Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Pague Menos usa inteligência artificial para administrar estoque

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

inteligência artificial
Foto: Divulgação

Desde sua implementação em julho de 2020, a Pague Menos colhe os frutos do uso da inteligência artificial na administração de seus estoques. A plataforma de gestão inteligente de estoques da retail tech israelense Onebeat, une os recursos de inteligência artificial e os de bigdata para aprimorar o fluxo de produtos entre lojas e os centros de distribuição. Os mais de 1,6 mil PDVs da rede, que também é proprietária da Extrafarma, movimentam 18 mil itens diferentes.

Uma realização dessa magnitude só é possível com visão e inovação. “Tínhamos a decisão estratégica de otimizar o mix de medicamentos genéricos ofertados para chegarmos a uma racionalização maior da operação, diminuindo a quantidade de SKUs para cada princípio ativo, além de garantir maiores margens em cada um deles”, resume Fernando Alves, diretor de Supply Chain e Logística da Pague Menos e Extrafarma.

A companhia está presente em 400 municípios espalhados por todos os estados do País e tem suas lojas abastecidos por nove centros regionais de distribuição

Inteligência artificial monitora comportamento do consumidor

Na prática, os algoritmos da plataforma de gestão de estoques monitoraram o comportamento do consumidor nas lojas e indicaram o tipo e quantidade de itens que deveriam ser entregues nos centros de distribuição e nas respectivas unidades da rede, tudo automatizado e em tempo real.

Com esse sistema, a cadeia de suprimentos foi totalmente integrada e automatizada, com reposições precisas, inteligentes e balanceadas, segundo os critérios definidos pela Pague Menos. Assim, as lojas em que a demanda está aquecida são rapidamente reabastecidas. Da mesma forma, uma atenção especial é dada onde o giro de produtos esteja abaixo do esperado.

A parceria estratégica com a retail tech, que gerencia mais de 50 mil pontos de venda e um estoque equivalente a mais de R$ 55 bilhões no mundo, foi extremamente positiva para garantir o sortimento adequado em todas as regiões do país, de acordo com as demandas específicas dos consumidores.

O executivo lembra que a implantação levou quatro meses de testes e adaptações. “O resultado alcançado foi positivo, chegamos a uma correta distribuição dos SKUs em toda a rede”, comemora Alves.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress