O maior canal de informação do setor

Preços ganham evidência em índice de satisfação do varejo

1.021

Jovem vai às compras; preço tem sido peça chave para o varejo

O Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV), desenvolvido pela agência Inroots, fechou o mês de setembro com 80,62% – uma alta de 1,82% comparado ao mês de agosto. Mas o destaque da pesquisa foram os comentários dos consumidores com relação aos preços dos produtos, correspondendo a 33,02% das menções, contra 25,55% sobre atendimento, assunto predominante entre as menções até então. O resultado é inédito desde a criação do índice, em janeiro deste ano, e acende o alerta para o planejamento de vendas da Black Friday.

Veja também: RM Farma terá nova sede em São Paulo e está contratando

“Os preços podiam ser melhores por ser um atacadista”, “Preço bem salgado”, “Revejam estes preços”, “Preços exorbitantes. Não vale a pena comprar aqui”, “Péssimo, tudo caro”.

Siga nosso Instagram

Muitos comentários também evidenciam estabelecimentos com melhores preços: “Excelente loja com muita variedade e preços honestos”, “Grande variedade e preços abaixo do mercado”, “Preços bem mais em conta”, “Foi ótimo, sempre tem os melhores produtos e os melhores preços da cidade”.

“Até o primeiro trimestre do ano, os assuntos mais comentados eram atendimento e experiência de compra online. O resultado do mês passado certamente aponta uma importante mudança na atenção do consumidor, o que reflete inclusive o cenário macroeconômico e a pressão inflacionária no país”, destaca Ricardo Pomeranz, sócio-diretor da Inroots. O INSV leva em conta menções espontâneas dos consumidores em relação às 300 maiores varejistas do país, que administram 576 bandeiras de negócios.

Projeções para a Black Friday 2021

No dia 4 de novembro, às 16h, Ricardo Pomeranz, acompanhado de Ricardo Pastore, consultor especialista e professor de marketing e gestão de varejo, participará da Mesa Feedback do Omnishopper para Estratégia Omnichannel, que será promovido pela ESPM em formato online. Os executivos irão abordar o tema Black Friday, uma das datas mais significativas para o varejo brasileiro.

O evento também contará com um amplo debate sobre a experiência de compra relatada pelos consumidores sobre a Black Friday de 2020, projeção para 2021 e a preocupação com os preços indicada no último INSV. “Especialmente na edição deste ano, com o avanço no controle da pandemia, somado aos desafios econômicos do mercado, encontramos um cenário novo e desafiador para os varejistas”, finaliza Pomeranz.

Ferramenta para aferição do setor

Para viabilizar a criação do Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV), a Inroots utiliza a ferramenta INSV Toolbox. A agência passou a comercializar essa plataforma para empresas interessadas em adquirir os dados de satisfação dos seus clientes. A ferramenta traz indicadores como monitoramento e análise da satisfação e do NPS da marca e de cada uma de suas bandeiras; satisfação das lojas de maneira individualizada, com alertas para situações críticas; segmentação dos assuntos de maior relevância como preço, atendimento, produto, estrutura e marca; avaliação da concorrência; e comparativo da evolução de uma marca em relação à percepção do consumidor sobre as 300 maiores varejistas do Brasil.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação