O maior canal de informação do setor

Pfizer vai permitir genéricos de medicamento contra Covid-19

283

Pfizer vai permitir genéricos de medicamento contra Covid-19

A Pfizer comunicou que, por meio de um acordo de licenciamento com o Grupo de Patentes de Medicamentos (MPP), 95 países de renda baixa e média terão o comprimido antiviral contra a Covid-19 da farmacêutica em versão genérica. Esse acordo cobrirá cerca de 53% da população mundial.

Veja também: Indústria não pode repassar custo da logística reversa

Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar a doença causada pelo Sars-Cov-2 como uma emergência de saúde pública e relevância internacional, a farmacêutica não cobrará direitos autorais dos medicamentos vendidos nos países cobertos pelo acordo.

Siga nosso Instagram

A partir dessa decisão, fabricantes de genéricos qualificados receberão sublicenças para produzirem suas próprias versões do PF-07321332. O medicamento fabricado pela Pfizer será comercializado sob a marca Paxlovid.

Segundo estudo clínico da farmacêutica, que também produziu um imunizante contra a doença, o medicamento reduziu a chance de hospitalização ou morte em adultos com risco de doenças graves em 89%.

“Estamos extremamente satisfeitos por ter mais uma arma em nosso arsenal para proteger as pessoas dos estragos da Covid-19”, observou Charles Gore, diretor executivo do MPP.

A expectativa é que dentro de meses o genérico já esteja disponível.  “Acreditamos que tratamentos orais de antivirais podem desempenhar um papel vital na redução da gravidade das infecções de Covid-19. Precisamos trabalhar para fazer com que todas as pessoas – independentemente de onde moram ou de suas circunstâncias – tenham acesso a esses avanços”, disse, por meio de comunicado, o CEO da Pfizer, Albert Bourla.

Iniciativa não é a primeira

A MSD, que também fabrica um medicamento contra o novo coronavírus, já havia feito um arranjo semelhante para fabricação de genéricos. Apesar de não ser propriamente uma novidade, acordos como esse são incomuns e realizados em vista da necessidade de um tratamento rápido e acessível para a doença.

Como funciona o tratamento com o medicamento da Pfizer?

O tratamento com Paxlovid (PF-07321332) é feito em combinação com o ritonavir, medicamento também usado no tratamento do HIV. Esse remédio conta ainda com uma versão genérica.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação