Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Walgreens inicia conversações para venda da Boots

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Venda da Boots
Foto: Divulgação

Segundo um relatório da Bloomberg News, a venda da Boots UK, braço da Walgreens no varejo farmacêutico britânico, pode se tornar uma realidade em breve. As informações são do Drug Store News.

A reportagem afirma que a Walgreens contratou uma consultoria de Illinois, nos Estados Unidos, para conduzir as primeiras negociações com os potenciais compradores. A rede de farmácias europeia está avaliada, atualmente, em US$ 8,78 bilhões (em torno de R$ 45 bilhões).

Na visão de especialistas consultados pela Reuters, o movimento está relacionado ao interesse da varejista norte-americana em concentrar esforços na operação nos Estados Unidos e na ampliação da oferta de serviços clínicos especializados.

O Drug Store News acionou um porta-voz da empresa, que se negou a comentar.

Boatos da venda da Boots UK começaram em 2021 

Essa não é a primeira vez que a Walgreens estuda se desfazer das unidades da Boots no Reino Unido. Ainda em 2021, surgiram as primeiras informações sobre uma possível venda.

Na ocasião, a varejista teria avisado seus conselheiros e acionado a Goldman Sachs para prospectar possíveis interessados na compra. Na época, a condução da transação estaria a cargo da Roz Brewer, CEO da rede de farmácias.

Roz deixou o cargo em setembro do ano passado, mas uma possível venda retorna à pauta.

A companhia norte-americana começou o processo de compra da Boots UK ainda em 2012, quando adquiriu 45% da rede de farmácias britânica. Dois anos depois, o negócio foi finalizado, o que culminou na formação da Walgreens Boots Alliance.

Em 2022, fundos privados eram os favoritos à compra 

No começo de 2022, a Forbes apontou que fundos formados por empresas de capital privados eram os favoritos para absorver a atuação da Boots UK.

Na ocasião, também foi ventilada a possibilidade de uma divisão de negócios, tornando a operação britânica uma empresa distinta. Considerada o maior conglomerado farmacêutico do Reino Unido, a Boots reúne mais de 2.100 PDVs na região.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress