Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Procura por remédios contra a gripe triplica em Manaus

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Procura por remédios – A alta procura por medicamentos que combatem os sintomas da gripe já está ocasionando escassez de remédios nas farmácias de Manaus. Com a antecipação do surto viral que normalmente ocorre a partir de dezembro, farmacêuticos revelam que a demanda triplicou nas últimas semanas, o que levou à redução da matéria prima por parte das indústrias.

O TODA HORA apurou que nas principais rede de farmácias da cidade, alguns fármacos usados no tratamento de sintomas da gripe estão em falta, sobretudo antibióticos em ocorrência de inflamação pulmonar, sintoma comum em casos mais severos da doença.

Preferências

Juliana Paiva começou a sentir sintomas da gripe há 15 dias. Ela relata que se vacinou contra a influenza durante a campanha de imunização, mas disse que preferiu ir à farmácia comprar medicamentos comuns para resfriado.

‘Comprei para a garganta, antigripal e vitamina C. Mas depois de uma semana tive que voltar para comprar mais. Aí tive que ir atrás de remédios para tosse, dor de cabeça que não passa, febre e dores nas articulações. Nunca tinha pego uma gripe tão forte’, relatou.

Em uma farmácia do bairro Adrianópolis, o farmacêutico relata que, de fato, a procura é grande. ‘O que me assusta é ver que as pessoas mesmo vêm em busca dos remédios. O recomendável é nem sair de casa. Tem muita gente comprando antigripal e remédios para febre’, afirmou.

Uso de máscaras

Membro do Conselho Regional de Farmácia, o farmacêutico Ewerton Rocha avalia que o relaxamento das medidas de proteção contra a Covid-19 colaborou com o surto. ‘As pessoas pararam de usar máscara e usar álcool em gel. A sensação de segurança contra a Covid por causa da vacinação atrapalhou os cuidados contra a gripe comum. E isso está gerando um surto triplicado’, constatou.

Como consequência, Ewerton revelou ter informações de fabricantes que há escassez na produção dos remédios. ‘Estamos aguardando uma resposta da indústria pra que ela consiga suprir essa demanda. Eles também foram pegos de surpresa. Temos alguns medicamentos que são auxiliares, mas esses estão em falta mesmo. Isso é preocupante’, alertou.

Fonte: Toda Hora

Veja Também: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmacias-sao-joao-atingem-marca-de-900-lojas/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress