Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Proffer monitora preço de 10 mil itens para farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Proffer auxilia farmácias a monitorar preços de 10 mil produtos
Crédito: Divulgação Canva

Integrante do ecossistema de startups da Farma Ventures, a Proffer acaba de conceber uma ferramenta online que monitora preços de venda de mais de 10 mil produtos de farmácias, com foco em lojas físicas. São mais de 500 mil preços coletados diariamente. Com possibilidade de avaliação gratuita, a plataforma ajuda a aliviar uma das principais dores de cabeça dos varejistas independentes – precificar corretamente os produtos no PDV.

Especializada na gestão inteligente de preços para o varejo farmacêutico e com cerca de 20 meses de operações, a Proffer atende grandes redes como Indiana e São João. Agora, a empresa busca ampliar sua presença no pequeno e médio varejo, tendo conquistado adesão em mais de 1.500 lojas em mais de 14 estados até o primeiro trimestre. A meta é alcançar 10 mil farmácias até o fim do ano, além de ter distribuidoras regionais usufruindo da solução”, prevê o CEO Edmilson Varejão.

Disponível via desktop, a plataforma Proffer Monitoramento utiliza inteligência de dados para coletar mais de 500 mil preços de produtos diariamente. A ferramenta permite filtrar a consulta por estabelecimento e SKU, com indicação de preços mínimos, máximos e médios aplicados nos últimos sete dias. “O programa rastreia, inclusive, categorias de produtos que são vendidos tanto em farmácias quanto em supermercados”, acrescenta Varejão.

“A farmácia pode aderir à plataforma em uma avaliação gratuita, bastando apenas realizar o cadastro de login e senha e selecionar a cidade de atuação. Após o período de 7 dias, é possível contratar a ferramenta pela quantia mensal de R$ 199. Dessa forma, o usuário tem direito a exportar todos os dados e acessar um histórico mensal de preços. Não há necessidade de integração com os sistemas de gestão e vendas da farmácia ou da distribuidora.”

“Estamos empoderando a farmácia independente e fornecendo ao PDV subsídios que, sozinho, ele teria dificuldade de acessar. Ao ter uma base sólida dos preços praticados pela concorrência, o tomador de decisão pode responder às mudanças de mercado mais rapidamente, ampliar a competitividade da farmácia e a capacidade de negociação com fornecedores”, acredita.

Proffer Edmilson
Edmilson Varejão, CEO da startup: “estamos empoderando a farmácia independente” Crédito: Divulgação Proffer

Proffer vive novo ciclo de expansão

O desenvolvimento da plataforma para farmácias independentes é parte do novo ciclo de expansão da Proffer, que captou R$ 1 milhão em uma rodada de investimentos no fim do ano passado. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e a aceleradora gaúcha Wow também destinaram aportes recentes à startup.

A empresa iniciou sua atuação no mercado farma em junho de 2021. Já com carteira de clientes que soma mais de 1000 lojas, a meta é aumentar em oito vezes a receita neste ano. O algoritmo de inteligência artificial da startup tem conseguido aumentar a lucratividade das farmácias em até 5%, a partir de recomendações de preço individualizadas para cada item do mix.

“A solução vai ao encontro de uma das principais angústias das farmácias, que é a precificação. Por isso acreditamos na proposta de valor da Proffer e asseguramos apoio estratégico, ampliando seu acesso ao setor e a fundos de investimentos”, complementa Giovanni Oliveira, diretor de operações da Farma Ventures, primeira corporate venture builder dedicada ao varejo farmacêutico do Brasil.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress