O maior canal de informação do setor

Preço e localização motivam consumidores de farmácias

136

Aquela expressão de que ‘existe uma farmácia em cada esquina’ faz cada vez mais sentido. Os consumidores de farmácias buscam melhorar as experiências de compra e prezam por dois fatores principais: preço e localização.

O público tem pesquisado antes de comprar itens nas drogarias em busca do preço mais acessível e também tem preferência pelas lojas mais próximas de onde ele estiver, seja no trabalho, em casa ou durante a viagem.

Em nova pesquisa feita pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (Ifepec), em parceria com a Unicamp, com uma base de dados de 4 mil consumidores em várias regiões do Brasil, ficou evidente esses dois fatores no comportamento de compra dos entrevistados.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Ao todo, 75,4% afirmaram escolher os estabelecimentos pelos preços e 14,9% apontaram a localização como motivação mais importante para a escolha da loja em que se vai comprar os produtos de farmácia.

Foram lembrados ainda estoque (5,1%), atendimento da Farmácia Popular (2,4%), o bom atendimento (1,1%) e a facilidade de estacionar (0,9%).

O estudo ainda mostra que houve uma alta de 16,2% nos valores vendidos, demonstrando o crescimento médio nos últimos 12 meses. O ticket médio é de R$ 54,01 nas compras entre os medicamentos consumidos.

Ainda de acordo com o levantamento, 62,6% dos entrevistados disseram que compraram pelo menos um produto genérico. Mas os produtos das marcas ainda lideram as vendas, representados pelas compras de 63,9% dos consumidores pelo menos uma vez. Desse público, 24,4% disseram que só compram esses produtos.

Importante destacar a categoria de não medicamentos. São eles os responsáveis por uma boa fatia da cesta de compras do shopper. Os não medicamentos apareceram em 23,4% das compras dos consumidores, sendo que 4,6% deles foram até a farmácia para adquirir apenas os itens dessa categoria.

As vendas desses produtos podem ser ainda mais estimuladas com um sortimento variado e um layout que auxilie na divulgação dos produtos, seja no PDV ou nos canais virtuais da loja.

Fonte: Febrafar

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação