
A chegada do dia 8 de março levanta diversas discussões sobre a presença das mulheres no mercado de trabalho, incluindo o canal farma. Estudos publicados pelo Panorama Farmacêutico revelam a diferença no número de profissionais empregadas ao longo dos anos, suas principais atribuições e seu nível de relevância dentro das companhias.
A taxa de ocupação da categoria varia conforme a classe analisada. Um levantamento divulgado pelo Sindusfarma revelou que, em 2024, o número de mulheres em cargos de C-Level cresceu 3%, alcançando a marca de 35%.
Nas posições gerenciais, no entanto, o índice sofreu uma queda de 6%, caindo para 38% em relação ao ano anterior. “Esses dados demonstram que as mulheres ocupam um importante espaço no setor, mas ainda há lugar para mais”, analisa a chairwoman do LeaderShe, Heloísa Simão.
Presença das mulheres varia de acordo com o segmento
Outro importante fator nessa equação é o segmento de atuação analisado. A presença das mulheres é mais evidente em setores como recursos humanos (73%), compliance (62%), comunicação (62%), marketing (59%) e área médica (56%). No ponto contrário, a presença de executivas é mais escassa nos departamentos de finanças (26%) e tecnologia (25%).
Inclusão feminina é destaque do varejo
Já um estudo da SBVC mostra que o setor varejista conta com dez representantes entre as empresas com maior participação de mulheres no total de funcionários. E três redes do Sul do país aparecem em maior destaque. São elas as gaúchas Farmácias São João (73%) e Panvel (70%), além da paranaense Farmácias Nissei.