fbpx
O maior canal de informação do setor

Pedido de registro de novo teste de Covid-19 já foi enviado à Anvisa, diz Fiocruz

200

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) encaminhou, nesta terça-feira (1º), à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de registro de um novo teste molecular de Covid-19, o Quadriplex SC2/VOC. A entidade concluiu na segunda-feira (31) o dossiê técnico do novo exame desenvolvido e realizou uma última revisão antes de ser enviado em busca da aprovação final para obtenção do registro.

Veja também: Anvisa barra registro de autotestes de duas empresas

A submissão do pedido à agência ocorreu dentro do prazo estipulado pela Fiocruz, que era de entregar o documento até quarta-feira (2). A CNN procurou a Anvisa para saber sobre o recebimento do documento e sobre o tempo de análise e aguarda retorno. A Fiocruz espera aprovação até meados de março.

Siga nosso Instagram

Através desse novo teste RT-PCR para detecção de Covid-19 será possível analisar com mais agilidade se o paciente contaminado está com alguma das cinco variantes do coronavírus consideradas de preocupação pela Organização Mundial de Saúde (OMS): Alfa, Beta, Gama, Delta ou Ômicron.

Há, ainda, outro teste desenvolvido por Bio-Manguinhos, o Kit Molecular Inf A/Inf B/SC2, que já foi encaminhado, há cerca de 10 dias, para análise da Anvisa. Normalmente o processo de aprovação de registro deste tipo de produto leva cerca de um mês.

Este kit molecular possibilitará que, em um único exame, o paciente saiba se está com Covid-19, Influenza A ou Influenza B. Um perfil diferente do Quadriplex SC2/VOC, que atua apenas em relação à detecção das variantes do vírus SARS-CoV-2. No entanto, ambos os testes são do tipo RT-PCR.

Segundo a pesquisadora Patrícia Alvarez, do Laboratório de Reativos em Diagnóstico (Lated/Bio-Manguinhos), que está à frente do desenvolvimento dos novos exames, caso eles sejam aprovados pela Anvisa, Bio-Manguinhos/Fiocruz já têm disponíveis os insumos necessários para a produção e distribuição dos primeiros lotes dos exames.

Fonte: CNN Brasil

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação