Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Para que serve a amoxicilina e quais os seus efeitos colaterais?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Para que serve a amoxicilina

Para que serve a amoxicilina? O medicamento antibiótico é popularmente utilizado para o tratamento de infecções antibacterianas, como doenças respiratórias (pneumonia e bronquite), amigdalite e problemas urinários. Mas você sabia que ele também ser indicado por dentistas para procedimento odontológicos e casos de periodontite?

Independentemente da apresentação, a amoxicilina age rapidamente na síntese da parede celular dos microrganismos. A bactéria sai do corpo pela via renal, atuando como um bloqueador na reprodução desses organismos

O antibiótico pertence ao mesmo grupo da penicilina e deve ser administrado sob prescrição médica. Além disso, para evitar o uso inadequado, o medicamento só pode ser vendido com receita, que fica retida na farmácia.

Como tomar a amoxicilina

O período de utilização do antibiótico varia de acordo com a infecção apresentada pelo paciente, bem como a dose. Normalmente, o tratamento dura de sete a 14 dias. Já nas primeiras dosagens é perceptível a melhora dos sintomas, mas é importante seguir todo o tempo estipulado pelo médico.

Formas de administração

A amoxicilina é um medicamento que está disponível em cápsulas e suspensão oral. A escolha vai depender da situação clínica do paciente. O remédio de referência é o Amoxil®, mas existem as versões genéricas em diferentes apresentações.

O antibiótico é seguro para crianças e idosos, porém é imprescindível ajustar as dosagens. No caso de gestantes e lactantes, recomenda-se passar por uma avaliação médica.

Amoxicilina x anticoncepcional

O antibiótico pode reduzir os efeitos do anticoncepcional. Durante o uso simultâneo dos dois medicamentos, é aconselhável fazer uso de métodos de barreira, a exemplo do preservativo.

Efeito colaterais

A amoxicilina costuma ser bem aceita pelo organismo, mas efeitos colaterais podem acontecer. As reações adversas mais comuns são diarreia, manchas vermelhas na pele e enjoos. Eventos incomuns de vômito, coceira e urticária, também não estão descartados.

Quando ingerido em excesso, o medicamento pode despertar problemas gastrointestinais e náuseas.

Contraindicações

Pacientes com histórico alérgico à penicilina não devem fazer uso do antibiótico, sob risco de apresentar reações graves e até fatais. Gestantes ou lactantes que apresentam problemas renais devem consultar um médico.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress