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Plataforma de compras para farmácias já reúne 1 mil PDVs

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Miriam Yokoyama Retz e Renato Tano: de colegas de faculdade a sócios da startup
Foto: Divulgação

Com aproximadamente um ano de operações, a Covalenty quer ampliar a abrangência de sua plataforma de compras para farmácias, com foco na Região Sudeste. Mais de 1 mil varejistas já utilizam a solução da startup, que conecta gratuitamente farmácias de bairro e pequenas redes com distribuidoras e indústrias.

Além de fortalecer a presença em São Paulo, a meta é, até o fim do ano, expandir a atuação para outros estados. “Temos cerca de 600 empresas comercializando mais de 78 mil produtos em nosso site. Buscamos ampliar esse número a fim de atender drogarias de outros estados, com igualdade de ofertas, otimização das compras e redução de custo dos produtos”, afirma a CEO Miriam Yokoyama Retz.

A executiva, que fundou a Covalenty em 2022 juntamente com o amigo de faculdade Renato Tano, também busca a adesão de farmácias associativistas por meio de parcerias com entidades do setor, que historicamente têm um papel altamente relevante para o desenvolvimento do varejo. “Já temos cerca de 1.500 PDVs em processo de cadastramento, somente aguardando a entrada de novos fornecedores que atendam a região da varejista. Nossa meta é fechar 2024 com 1.600 farmácias”, acrescenta.

Plataforma de compras para farmácias tem IA como base

A plataforma de compras para farmácias permite ao lojista localizar, de forma ágil e eficiente, as melhores ofertas disponíveis de medicamentos, perfumaria e outros produtos, além de verificar a sua disponibilidade em questão de segundos. “O levantamento online das melhores ofertas gera uma economia de custos que pode chegar a R$ 10 mil por mês”, projeta Miriam.

Por meio da plataforma, a farmácia pode importar uma lista de completa de produtos, com indicações de preços e disponibilidade em diferentes distribuidoras. Os pedidos efetuados podem ser acompanhados em um só lugar.

Além disso, por meio de recursos de inteligência artificial, a Covalenty apresenta recomendações de preços e do sortimento mais adequado ao perfil do PDV, o que evita rupturas ou encalhe de produtos na gôndola. O algoritmo também envia ofertas personalizadas seguindo o perfil de compra da varejista.

“Trata-se de um modelo que empodera as pequenas farmácias de bairro, na medida em que as conecta instantaneamente com os sellers, dando acesso a condições comerciais diretamente da indústria e da distribuição. A plataforma também torna o acesso menos custoso para o fornecedor, em relação a fatores como consumo de combustível e tempo de espera dos representantes, além de aumentar a frequência de compra na farmácia”, finaliza.

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