclui serviços de bioimpedância e aferição de pressão das 8h às 11h.
Série de inaugurações contribuiu para marca histórica / Foto: Divulgação
A presença da Farma Conde no estado de São Paulo atingiu uma marca importante no mês de dezembro, com a abertura de 110 novas lojas. As mais recentes inaugurações permitiram que a varejista esteja em todas as cidades do litoral paulista.
A expansão reflete o compromisso da rede em oferecer mais conforto, comodidade e acesso a serviços de saúde de qualidade para as pessoas da região, em endereços estrategicamente bem localizados.
Presença da Farma Conde no litoral é importante para a economia
O foco na região litorânea é uma importante forma de fomento da economia, gerando oportunidades de emprego para os locais e uma melhor infraestrutura para os turistas que visitam a região.
“Estamos muito felizes em alcançar esse marco e expandir nossa presença no litoral paulista. Com nossas unidades, conseguimos garantir que a população e os turistas tenham acesso a serviços essenciais de saúde com eficiência e proximidade. Isso reflete nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida de todos e com o crescimento sustentável da nossa rede”, comenta Claudia Conde, farmacêutica e fundadora da rede que já criou mais de 1,2 mil empregos na região.
“Nossas farmácias são montadas para oferecer aos nossos clientes — sejam moradores locais ou os milhões de turistas que visitam as praias — um mix de produtos, medicamentos, higiene e beleza, sempre pensando no bem-estar de todos”, complementa Giovana Conde, vice-presidente de Marketing da Farma Conde.
A farmacêutica brasileira Natulab, especializada na produção de MIPs, fitoterápicos e suplementos alimentares, anunciou a contratação de Maria José Nunes para o cargo de gerente sênior da unidade de negócios institucionais.
Formada em marketing pela Unip, a executiva conta com mais de 30 anos de experiência em cargos de liderança em distribuidoras do segmento como Viveo, Grupo Mafra e Expressa.
“A experiência de Maria José ao longo desses mais de 30 anos no mercado institucional reforça nossa estratégia de crescimento para a Natulab. Apostamos em sua liderança para escrevermos mais uma história de sucesso num segmento que representa mais de 40% do mercado farmacêutico e segue crescendo rapidamente”, explica Guilherme Maradei, presidente da farmacêutica.
Exames de análises clínicas terão desconto de 50% / Foto: Divulgação
A megaloja da Drogasmil, inaugurada no mês passado no bairro da Tijuca, conta com 510 m² e diferentes serviços especiais. “Trata-se de um marco na nossa história, pois é nossa maior unidade, que conta com um espaço amplo e moderno, além de propiciar uma série de benefícios exclusivos. Queremos que nossos clientes vivenciem uma experiência única e aproveitem a oportunidade para cuidar da saúde”, disse Lívio Barboza, diretor de Operações da Rede d1000.
A Rede d1000, companhia integrante do Grupo Profarma, traçou a meta de dobrar de tamanho nos próximos cinco anos e abrir 280 lojas até 2028. O objetivo encontra respaldo nos resultados de 2023, período em que a varejista chegou a R$ 1,8 bilhão de receita bruta e avançou 17,8% na comparação com o ano anterior.
A expansão das lojas físicas terá como foco a abertura de novas unidades das bandeiras Drogasmil, no Rio de Janeiro; e Drogaria Rosário, em Brasília (DF) e Cuiabá (MT).
Diferenciais da Drogasmil
Um dos grandes diferenciais das farmácias da Rede d1000 está na possibilidade de interagir com públicos distintos. A companhia aglutina 244 lojas das bandeiras Drogarias Tamoio, de perfil mais popular; Drogasmil e Drogaria Rosário, com tipo de loja padrão; e Farmalife, do segmento super premium. E para este ano, a projeção é inaugurar mais 35 unidades.
Agência alerta para o iminente retorno da obrigatoriedade no uso do sistema / Foto: Freepik
O uso do SNGPC voltará a ser obrigatório ainda no começo de 2025. Para preparar a plataforma para sua ampla utilização, a Anvisa convida às farmácias de todo país a já fazerem uso regular do sistema.
A agência alerta que, apesar de o período oficial de testes ter se encerrado na virada do ano, o SNGPC segue disponível para o varejo farmacêutico. A autarquia também ressalta que os usuários podem acessar canais para relatar dúvidas e problemas, além de disponibilizar materiais de apoio.
“A adesão das farmácias desde já é essencial para que sejam identificadas eventuais necessidades de melhoria e ajustes prévios para o retorno obrigatório do sistema com robustez e estabilidade”, declarou a Anvisa.
Uso do SNGPC ainda não será objeto de fiscalizações
Outro ponto destacado pela Anvisa é que o uso do SNGPC atualmente é voluntário e que, por isso, não será objeto ou base para fiscalização. “Os usuários do sistema devem aproveitar este momento para realizar a atualização dos cadastros, ajustes do sistemas internos e adequação da rotina da farmácia, dentre outras medidas que forem necessárias”, finaliza.
Testes foram expandidos em outubro
No último mês de outubro, a Anvisa expandiu os testes do SNGPC. O sistema para medicamentos controlados viveu sua fase mais abrangente entre 14 de outubro e 31 de dezembro.
A primeira região a participar da implementação foi o Sudeste. Após 15 dias, o programa passou a vigorar no Centro-Oeste e no Sul, enquanto Norte e Nordeste entraram na quinzena subsequente.
Pacientes registram sintomas como enjoo, febre, dores no corpo e diarreia / Foto: Freepik
Casos de virose no litoral paulista se intensificaram nos últimos dias de dezembro e nos primeiros de janeiro. Com o grande fluxo de turista na região, os números dispararam. As informações são do Diário do Nordeste.
Uma das cidades mais atingidas foi o Guarujá (SP). O município, que tem uma população de mais de 280 mil habitantes, recebeu cerca de 1,5 milhão de turistas, segundo informações da prefeitura local.
Um reflexo dessa alta demanda foi o crescimento na busca por medicamentos nas farmácias da região. Internautas relataram nas redes sociais grandes dificuldades para comprar remédios para enjoo, um dos principais sintomas da virose.
Outras cidades afetadas foram Santos e Praia Grande, na região conhecida como Baixada Santista, e Ubatuba, no Litoral Norte do Estado.
Virose no litoral paulista: mais de 2 mil casos em uma cidade
Segundo dados da prefeitura de Guarujá, em dezembro, 2.064 atendimentos foram realizados em pacientes com sintomas compatíveis com a virose. A situação pode ser mais grave, uma vez que o poder público ainda não divulgou dados sobre os períodos de festa.
“A Prefeitura salienta que o aumento no número de casos desse tipo é comum nesta época do ano, levando em consideração diversos fatores, como temperaturas elevadas, aglomeração de pessoas e falta de cuidados com alimentação”, diz informe divulgado pelo executivo local.
A farmacêutica brasileira Vitamedic traz dois novos lançamentos para enriquecer o seu portfólio. Uma das novidades é o Afecso, disponível nas versões de 60 ml e 150 ml, com concentração de 6 mg/ml. O medicamento é indicado para o alívio de sintomas alérgicos da rinite e da urticária, como nariz entupido, coriza, coceiras, espirros e irritação nos olhos. O anti-histamínico de segunda geração, à base de cloridrato de fexofenadina pediátrico, não causa sonolência.
E após a excelente performance de vendas da dipirona monoidratada de 1 g de concentração, a companhia ampliou a linha com a versão genérica em 500 mg. O produto é um antitérmico e também atua para alívio da dor. Está disponível em 20 blisteres com 10 comprimidos.
Afecso – MS 1.0392.0238 Dipirona monoidratada – MS 1.0392.0237
A Hertz, marca especialista em consumer health, amplia seu portfólio com a nova coleção de cremes fixadores de próteses. O DentalFix apresenta uma tecnologia ultra-adesiva. Basta a aplicação de uma pequena quantidade sobre os dentes para sustentar a prótese por até 12 horas.
A família de cremes fixadores está disponível no varejo farmacêutico nas versões: sem sabor (com bisnagas de 20 g, 40 g e 68 g), menta (com bisnagas de 20 g e 40 g) e o Kit sem sabor (com display de duas bisnagas de 68 g).
O produto é totalmente livre de zinco e pode ser facilmente removido, não deixando resíduos. Porém, o excesso no uso ocasiona transbordamentos e podem ser necessárias algumas tentativas para ajustar a quantidade adequada de adesivo. Recomenda-se aplicar uma vez ao dia para adesão segura, com orientação de um dentista.
