Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Quais as principais alergias ao frio?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

alergias ao frio

As alergias ao frio se desenvolvem a partir da exposição direta ou indireta a temperaturas baixas. Quando você entra em contato direto com o elemento frio, pode, em alguns casos, desenvolver um tipo específico de alergia.

Elas também podem ocorrer por conta de alimentos ou medicamentos que contenham elementos frios. Por exemplo, se você tomar um café gelado, pode desenvolver alergia ao frio. Por isso, é importante estar ciente de seus sintomas.

Sintomas das alergias ao frio

Os sintomas das alergias ao frio variam de acordo com o tipo específico de alergia. Por exemplo, as alergias respiratórias podem causar dificuldades para respirar, congestão nasal, coriza, tosse e asma. Já as alergias cutâneas, como a dermatite de contato frio, podem causar vermelhidão, inchaço, erupções cutâneas, coceira, prurido e bolhas na pele.

Outros sintomas comuns incluem dores de cabeça, dores musculares e articulares, tonturas, náuseas, vômitos e diarreia. Embora sejam raros, também podem ocorrer reações mais graves, como choque anafilático, em pessoas com alergias mais graves.

Como identificar se uma alergia ao frio está relacionada a alimentos ou medicamentos?

Em alguns casos, as pessoas desenvolvem alergias ao frio após comer ou tomar algo frio. Para identificar se uma alergia está relacionada a alimentos, os médicos geralmente indicam que as pessoas façam um teste alimentar, que consiste na introdução gradual de alimentos frios na dieta.

Para os medicamentos, é importante que o paciente procure o seu médico para que ele possa avaliar a condição e indicar um medicamento que não contenha elementos frios.

Como aliviar os sintomas?

Existem algumas medidas que você pode tomar para aliviar os sintomas de alergias ao frio:

  • Evite a exposição ao frio – Se possível, evite locais onde a temperatura é muito baixa ou diversos alimentos, bebidas ou medicamentos que possam conter temperaturas frias
  • Use roupas adequadas – Use roupa quente e apropriada para as condições meteorológicas e evite usar roupas muito justas que possam gerar constrição
  • Tome medicamentos recomendados pelo seu médico – Se os sintomas persistirem, seu médico pode prescrever medicamentos anti-histamínicos para aliviar as reações alérgicas
  • Evite alimentos ricos em gordura ou açúcar – Alimentos ricos em gordura e açúcar podem dificultar a digestão e exacerbar os sintomas alérgicos

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!