Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Wegovy começa a ser prescrito por psiquiatras nos EUA  

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Wegovy
Foto: Reprodução internet

Psiquiatras nos Estados Unidos estão prescrevendo o Wegovy para perda de peso em pacientes que engordam pelo de medicamentos usados para tratar desordens mentais, como esquizofrenia ou transtorno bipolar. As informações são da Folha de S. Paulo, baseadas em entrevistas conduzidas pela Reuters com dez entidades médicas em todo o país.

Segundo a reportagem, muitos antipsicóticos e estabilizadores de humor podem resultar em ganho de peso significativo e com a complicação adicional de outros fatores, como a insuficiência de alimentação saudável e atividade física, mais da metade dos pacientes com transtorno bipolar e esquizofrenia apresentam sobrepeso ou são obesos.

O Wegovy, medicamento para tratamento da obesidade da Novo Nordisk, é autoinjetado uma vez por semana e ajuda pacientes a perder cerca de 15% de seu peso corporal, o que o torna o tratamento mais eficiente disponível.

O Wegovy foi aprovado nos EUA como tratamento da obesidade em junho de 2021, e ainda neste ano deve ser autorizado o Mounjaro, medicamento semelhante produzido pela Eli Lilly. Também há novos produtos rivais em desenvolvimento. O mercado global para medicamentos emagrecedores está previsto para chegar a até US$ 100 bilhões nos próximos dez anos.

Uso do Wegovy e pensamentos suicidas

Além de desordens graves de saúde mental, outros pacientes com obesidade tendem a sofrer de problemas de saúde mental como depressão e ansiedade em níveis mais altos que a população geral, revelam estudos.

A FDA alertou aos médicos para a necessidade de monitorar pacientes que tomam o medicamento para checar o surgimento de depressão ou pensamentos suicidas. Órgãos reguladores na Europa estão investigando várias notificações sobre pacientes que tiveram ideações suicidas depois de começar a usar o Wegovy. A Novo Nordisk não comentou sobre o uso do medicamento entre pacientes psiquiátricos, mas seus dados de segurança não apontam para uma ligação entre o fármaco e ideações suicidas.

Psiquiatras entrevistados pela Reuters disseram que já estão atentos para o risco de suicídio entre seus pacientes e que têm experiência em monitorá-los cuidadosamente para avaliar sinais de sofrimento sempre que receitam um novo medicamento.

Benefício cardiovascular

Nesta terça-feira, dia 8, a Novo Nordisk comunicou que um grande estudo mostrou que o Wegovy apresentou um claro benefício cardiovascular. A notícia elevou as ações da companhia em mais de 17%.

Segundo a farmacêutica, os resultados do estudo – que ainda não foram revisados ​​por pares – mostraram que os pacientes com uso do Wegovy tiveram uma incidência 20% menor de ataque cardíaco, derrame ou morte por doença cardíaca em comparação com aqueles que receberam placebo. Isso é significativamente melhor do que os 15% -17% esperados por investidores e analistas.

O estudo, chamado SELECT, envolveu 17.500 pessoas com sobrepeso ou obesas com histórico de doença cardíaca com idade igual ou superior a 45 anos, sem histórico prévio de diabetes. Começou há quase cinco anos para testar se a injeção semanal traz benefícios médicos.

No mês passado, a Novo lançou o Wegovy na Alemanha, seu primeiro grande mercado europeu depois da Dinamarca e da Noruega.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress