Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Projeto quer quintuplicar piso salarial dos farmacêuticos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

piso salarial dos farmacêuticos

Está na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados um projeto que prevê quintuplicar o piso salarial dos farmacêuticos.

O PL 1559/21, de autoria de André Abdon (PP-AP), deseja estabelecer o piso salarial dos farmacêuticos em R$ 6,5 mil mensais. Atualmente, a profissão não conta com um piso salarial e a média de ganhos no país está na casa dos R$ 1,2 mil.

O relator designado para analisar o projeto na CSSF foi o deputado Ricardo Silva (PSD-SP). O processo de avaliação tramita desde o dia 6 de maio. Se aprovado, o texto ainda terá que passar pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e também pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Profissionais mobilizam-se por piso salarial dos farmacêuticos

O Programa de Valorização Farmacêutica (Provalfar) redigiu uma carta a ser enviada pelos profissionais aos membros da CSSF e aos demais deputados federais, na qual reiteram a urgência de se aprovar o PL.

Na carta aberta (que você pode ler abaixo na íntegra) o programa destaca a importância da atuação dos farmacêuticos no combate à Covid-19 e também a duração do curso.

Confira a carta aberta na íntegra

Prezados Deputados,

A profissão farmacêutica é uma profissão milenar, com inúmeras atribuições indispensáveis à saúde da população. Mostramos nossa importância na pandemia, onde a farmácia se firmou como estabelecimento de saúde que não fechou suas portas e atendeu toda a população. O farmacêutico, além de dispensar os medicamentos, prestou assistência aos pacientes e realizou exames de COVID, desafogando o sistema único de saúde. Apesar desta tamanha importância, os farmacêuticos, mais de 230 mil atualmente, vem sofrendo com a desvalorização do seu salário. O salário do farmacêutico está, em média, em torno de 1200 reais em grande parte do Brasil, o que envergonha e entristece a categoria que demora 5 (cinco) anos para conseguir se formar e tem um ofício com tamanha responsabilidade.

Neste sentido, estamos todos unidos em prol da aprovação dos projetos de lei que versam sobre nosso piso salarial. Necessitamos desse apoio e não iremos esquecer quem dignificará a nossa profissão! Ajude-nos nessa luta, vote a favor da nossa dignidade! Vote a favor do nosso piso salarial!

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress