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Proffer lança solução de precificação com inteligência artificial

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precificação com inteligência artificial
Vinicius Pantoja e Edmilson Varejão idealizaram ferramenta que já tem adesão de 80 farmácias | Foto: Divulgação

A precificação com inteligência artificial vem se tornando uma solução acessível para pequenas e médias redes do varejo farmacêutico. A Proffer apresenta detalhes dessa ferramenta, que elimina o processo manual envolvendo o deslocamento de um colaborador da farmácia para “espionar” os valores dos produtos praticados pela concorrência.

“Trata-se de uma mudança de paradigma, pois sai da lógica de observar a atuação do vizinho e parte para um modelo de referência de preço de mercado por meio da tecnologia e inovação”, afirma Vinicius Pantoja, CTO da Proffer (foto). A metodologia foi apresentada no Abrafarma Future Trends pelo CEO Edmilson Varejão e será também destacada nesta quarta-feira, dia 28, durante o Pricing Tech Day, evento anual da startup focado em inovações e tecnologias aplicadas ao pricing.

“Atualmente, mais de 80 redes de farmácias já estão utilizando a solução, aplicando em mais de 2 mil lojas em todo o Brasil. Mas ambicionamos que todas as farmácias de pequeno porte do país possam acessar a ferramenta em médio prazo”, ressalta Pantoja.

Como funciona a precificação com inteligência artificial

A precificação com inteligência artificial contribui para sanar uma das principais dores do varejo farmacêutico. Para Pantoja, definir o valor ideal de um produto esbarra no mix diversificado e na alta frequência de mudanças de preços em função do perfil do consumidor, entre outros fatores. Nesse contexto, o monitoramento tradicional é considerado caro, complexo e pouco eficiente, principalmente para redes independentes e pequenos empreendimentos.

“A nova ferramenta de monitoramento de preços utiliza a IA e o machine learning para analisar automaticamente uma expressiva quantidade de preços de lojas físicas e digitais, transformando esses dados coletados em valores de referência para as lojas físicas, apresentando o preço baixo, médio e alto para cada produto”, explica. A solução coleta, diariamente, 40 milhões de preços em cerca de 500 cidades de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, considerando variáveis como as diferenças dos regimes tributários, localização, perfil da farmácia e a curva do produto – A, B ou C.

Solução evita queda na margem

A Drogaria Muito Mais, localizada em Uberlândia (MG), vem colhendo bons resultados desde que passou a utilizar a ferramenta de pesquisa de preço. “Com ela, é possível ter uma referência precisa dos valores praticados na cidade e todo o processo é realizado em menos de 30 minutos”, avalia Murillo Carneiro da Silva, proprietário e gestor de pricing da companhia.

Entre as vantagens observadas pelo empresário estão a maior competitividade no mercado, com a capacidade de ajustar os preços rapidamente para melhor posicionar a empresa. “Também evita perda de margem, pois alguns dos nossos produtos e categorias estavam sendo vendidos muito abaixo do patamar mínimo do mercado”, alerta.

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