Após mares turbulentos em 2023, o varejo farmacêutico tem muito o que comemorar em relação a 2024. O ano evidenciou um setor resiliente, marcado pela retomada do crescimento e impulsionado, principalmente, pela geração de emprego e aumento da renda.
Números relativos ao último trimestre de 2024 sinalizam o bom momento do setor. Segundo o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV), o segmento de artigos farmacêuticos apresentou, em outubro, uma alta de 15,3% em relação ao mesmo período de 2023. As previsões apontavam para o crescimento de 15,5% em novembro e 12,1% em dezembro. Em janeiro de 2025, a tendência é de uma evolução de 12,5%.
Nos últimos dois meses do ano, as ofertas da Black Friday injetaram um incremento de 18,7% nas vendas, de acordo com estudo da Serasa Experian. Esse desempenho marca o maior crescimento já observado desde o início da série histórica, em 2017.
Para Eduardo Terra, sócio da BRT Varese e membro do conselho de administração de diversas empresas de varejo, 2024 revelou-se bastante positivo para o canal farma, com taxas de crescimento relevantes após dois anos de oscilações. “Foi um ano robusto principalmente por dois fatores – o aumento nos níveis de emprego e da renda média”, analisa.
Ele acrescenta que a explosão do dólar em dezembro e a elevação da taxa de juros, que deve mexer com a inflação, são pontos que vão gerar efeitos mais ao longo de 2025.
Preço foi o principal driver de crescimento do varejo farmacêutico
As vendas nas farmácias contabilizaram R$ 212,1 bilhões nos últimos 12 meses até outubro de 2024, segundo dados da Close-Up International. O crescimento foi de 12,1% em comparação com o mesmo intervalo anterior. A venda de não medicamentos vem ancorando o avanço do setor.
A categoria teve incremento de 13,6% em valores e 7,2% em unidades no período. O preço foi o principal motor de crescimento para o canal, com 4,4% de representatividade.
Motores de crescimento do varejo farmacêutico
Fonte: Close-Up International
Faturamento bilionário das grande redes
As grandes redes da Abrafarma, que respondem por quase metade do faturamento do setor, celebraram os números superlativos de 2024 e confirmam a solidez do grande varejo farmacêutico nacional. As 29 bandeiras associadas à entidade projetam encerrar o ano com uma receita acumulada acima de R$ 101 bilhões.
Para o CEO da entidade, Sergio Mena Barreto, a representatividade das redes associadas à entidade para o mercado farmacêutico também tem viés de alta. Em 12 meses, o market share dessas empresas em faturamento subiu de 45% para 47%. “Há dez anos essa participação chegava a 41%. Em três anos podemos responder por 50%”, acredita.
Fontes: Abrafarma e FIA-USP
Ano também revelou a força das associações
O associativismo também teve atuação vigorosa no ano. “Os resultados nesse nicho superaram a média do mercado, com algumas redes atingindo impressionantes 20% de alta”, enfatiza Edison Tamascia, presidente da Febrafar.
O executivo destaca que as farmácias que melhor se adaptaram às novas exigências do varejo conseguiram prosperar, especialmente aquelas que seguiram tendências de digitalização e inovação no atendimento ao consumidor. “A diferenciação no atendimento, a oferta de um mix de produtos mais diversificado, o layout das lojas e o uso de ferramentas digitais são agora essenciais para atrair e reter consumidores”, contextualiza.
Em relação ao futuro, ele vê 2025 como um ano de mais consolidação. “A digitalização continuará sendo um dos principais motores de transformação e a tendência é que as farmácias mais estruturadas se destaquem, enquanto as menos preparadas percam espaço”, acrescenta. A reforma tributária também pode trazer impactos significativos, mas Tamascia acredita que ela trará benefícios ao tornar o Brasil mais competitivo.
Para Paulo Costa, diretor geral da Farmarcas, foi um ano de aprendizado e investimentos com foco na melhoria da experiência do consumidor e no fortalecimento das operações.
“A Farmarcas conseguiu dobrar de tamanho especialmente com as novas lojas, que obtiveram retorno sobre investimento mais rápido e começaram a performar de maneira muito eficaz, atingindo resultados similares aos das lojas da Abrafarma”, afirma o executivo.
Segundo ele, a performance no setor de medicamentos foi destacada como excelente, com bons resultados. “Além disso, a empresa consolidou sua presença e desempenho no segmento de não medicamentos, o que é um passo importante para sua diversificação e fortalecimento no mercado”, acrescenta.
Após iniciar um ano tenso em meio a expectativas de retração por parte das análises de mercado, o varejo associativista da Abrafad exerceu um papel de protagonista desse segmento, ultrapassando os 13,5% de crescimento, segundo a IQVIA.
“Atingimos nosso melhor resultado nesse ano e esperamos encerrar 2024 dentro dos grupos associativistas como a federação que teve um dos melhores desempenhos de mercado”, avalia Nilson Ribeiro, diretor executivo e institucional da Abrafad. Para 2025, a associação chama a atenção para o desenvolvimento de um novo mercado com a reforma tributária, que deve simplificar todos os processos do varejo.
Com apenas um ano de atividades, as mais de 3.300 lojas que compõem as sete redes associadas à Fecofar contabilizaram R$ 4,4 bilhões de receita acumulada de janeiro a setembro de 2024. A projeção é encerrar o ano de 2024 com R$ 6 bilhões de faturamento.
A venda média mensal por loja saltou de R$ 146 mil nos nove primeiros meses de 2022 para R$ 168 mil no mesmo intervalo até setembro deste ano. O montante já é 2,6 vezes superior ao do nicho de farmácias independentes e iguala o desempenho do associativismo e das franquias.
“Tivemos um ano surpreendente, no qual conseguimos construir e desenvolver projetos estratégicos em parceria com a indústria que visam beneficiar as redes associadas aumentando as vendas em determinadas categorias”, ressalta Willians Robles, administrador executivo da Fecofar.
A resiliência do varejo independente
Para as farmácias associadas ao Sincofarma/SP, o ano de 2024 foi bastante desafiador, especialmente para as independentes. “Apesar do aumento do faturamento do segmento do varejo farmacêutico como um todo, em torno de 15%, a rentabilidade vem sendo cada vez mais afetada, em razão da própria concorrência dentro do segmento, bem como pelo aumento dos custos gerais das empresas”, avalia Natanael Aguiar Costa, presidente da entidade.
Mas, segundo ele, trata-se de um segmento resiliente, em que as empresas buscam novas alternativas para manterem-se no mercado. “Destacamos a ampliação das áreas de prestação de serviços aos consumidores e a expansão das vendas por meios eletrônicos, o que entendemos que justifica a prevalência do aumento de estabelecimentos em detrimento dos fechamentos”, finaliza Costa.
Levantamento do portal Drug Discovery & Development listou as 20 maiores indústrias farmacêuticas em faturamento no ano passado. E o tradicional ranking continua a apresentar mudanças dinâmicas entre os principais líderes, com a MSD e a Pfizer ocupando as primeiras posições.
Entretanto, o crescimento de dois dígitos da AstraZeneca (18%), Eli Lilly (34%), Novo Nordisk (26%) e Amgen (18%) sinaliza uma transformação acelerada no cenário competitivo do setor. A força crescente do mercado de GLP-1 continua a ser um dos motores do desenvolvimento da indústria. Porém, os desafios relacionados à acessibilidade, ao custo e à penetração no mercado aumentam na mesma proporção.
Na primeira colocação, a MSD mantém trajetória estável, com vendas globais estimadas em US$ 63,9 bilhões (R$ 393,67 bilhões), um crescimento anual de 6,2%. Os resultados da empresa, no entanto, seguem em desaceleração. O avanço de 12% no primeiro trimestre caiu para 7% ao fim do terceiro, mesmo com as vendas do Keytruda ainda em alta.
Com faturamento projetado de US$ 62,5 bilhões (R$ 385 bilhões), a Pfizer, que conquistou o segundo lugar, também navega em mares complexos no cenário pós-pandemia. Mas, a empresa teve um terceiro trimestre de destaque, apesar de antecipar uma queda anual de aproximadamente 36% a 39% devido à diminuição das vendas de produtos relacionados à Covid-19.
Top 20 maiores indústrias farmacêuticas de 2024 (em bilhões de US$ e R$/ crescimento projetado)