A Close-Up International apresentou dados inéditos do mercado farmacêutico no Brasil no primeiro dia do Outlook 2021, nesta quarta-feira, 6 de outubro. O varejo farmacêutico contabilizou uma cifra de R$ 105 bilhões em valores de compra da farmácia e R$ 153 bilhões em preço ao consumidor, no período de agosto de 2020 a agosto de 2021.
Em termos de performance, o crescimento do mercado foi de 4,9% em unidades, 15,7% em R$ com desconto e 11,6% em preço ao consumidor. “Percebemos uma redução do desconto na venda para as farmácias. Já na parte de preço ao consumidor, observa-se que não foi possível transferir tudo isso para o consumidor em virtude de questões de renda ou de perda de oportunidade. Uma dinâmica, hoje, bem presente em função da inflação e dificuldades econômicas que o país atravessa”, ressalta Paulo Paiva, vice-presidente Latam da Close-Up.
No MAT agosto de 2021, o crescimento do mercado em unidades foi de 4,9%. Já no mês de agosto deste ano foi de 5,45%, registrando uma tendência de retomada. No quesito preço de compra, o crescimento vinha no MAT 08/21 em 15,6% e no mês de agosto já foi de 17,3%. “Seguindo essa linha, observamos uma incorporação de redução de descontos na compra da farmácia”, explica.
Unidades
MAT 8/21 | 4,9% |
YTD | 3,6% |
Mês 8/21 | 5,45% |
R$ Desconto
MAT 8/21 | 15,6% |
YTD | 16,4% |
Mês 8/21 | 17,3% |
R$ Consumidor
MAT 8/21 | 11,5% |
YTD | 11,1% |
Mês 8/21 | 8,6% |
Em preço ao consumidor, observa-se uma queda, aumentando o desconto na venda ao consumidor, que sai de 11,5% no MAT 08/21, para 11,1% no acumulado do ano, de janeiro a agosto de 2021 e 8,6% no mês de agosto, o que demonstra também algumas mudanças no mercado. “Temos uma recuperação em unidades, o que significa um maior volume de produtos girando o que vai, com certeza, impactar outros itens”, afirma o executivo.
Elementos de crescimento
Elementos de crescimento | Total | MPX | Não medicamentos | MIP |
Lançamentos | 3% | 1,9% | 5,6% | 1,9% |
Preço | 9,5% | 9,9% | 8,6% | 9,3% |
Volume | 3% | 3% | 4,8% | -0,4% |
Mix | 0,3% | 0,3% | 0,4% | 0% |
Total | 15,7% | 15,2% | 19,3% | 10,7% |
O executivo alerta para o fato que do ponto de vista de elementos de crescimento, o preço é uma situação de altíssimo impacto em todos os tipos de mercado. Volume foi razoavelmente relevante em não medicamentos (4,8%) e de menor relevância em prescrição (3%) e negativo (-0,4%) em medicamentos isentos de prescrição (MIPs) ainda reflexo da venda de inverno que não apresentou uma retomada como era em 2019.
“Tanto nos medicamentos de prescrição (9,9%), em não medicamentos (8,6%) e nos MIPs (9,3%), o preço foi o fator líder de crescimento no mercado total do varejo brasileiro”, finaliza.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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