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Pandemia reduz em R$ 20 o valor médio do presente para o Dia das Mães no Paraná

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A pandemia do novo coronavírus, que já afetou as vendas da Páscoa, em abril, vai impactar — e muito — o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (10). Considerada a segunda melhor data para o comércio, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães neste ano deve ter vendas mais baixas em comparação ao ano passado.

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Uma sondagem feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) revela que o valor médio do presente neste ano vai ficar R$ 20 mais baixo que no ano passado. O tíquete médio será de R$ 105,15, ou seja, R$ 20,00 a menos do que no ano passado, quando o valor médio do presente foi de R$ 125,17.

Apesar disso, a sondagem mostrou ainda que 68,3% dos paranaenses pretendem presentear nesta data. O porcentual é bem menor que o registrado no ano passado, quando 80% dos filhos planejavam comprar uma lembrança para as mães. Esta é a menor expectativa de compras para o Dia das Mães desde o início da sondagem, iniciada em 2015.

A parcela de paranaenses que não vão presentear neste ano é bem maior e corresponde a 27%, ante os 17% em 2019.

A pandemia da Covid-19 é o principal fator de impacto na intenção de compra dos paranaenses para o Dia das Mães: 66,5% das pessoas ouvidas pela Fecomércio-PR afirmam que a crise gerada pelo coronavírus influenciou na decisão, seja de não gastar ou de reduzir o valor do presente. Dificuldades financeiras (47,9%), isolamento social (17,4%) e perda do emprego ou renda (8,5%) foram apontados como os principais motivos de quem não irá presentear.

O comércio de rua, somando lojas do Centro (26,0%) e de bairros (12,8%), continua sendo a preferência do consumidor, com 38,8% das citações. Por conta da pandemia, 24,7% preferem fazer a compra do presente de casa, pela internet.

Presente

Roupas, bolsas ou calçados devem ser a aposta principal dos filhos para agradar as mães, com 32,4% das intenções. Perfumes ou cosméticos serão a escolha de 15,4%. Os demais tipos de presentes foram menos citados e incluem: eletrodomésticos ou objetos de decoração (5,5%), joias, bijuterias ou outros acessórios (5,5%).

ACP lança campanha para incentivar o comércio ‘perto de casa’

A Associação Comercial do Paraná (ACP) lançou, ontem, uma campanha de incentivo às compras para o Dia das Mães. Um ‘spot’ de 30 segundos destacando a data e pedindo que o consumidor compre um presente para sua mãe, de preferência nos estabelecimentos próximos a sua casa, começaram a ser divulgados ao longo desta semana.

O Dia das Mães é a segunda data mais importante do comércio durante o ano, perdendo apenas para o Natal. Com a pandemia do Covid-19 (coronavírus), as vendas serão menores do que em anos normais, mas a campanha não quer que a data passe em branco.

“Nosso objetivo é ajudar de alguma forma o comércio nestes dias de funcionamento diferenciado. O Dia das Mães é uma data importante para o comércio e por isso decidimos divulgar esta campanha de incentivo às compras, sem nunca esquecer dos cuidados necessários neste momento de pandemia, com o uso de máscaras e de álcool em gel”, comentou o presidente da ACP, Camilo Turmina.

A ACP propõe que os comércios funcionem em horário alternativo — das 10 às 16 horas — para evitar aglomerações em ônibus.

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Fonte: cennoticias

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