Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Principais doenças transmitidas por gatos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

doenças transmitidas por gatos

Você sabia que existem doenças transmitidas por gatos? Assim como outros animais domésticos, os felinos também são hospedeiros de bactérias, fungos, vírus e parasitas. Normalmente, o contágio acontece por meio das fezes, saliva, urina ou pelo do animal.

Para evitar possíveis contaminações, é importante que o tutor leve o gato regularmente ao veterinário e mantenha o protocolo de vacinação em dia. A higiene deve fazer parte dos cuidados básicos, além dos tratamentos necessários em caso de doença.

Elencamos os cinco eventos mais comuns de quem tem o bichinho em casa. Mas olha, nem todas as doenças são transmitidas por gatos. Porém, os amiguinhos de estimação podem ser responsáveis pelo desenvolvimento das seguintes ocorrências:

Reações alérgicas

As reações alérgicas são as mais corriqueiras e, na maioria das vezes, se manifestam após o contato com o pelo do animal, sendo que os casos mais comuns são respiratórios, como espirros, inchaço nos olhos e asmas em alguns casos. Além disso, os gastos podem desenvolver infecção na pele transmissível, causada por fungos, sendo necessário o tratamento com antifúngico nas duas situações.

Toxoplasmose

É uma infecção causada por um protozoário chamado Toxoplaasma Gondi, presente nas fezes de gatos, podendo se hospedar em humanos e animais. Para evitar o contágio, mantenha as mãos protegidas ao manusear os a caixa de areia do felino. Vale ressaltar que a Toxoplasmose não é exclusivamente propagada pelos bichinhos, mas pode ocorrer por outras vias. Os sintomas são leves, bem similar à gripe.

Infecção por Bortonella Henseale

A infecção pela bactéria Bortonella Henseale é associada à Doença da Arranhadura de Gato (DAG), que afeta a pele da pessoa. Ela se manifesta após arranhões ou mordidas do animal. A doença transmitida por gatos inclui sintomas como febre, crosta ao redor da ferida e linfonodos inchados e tem pessoas que apresenta falta de apetite, dores e uma erupção vermelha, semelhante a estria. O tratamento é realizado à base de antibiótico e vai depender da espécie desse micro-organismo.

Esporotricose

É uma espécie de micose, causada pelo fungo Sporothrix Schenckii presente no solo, palha, vegetais, espinhos e madeiras. A doença transmitida por gatos pode afetar a pele e órgãos internos, mas não é considerada grave e o tratamento pode durar de três a seis meses ou até mesmo um ano.

Síndrome da Larva migrans visceral

Essa síndrome também chamada de Toxocaríase Visceral é uma infecção pelo parasita Toxocara Cati, tem o gato como hospedeiro. Em humanos é adquirida através do contato com ovos desse agente, presente nas fezes do felino contaminado. As larvas podem atingir o intestino, fígado, coração ou pulmão, causando uma série de complicações.

Dicas para evitar as doenças

Para evitar as doenças transmitidas por gatos, basta incluir na rotina alguns cuidados básicos, são eles:

  • Visitar o veterinário regularmente
  • Manter o protocolo de vacinação em dia
  • Manipular as fezes do com as mãos protegidas e trocar a areia diariamente

Mantendo essa rotina básica, você evita que o seu bichinho tenha contato com bactérias e fungos, promovendo o bem-estar dele e de todos ao redor.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress