Muitas podem ser as causas do AVC, sigla para Acidente Vascular Cerebral. A doença afeta o fluxo sanguíneo no cérebro, sendo uma das principais causas de morte e incapacitação no mundo.
Causas do AVC
As causas do AVC podem estar relacionadas a doenças crônicas e maus hábitos. Conheça alguns dos fatores que podem desencadear o problema.
- Hipertensão
A hipertensão é a maior causa de AVC. A pressão arterial elevada danifica as paredes dos vasos sanguíneos, tornando-os mais suscetíveis a arritmias e bloqueios. O ganho de peso, o uso de álcool, o tabagismo e a falta de exercícios físicos podem exacerbar os efeitos da hipertensão no corpo. - Diabetes
Outro fator de risco para o AVC é o diabetes. Isso se deve à resistência à insulina, que faz com que o corpo produza muito açúcar no sangue, danificando as paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, a doença aumenta o risco de outros problemas de saúde relacionados ao AVC, como aterosclerose, hipertensão e obesidade. - Tabagismo
Tabagismo é outra causa comum de AVC. O fumo contém substâncias perigosas que danificam o revestimento dos vasos sanguíneos, aumentando o risco de bloqueio. Além disso, o tabaco pode causar hipertensão e reduzir os níveis de colesterol, o que aumenta ainda mais o risco de AVC. - Hipercolesterolemia
A hipercolesterolemia é outra causa comum de AVC. O colesterol elevado faz com que placas se formem nas paredes dos vasos sanguíneos, aumentando significativamente o risco de bloqueio. Além disso, a hipercolesterolemia pode causar aterosclerose, que é o endurecimento dos vasos sanguíneos, e pode levar a um AVC.
Fatores de risco não modificáveis
Alguns fatores de risco para o AVC não podem ser modificados, como a idade e a hereditariedade. Quanto mais velho você fica, maior o risco de acidente vascular cerebral. Além disso, se um membro da família já tiver sofrido de AVC, a pessoa tem maior risco de sofrer também.
Prevenção
Existem várias formas de reduzir o risco de AVC. Primeiro é preciso controlar a pressão arterial e a glicose no sangue e, também, manter um peso saudável. Além disso, você deve parar de fumar e evitar o consumo excessivo de álcool. Adotar um estilo de vida ativo também é crucial para reduzir o risco de AVC.
Se você tiver sintomas como fraqueza em um lado do corpo, mudanças súbitas de visão, dificuldade de fala ou dores de cabeça súbitas e intensas, busque atendimento médico imediatamente.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde.