Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Pele da tilápia: é um excelente cicatrizante para queimadura

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

pele da tilápia

É comum, em casos de queimaduras, o médico prescrever um tratamento à base de creme, higienização da região com água e trocas de curativos. Mas um método desenvolvido por pesquisadores do Ceará mostra que a pele da tilápia pode também ser uma solução para lesões de segundo e terceiro graus.

O procedimento com o peixe evita, por exemplo, as diversas e incômodas trocas de curativos, pois a pele da tilápia permanece por vários dias na queimadura. Além disso, a probabilidade de transmitir contaminações com microrganismos estranhos é menor.

O tecido da tilápia é similar ao humano, tem boa resistência, colágeno tipo 1 e uma nível de umidade que auxilia na cicatrização. Atua ainda na limitação da perda de proteína e plasma, que podem causar desidratação e, em casos extremos, a morte

Antes do uso, a pele da tilápia passa por processos de higienização das escamas e do cheiro. Depois, ela é esticada por uma prensa e dividida em vários pedaços, sendo em seguida armazenada a uma temperatura de 2ºC a 4°C. Sua validade é de dois anos.

Fonte: Panorama Farmacêutico

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/08/07/pesquisadores-do-ceara-querem-doar-pele-de-tilapia-para-tratar-vitimas-no-libano/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress